terça-feira, 5 de outubro de 2010

Calebe - 05/10/2010 a 09/10/2010

Terça, 5 de outubro

Exposição
O que você vê?


Você consegue codificar? (Nm 13:27, 28). Codificação é um processo perceptivo básico de interpretar os estímulos que chegam. Envolve atender a deixas que são relevantes e ignorar as que não são. Os homens que foram com Josué e Calebe a explorar a terra de Canaã não eram cegos. Josué e Calebe também não o eram. A diferença entre esses dois espias e o resto foi sua capacidade de codificação. Ouça o grupo maior de espias: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas...” (Nm 13:27). A conjunção “mas” nega tudo o que foi anteriormente dito e mostrado. Em outras palavras: “Esqueçam o leite e o mel; e não olhem para os frutos que trouxemos”.

Felizmente, Josué e Calebe viram a mesma paisagem e pessoas e vieram com uma interpretação diferente, pois sabiam o que era mais importante. Como?

Um olho treinado (Nm 13:30). Como todos os outros israelitas, Calebe estava lá desde a escravidão no Egito até o início do êxodo e a chegada às fronteiras da Terra Prometida. Durante este período, ele, juntamente com todos os outros, viu Deus fazer o impossível. Testemunhou as pragas, a abertura do Mar Vermelho, o maná e muitos milagres. Então, por que só ele creu que eles seriam capazes de tomar Canaã (Nm 13:30)? O que importava para Calebe não era o desafio que estava diante dele, mas sim Quem estava com ele para enfrentar esses desafios.

É bom considerar se nossos olhos são treinados para se concentrar em coisas que são relevantes e ignorar as coisas que não são. Podemos tirar lições de nossas experiências passadas e das experiências dos outros? Muitos cristãos acham difícil recordar as ocasiões durante as quais Deus interveio em seu favor de maneira extraordinária. Geralmente isso não ocorre porque Deus não tenha intervindo. Mais provavelmente é porque, como no caso dos outros espias que testemunharam Seus milagres, esses milagres não foram codificados. Eles nunca tomaram tempo para notar as atuações de Deus e para fazer registros mentais delas. Será que nossos olhos estão treinados para ver a atuação de Deus em nossa vida?

Hebrom dada a Calebe (Js 14:6-15). Deus recompensa Seus crentes fiéis. Há muitos exemplos na Bíblia que mostram que Ele é fiel para com aqueles que confiam nEle com respeito àquilo que não podem ver imediatamente. Pelo fato de Calebe ter visto o que outros não viram, e porque ele seguiu a Deus de todo o coração, herdou Hebrom. Embora tenha levado 45 anos, Calebe teve algo para transmitir a sua posteridade.

“Calebe foi fiel desde o princípio. Como um dos espias originais que foram enviados à Terra Prometida (Nm 13:30-33), ele viu grandes cidades e gigantes, mas sabia que Deus ajudaria o povo a conquistar a terra. Por causa de sua fé, Deus lhe prometeu uma herança pessoal de terra. ... Aqui, 45 anos depois, a terra lhe foi dada. Sua fé ainda era inabalável. Embora a terra que herdou ainda tivesse gigantes, Calebe sabia que o Senhor o ajudaria a vencê-los.”*

Esta lição foi escrita numa ocasião em que muitas pessoas estavam experimentando dificuldades ao redor do mundo. A recessão econômica atingiu todos os países e pessoas, de uma forma ou outra. Muitos estudantes se preocuparam com a maneira como iriam financiar sua educação, enquanto outros perderam suas casas. Será que nessa ocasião vimos o que outros não viram? Lançamos apenas um rápido olhar para os “gigantes na terra”, mas contemplamos demoradamente os “frutos” que Deus havia garantido? Nossa capacidade de codificar o que é mais importante nos momentos difíceis, de ver o que Deus vê, pode determinar a nossa herança.

* NIV Life Application Study Bible (Grand Rapids: Zondervan, 1984), p. 356.

Mãos à Bíblia

Quarenta anos haviam passado. Os israelitas atravessaram o Jordão para alcançar a Terra Prometida. As discussões junto às fogueiras do acampamento se concentravam em quais seriam as melhores partes da terra e quem as obteria. Moisés já havia reconhecido o potencial de conflitos e havia deixado orientações para a partilha. Isso é relatado em Josué 14.

4. Que foi o pedido de Calebe e por quê? O que esse fato nos diz sobre ele e sua fé? Js 14

Calebe reivindicou uma promessa que Deus lhe fizera. Ele não exigiu para si as melhores terras; ao contrário, escolheu a área habitada pelos gigantes, filhos de Enaque. Esses mesmos gigantes haviam deixado os israelitas tremendo quarenta anos antes (Nm 13:33). O que apavorou uma nação inteira foi vencido por um homem idoso que confiava no poder de Deus.

Devon Superville – Bowling Green, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial