quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A eleição da graça - 08/09/2010 a 11/09/2010

Quarta, 8 de setembro

Evidência

Lições dos israelitas


Em Romanos 10:16-21, encontramos Paulo citando as palavras do profeta Isaías para contrastar a diferença entre a rejeição final da justiça pela fé por parte da nação de Israel e a “fé inesperada”* dos gentios. Para que não cometamos o mesmo erro de Israel, é importante sabermos a condição dos israelitas quando Isaías estava servindo como profeta de Deus. Isaías enfatizou a indisposição de Israel para dar ouvidos a Deus. Enfatizou a desobediência e rebeldia da nação.

Infelizmente, esqueceram-se de Deus e deixaram de cumprir Sua santa missão. As bênçãos por eles recebidas não produziram bênçãos para o mundo. Apropriaram-se de todas as suas vantagens para glorificação própria. Excluíram-se do mundo para escapar à tentação” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 14).

“Os israelitas fixaram suas esperanças em grandezas mundanas. Desde o tempo de sua entrada na terra de Canaã, apartaram-se dos mandamentos de Deus e seguiram os caminhos dos gentios. Era em vão que Deus enviava advertências por Seus profetas. Em vão sofriam eles o castigo da opressão gentílica. Toda reforma era seguida de mais profunda apostasia” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 28).

Pelo que aconteceu com os israelitas, podemos aprender que, não importa quanto afirmemos ser eleitos de Deus, se não nutrirmos nossa fé, perderemos nossa posição diante dEle. Os israelitas fracassaram porque consistentemente se desviaram de Deus, procurando a “comida” e a “água” de outros deuses que julgavam mais atrativos.

* The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 601.


Mãos à Bíblia

7. Que grande esperança Paulo tinha a respeito de seu povo? Rm 11:25-27

O teor desses versos mostra que Deus tem interesse na salvação dos judeus. O que Paulo declara vem em resposta à pergunta suscitada no princípio do capítulo: “Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo?” Sua resposta, evidentemente, é: não! E sua explicação é (1) que a cegueira é só “em parte” e (2) que é só temporária, “até que haja entrado a plenitude dos gentios”. O que significa “a plenitude dos gentios”? Muitos veem essa expressão como uma forma de cumprimento da comissão evangélica, em que todo o mundo ouve o evangelho.

Osvald Taroreh – Jacarta, Indonésia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial