segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Amor e a Lei - 13/09/2010 a 18/09/2010

Segunda, 13 de setembro

Evidência
Colados no bem


Como seres humanos neste mundo caído, nossa tendência natural é fazer o mal. Sem que Cristo atue por meio de nós, até nosso amor é egoísta e falso. Assim, para ajudar-nos, Deus deu algumas instruções sobre a maneira de viver e amar: “Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. ... sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.” (Rm 12:9, 11). Mas o que exatamente significa isso?

A palavra odiar, traduzida de apostugeo, é um verbo encontrado somente aqui. Significa “odiar violentamente”.1 Esse é um mandamento muito forte. Não é suficiente apenas ignorar o mal, ou afastar-se dele. Devemos odiá-lo ativamente! Isso está em contraste direto com a frase seguinte: “apeguem-se ao que é bom”. “Apegar-se” é tradução da palavra kollao, “um termo que significa ‘colar, soldar ou cimentar’ nós mesmos a alguma coisa”.2 Percebe-se que essa também é uma ilustração muito vívida. Você já colou acidentalmente duas coisas com supercola e depois tentou separá-las sem o solvente apropriado? Ou já tentou separar dois pedaços de metal soldados? É muito difícil, se não impossível! Da mesma forma, os cristãos devem estar tão intimamente ligados ao que é bom, que seja quase impossível separá-los dele.

O capítulo continua especificando como ser cimentados à bondade, parafraseando a regra áurea: coloque os outros em primeiro lugar, seja amável, trate a todos com o amor de Deus e sirva o Senhor. A palavra traduzida “fervorosos”, zeo, “significava literalmente ferver ou estar em ebulição”.3 Devemos estar tão entusiasmados com Cristo, tão prontos a servir e obedecer, como que estivéssemos em ebulição. O amor de Jesus deve encher nosso coração para que façamos diligentemente tudo o que Ele pede, estando mais próximos dEle cada dia.

“O amor deve ser sincero” (Rm 12:9). Os cristãos devem ser diferentes do resto do mundo. Devemos amar com um amor puro, e não um amor mesclado com egoísmo. Quando Cristo viver em nosso coração, acharemos o mal tão terrível que ele será odioso para nós, e tentaremos fazer da bondade uma parte inseparável da nossa vida. Nosso coração e mente estarão cheios do amor de Deus, e estaremos tão entusiasmados por sevi-Lo que Suas leis serão uma alegria para nós.

1. Brad Price, Living by Faith: A Commentary on the Book of Romans, p. 261, 263.
2. Ibid.
3. Ibid.


Mãos à Bíblia

2. Como devemos revelar amor aos outros? Rm 12:3-21

3. Como você está aplicando à sua própria vida a advertência de Paulo em Romanos 12:18? Você precisa de alguns ajustes de atitude a fim de fazer o que a Palavra nos diz aqui?

Amanda Ernst – Douglasville, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial