terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Amor e a Lei - 14/09/2010 a 18/09/2010

Terça, 14 de setembro

Exposição
Vida em um mundo pagão


A lição desta semana examina uma parte menor (Romanos 12, 13) de uma seção maior (Rm 12:1-15:13). Deve ser compreendido que, na seção maior, Paulo estava escrevendo sobre a atitude e conduta esperada dos cristãos na cidade de Roma. Tudo isto está relacionado à lei e ao amor. Com isso em mente, mergulhemos na Palavra e vejamos o que Paulo tem a partilhar conosco.

Consagrando o corpo e a mente (Rm 12:1, 2). Desde que o pecado entrou no mundo, sempre tem havido uma tendência de seguir a carne. A natureza humana tende a gravitar em direção ao prazer, beleza e diversão. Nesses primeiros versos, Paulo está conclamando a uma entrega completa da pessoa a Deus. Ele faz distinção entre o mundano e o celestial, o profano e o santo.

“Aqui temos o que é mais significativo. A verdadeira adoração é o oferecimento a Deus do próprio corpo e de tudo o que a pessoa faz todos os dias com ele. A verdadeira adoração não é o oferecimento de uma liturgia, por mais nobre que seja, nem de um ritual, por mais magnificente que seja. A verdadeira adoração é o oferecimento da vida diária a Ele; não algo efetuado numa igreja, mas algo que vê o mundo todo como o templo do Deus vivo.”1

Usando os dons de Deus com humildade (Rm 12:3-8). Nos 19 versos seguintes, Paulo escreveu sobre o serviço de amor a todos. Nos versos 3 a 8, vemos que todos os membros são parte de um corpo e que há muitas partes nesse corpo. Deus dá a cada membro diferentes dons, como: profecia (verso 6); ministério e ensino (verso 7); exortação, generosidade, administração e misericórdia (verso 8).

Exemplificando traços de caráter cristãos (Rm 12:9-21). Para um cristão que vivesse em Roma durante a época de Paulo, esses versos seriam um desafio. Especialmente para o novo cristão, alguns desses traços seriam motivo para séria reflexão. Tome por exemplo este: “Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo” (verso 10). Sim! É isso mesmo! Alguém acabou de roubar seu ponto favorito de comércio no mercado. Você está com esse ponto há 14 meses! Que ousadia! Mas o verso 12 diz: “sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”

Paulo prossegue dizendo, no verso 14: “Abençoem aqueles que os perseguem...”. A última coisa que você planeja fazer é “abençoar” esse homem! Paulo, contudo, não facilita as coisas: “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos” (verso 17). E ele ainda tem a coragem de dizer, no verso 18: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” . Não se esqueça: bem ao lado do seu ponto de comércio, aquele que foi seu por 14 meses, há outro ponto de comércio.

Se você puder pular para o verso 21 e praticá-lo, talvez você possa recuperar o ponto de comércio um dia. “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. Ah, e não se esqueça daquele ensino de que a vingança pertence a Deus e de que se deve dar de comer à pessoa que roubou o que era seu (versos 19, 20). Se essa coisa de cristianismo realmente funciona, talvez seu dia no mercado corra bem.

Honrando as autoridades (Rm 13:1-7). A história prossegue, e então você vai falar com um policial. Mas lembre-se de Romanos 13:7: “Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra”.

Andando em amor (Rm 13:8-14). Esse grupo de versos teria ajudado a vítima em nossa história. Se ele tivesse se aproximado do mercado naquela manhã compreendendo que ninguém lhe devia nada, mas que ele devia amor a todos, talvez sua manhã não tivesse sido tão tumultuada. Gosto da maneira como o verso 14 encerra essa seção: “Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.” Nesse verso, “Paulo exorta os crentes a exibir exteriormente o que já ocorreu interiormente – inclusive a prática de todas as virtudes associadas com Cristo”.2

1. William Barclay, The Daily Study Bible Series: The Letter to the Romans (Philadelphia: Westminster Press, 1975), p. 157.
2. The NIV Study Bible, Kenneth Barker (Grand Rapids, Mich.: Zondervan, 1985), p. 1727.

Mãos à Bíblia

4. Que princípios básicos podemos tirar sobre nosso relacionamento como cristãos com o poder civil? Rm 13:1-7

Paulo escreveu nos tempos de um império pagão, brutal, corrupto, que não conhecia nada sobre o Deus verdadeiro e, dentro de alguns anos, começaria uma perseguição sangrenta contra os que quisessem adorar esse Deus. De fato, Paulo foi morto por esse governo! Mas, apesar de tudo isso, Paulo defendeu que os cristãos devem ser bons cidadãos, mesmo sob um governo assim. O conceito de governo é ordenado por Deus. Os seres humanos precisam viver em uma comunidade com regras, regulamentos e padrões. Os cristãos devem dar apoio leal ao governo, na medida em que suas reivindicações não estejam em conflito com as reivindicações de Deus.

Kevin Pires – Lexington, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial