Calebe - 03/10/2010 a 09/10/2010
CALEBE
“Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã! Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção. Ele próprio redimirá Israel de todas as suas culpas.” (Sl 130:6, 7).
Prévia da semana: Calebe resistiu à pressão do grupo e demonstrou persistência, coragem e plena confiança em Deus. Em tempos de uma religiosidade de isopor, precisamos viver aprender desse exemplo.
Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 388–392, 511–513, 664, 697.
Domingo, 3 de outubro
Introdução Coragem
O que torna alguém corajoso? É o poder, as posses ou a popularidade? “Se o poder pudesse ter feito isso, Joseph Stalin não teria tido medo de ir dormir à noite, ou não teria ficado tão paranoico a ponto de nomear um soldado para guardar até seus saquinhos de chá! Se as posses pudessem ter feito isso, o medo não teria feito com que o falecido bilionário, Howard Hughes, vivesse como um eremita e morresse sozinho. Se a popularidade pudesse ter feito isso, os biógrafos de John Lennon não o teriam descrito como um homem medroso que dormia com as luzes acesas e era aterrorizado com germes”.1
A verdadeira coragem vem de uma confiança permanentemente profunda em Deus, que nos dá poder sobre o inimigo (Lc 10:19) e que sempre cumpre Sua palavra. Calebe conhecia a Deus. Essa era a fonte de sua coragem. Quando a esmagadora maioria estava indo numa direção, Calebe persistiu em suas convicções e foi noutra direção. Ele estava ciente de que Deus – mais qualquer número, mesmo que seja um – é a maioria; assim, a despeito dos relatórios negativos dados por dez espias, ele permaneceu firme.
Calebe estava com a multidão na passagem pelo Mar Vermelho. Testemunhou o afogamento do exército de Faraó. Viu água jorrar da rocha e bebeu dela. Comeu do maná que desceu do Céu. Tendo vivido tudo isso, ele comparou os gigantes com Deus, e viu que não eram páreo para Ele! Na verdade, eram meros gafanhotos.
Calebe estava preparado para fazer o que se supõe que os líderes façam – liderar. Sua resposta foi: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” (Nm 13:30). O povo, contudo, foi intimidado por essa gigantesca aventura. Seu medo se degenerou em pânico, e eles quiseram apedrejar esse líder que os estava encorajando a avançar em fé. Contudo, Calebe escolheu seguir em frente com otimismo, fé e coragem.
Ao nos concentrarmos em Calebe nesta semana, consideremos de que forma, como jovens, podemos demonstrar bravura, coragem e fé ao enfrentarmos as montanhas e os gigantes em nosso caminho.
*Bob e Debby Gass, “The Word for You Today”, fevereiro-abril de 2004, Reconciliation Ministries, p. 56.
Mãos à Bíblia
1. Que lição podemos aprender a respeito de viver pela fé e não pelo que vemos? Nm 13:26–14:2
Embora os doze espias tivessem vivenciado os mesmos fatos, eles chegaram a conclusões muito diferentes. Dez viram a impossibilidade. Como é fácil para todos nós fazer a mesma coisa! Porém, se enfrentamos os fatos com Deus, isso nos levará ao amadurecimento da fé e confiança nEle.
Shirley Roberts – St. Patrick, Granada, Índias Ocidentais
Marcadores: 03 de outubro, Calebe, Domingo, lição escola sabatina
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial