segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Calebe - 04/10/2010 a 09/10/2010

Segunda, 4 de outubro

Evidência

Resistência


Os psicólogos americanos Martin Seligman e Steven Maier têm pesquisado sobre como criaturas inteligentes respondem a desafios. Numa experiência, alguns cães receberam choques elétricos aleatórios, mas também lhes foi dada uma alavanca para controlá-los. Outros cães não possuíam uma alavanca de controle. Os cães que treinaram com a alavanca aprenderam a enfrentar traumas aleatórios, a reduzir a dor quando possível, e a se recomporem após a adversidade. Os cães que treinaram sem uma alavanca aprenderam a ser incapazes. Em face de um trauma incontrolável, eles esperavam falhar, e assim nunca tentavam ter sucesso.*

Quando Calebe voltou da missão de espionagem de quarenta dias, ele os companheiros contaram o que haviam visto – a terra era maravilhosa, mas era preciso vencer gigantes. Os israelitas se sentiram incapazes ante a ideia de liberdade e o trabalho exigido para conquistá-la. Superestimaram seus obstáculos e subestimaram Deus. Ameaçaram arrumar suas coisas e voltar para o Egito (Nm 13:27-14:3).

Esses pessimistas nunca ocuparam a terra que Calebe e Josué descreveram. Os dois idealistas tiveram de esperar outros 40 anos antes que a posse da terra. Calebe havia passado pelos mesmos choques da escravidão que os outros israelitas, mas ele e Josué criam que o amor de Deus por eles era maior do que os obstáculos. Mas o tempo passou... Aos 80 anos, Calebe era um soldado forte e capaz. Se alguém podia ter se separado do povo e tentado conquistar uma parte da Terra Prometida sozinho, esse alguém era ele. Mas não o fez (Nm 14:38-45). Ele sabia que era parte de uma nação indivisível e se recusou a abandonar a esperança nas pessoas ou no Deus que tinha planos para todos.

*Christopher Peterson, Steven Maier e Martin Seligman, Learned Helplessness: A Theory for the Age of Personal Control (Oxford University Press, 1995).

Mãos à Bíblia


2. O que podemos aprender sobre ele e sobre a confiança nas promessas de Deus? Nm 13:30

Nem sempre é fácil ser diferente e opor-se ao grupo. A pressão do grupo é tremenda. Em um momento em que os israelitas pareciam ameaçados, todos choraram. Foi então que Calebe, normalmente atuando nos bastidores, assumiu a frente. Ele não discutiu com os dez espias incrédulos nem censurou o povo por sua falta de fé. Em vez disso, falou com ousadia e pediu ação confiante. Porém, o povo não quis ouvi-lo.

3. Qual é o resultado de rejeitar a Palavra de Deus e, assim, tirar uma conclusão equivocada dos “fatos”? Nm 14:1-10, 20-24

Keisha McKenzie – Lubbock, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial