quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Histórias e história - 29/09/2010 a 01/10/2010

Quarta, 29 de setembro

Evidência
O que a vida tem a ver?


Pearl Harbor, Treze Dias Que Abalaram o Mundo, A Paixão de Cristo – filmes de Hollywood baseados na História. Alguns podem argumentar que as histórias que contam se desviam da verdade completa. Seja como for, a raça humana sempre foi fascinada ao olhar para o passado e aprender sobre os atos humanos e suas consequências. Para alguns, os filmes históricos não passam de entretenimento. Contudo, após assisti-los, muitos outros expectadores ganham novas perspectivas e conhecimento que os torna conscientes de que o mundo ainda cambaleia sob os efeitos de atos cometidos muito tempo atrás.

Apesar de o mundo usar os registros do passado para ganhar vantagens materiais, Deus tem razões espirituais para que todos aprendamos com os eventos registrados na Bíblia. Por exemplo, imagine um adolescente que aparentemente está destinado a não ser nada mais que um pastor. Ele é um nômade que vive em tendas; mas após ser aprisionado num poço, de repente se torna propriedade de um homem de prestígio que falava árabe. Esse adolescente tem de se adaptar a diferentes comidas e aos edifícios de pedra, o trânsito e a opulência do Egito. A maioria de nós nessa situação ficaria intimidada e poderia até desejar pular de volta no poço. Esse adolescente poderia ter cantado uma triste canção e ter se deixado levar como presa de uma vida de promiscuidade e engano. Mas não o fez. Acabou se tornando um dos homens mais influentes do Egito. Essa foi a vida de José (Gn 39:6-12; 41:41-46).

O Egito era tão ameaçador para José como nossa sociedade é agitada para nós. Era igualmente fácil abandonar a Deus naquela época no Egito como é em nosso Egito moderno. José experimentou abandono, medo e solidão, como experimentamos em nosso mundo. Por causa de sua história, aprendemos que, apesar das circunstâncias assustadoras ou de um futuro sombrio, ainda podemos permanecer inflexíveis diante do mal ao nosso redor.

Portanto, não é de surpreender que a sabedoria de Deus tenha capacitado Moisés a registrar essa história de José e outras semelhantes a ela. Deus viu um mundo cheio de egoísmo e de alguma forma sabia que uma simples história dos atos de um jovem inexperiente poderia nos encorajar a seguir o bem.

Mãos à Bíblia

6. Que lições podemos aprender do episódio em que o povo de Israel pediu para si um rei? O que acontece quando fazemos as coisas ao nosso próprio modo, em vez de seguir a orientação de Deus? 1Sm 8:7-20

A monarquia de Israel teve início com o reinado de Saul, marcado por um começo positivo e um fim trágico. Nos reinados de Davi e Salomão, Israel cresceu em poder e influência, mas esse ciclo de prosperidade foi assinalado pelo retorno do paganismo na época de Salomão.

Paul Collymore | Grand View, Barbados

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial