segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A eleição da graça - 06/09/2010 a 11/09/2010

Segunda, 6 de setembro

Exposição

As segundas chances de Deus e as terceiras e quartas e...


A compaixão de Paulo (Rm 10:1-8). A salvação de Israel – povo escolhido de Deus – era um dos principais objetivos do ministério de Paulo entre os gentios de Roma. No início do capítulo 8, ele expressa seu desejo pela salvação dos líderes judaicos. Eles tinham conhecimento e disciplina legalista, mas estes não os levaram à humildade e completa dependência de Deus.

Evangelismo: mais do que um chamado (Rm 10:14-21). Quando as pessoas aceitam o dom de salvação de Jesus, uma consequência natural é desejar ajudar outros a encontrar também graça e esperança nEle. O verso 14 faz perguntas estimulantes para levar os cristãos a partilhar o evangelho. Num livro devocional sobre Romanos, George R. Knight partilha uma nova perspectiva sobre o verso 14, ao citar o conhecido orador cristão John Stott: “A essência do argumento de Paulo é vista se colocarmos seus seis verbos em ordem oposta: Cristo envia arautos; os arautos pregam; as pessoas ouvem; os ouvintes creem; os crentes invocam; e os que invocam são salvos.”* Ainda hoje, somos inspirados pela verdade dessa mensagem: como as pessoas ao nosso redor ouvirão, se não pregarmos a elas?

O infalível amor de Deus (Rm 11:1-12). A maior parte dos líderes religiosos e seguidores judeus rejeitaram Jesus como o Messias. Contudo, Deus nunca os rejeitou. Paulo enfatizou esse ponto quando escreveu: “Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o Seu povo, o qual de antemão conheceu” (Rm 11:1, 2). Deus nunca retira Sua mão de misericórdia e graça. Somos nós que cometemos a rejeição.

Deus podia ver que os judeus estavam tentando viver seu papel como Seu povo escolhido. Cumpriam religiosamente seus costumes e práticas cerimoniais. Nunca se pôs em dúvida que eles estavam tentando ser piedosos, porém estavam simplesmente tomando o caminho errado. O caminho certo é visto em João 14:6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim”.

Salvação para os gentios (Rm 11:13-26). Paulo continua sua argumentação descrevendo uma árvore com galhos naturais, galhos quebrados e galhos enxertados. Quando os judeus rejeitaram o divino plano de salvação, sua falta de fé em Jesus fez com que se partissem e caíssem da oliveira de Deus. Sua ausência deixou espaço para que os brotos de plantas bravas dos gentios se tornassem parte da família de Deus ao aceitarem o evangelho. A ilustração da árvore nos lembra que a fé judaica ainda está na raiz do cristianismo.
Embora os israelitas tenham se partido e caído de Deus, Ele não os queimou nem os atirou fora. Ao contrário, “se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.” (verso 23).

A misericórdia de Deus para com toda a humanidade (Rm 11:29-36). O capítulo 11 termina com comemoração e adoração pela inesgotável graça de Deus e Seu amor incondicional. Paulo declara que Deus ainda está suplicando aos judeus para que aceitem Sua misericórdia, se humilhem e sejam salvos pela fé.

Podemos ser gratos porque a desobediência nunca é o fim, mas é algo do qual Jesus veio nos livrar. Ele é o único que foi perfeitamente obediente à lei de Deus. Seus caminhos estão muito além de nós. Qualquer coisa que possamos dar a Deus não chega nem perto de pagar o que Ele fez por nós. Os judeus tinham orgulho de sua capacidade de guardar os detalhes das leis. Contudo, não compreendiam quão terrivelmente estavam fracassando em guardá-las. Toda a glória pertence a Deus. Só por Sua graça podemos ser salvos.

* George R. Knight, Walking With Paul Through the Book of Romans
(Hagerstown: Review and Herald, 2002), p. 256.


Mãos à Bíblia

2. Que ensino comum Romanos 11:1-7 nega clara e inquestionavelmente? Que evidência Paulo dá de que Deus não rejeitou Seu povo?

Paulo aponta para um remanescente, uma eleição da graça, como prova de que Deus não rejeitou Seu povo. A salvação está aberta a todos os que a aceitarem, judeus e gentios igualmente.

3. Paulo está dizendo que Deus cegou propositalmente para a salvação a parte de Israel que rejeitou Jesus? Rm 11:7-10. O que está errado com essa ideia?

Deus cega os olhos das pessoas para impedi-las de ver a luz que os levaria à salvação? Nunca! Essas passagens devem ser entendidas à luz de Romanos 9. Paulo não está falando de salvação individual, pois Deus não rejeita ninguém coletivamente para a salvação. O assunto neste verso, ao contrário, como foi desde o princípio, se refere ao papel que Israel, como nação, teve em Sua obra.

Debbie Battin Sasser – Friendswood, EUA

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