quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Histórias e história - 30/09/2010 a 02/10/2010

Quinta, 30 de setembro

Aplicação
Retrospectiva do futuro


Toda nação se gaba de uma História singular, que, embora repleta de histórias de paz e guerra, liberdade e escravidão, vitórias triunfais e amargas derrotas, deve ser entesourada. Os monumentos nacionais contam a orgulhosa história, e criam um senso de identidade nacional à medida que a história do país se torna a história pessoal de seus habitantes.

Como povo de Deus, temos uma rica história que se encontra na Palavra. É revigorante saber que o próprio Jesus – Aquele que nos dá identidade espiritual, Aquele que garante nossa salvação – é o centro dessa história. Cada dia nossa vida escreve novos capítulos nesse relato. Olhar para trás nos ajuda a traçar o caminho à frente e a escrever manuscritos dignos de ser lidos? Sim! E tudo depende de nossa perspectiva. Em 1 Samuel 7, Issrael se sentia derrotado pelos filisteus. Parecia não haver esperança. A arca de Deus havia sido roubada, e por 20 longos anos ficou em Quiriate-Jearim. Contudo, no dia em que Samuel estabeleceu o monumento Ebenézer, houve vitória. Essa vitória não veio do fato de eles se concentrarem nos filisteus. Veio porque apelaram ao seu todo-poderoso Deus. Assim, Samuel pôde dizer: “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1Sm 7:12).

Faça o seguinte ao ler e estudar as histórias da Bíblia neste trimestre:

Mergulhe nas personagens que está estudando. Não seja rápido para julgar ou questionar as escolhas e atos delas. Investigue os detalhes. Veja Deus através dos olhos delas. De que forma Ele as usou onde estavam? Como Ele pode usar você?

Saiba que sua história pode ser de vitória. Deus já fez isso antes. Promete fazê-lo de novo. Quando Ele diz para que você avance, não se concentre nas ondas do mar. Obedeça! Então, a vitória será sua.

Creia que Deus tem um plano especial para você. Enquanto você acolhe as histórias do passado, peça a Ele que revele esse plano para você. As coisas tristes, e mesmo as coisas ruins, podem ser parte de sua história, mas tenha a certeza de que “Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 479).

Mãos à Bíblia

7. O cenário contextualiza a história. Como o cenário contribui para a conclusão dessas duas histórias? 1Sm 24:1-6 e Gn 39:6-12


Shawna Carter | Husbands, Barbados

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial