sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Calebe - 08/10/2010 a 09/10/2010

Sexta, 8 de outubro

Opinião
Bravura


“Calebe nasceu escravo na terra do Egito, conheceu a miséria, a derrota e a constante humilhação do cativeiro. Estava cansado de ser chutado, amaldiçoado, surrado e humilhado. Estava cansado de ser tratado como um animal, daí sua determinação de conquistar e de alcançar o impensável”.1

Uma das lições mais importantes da vida de Calebe é esta: nunca é tarde demais para começar a enfrentar gigantes. Contudo, é melhor começar quando se é jovem. Outro ponto muito importante a ser considerado é este: podemos nos tornar fracos fisicamente, mas sempre podemos ser fortes por dentro, para dizer a Deus como Calebe: “Dê-me esta montanha”.

Nas lutas da vida, é normal que os inexperientes e os de pés delicados se contentem com o caminho fácil. Mas todos os verdadeiros soldados precisam estar dispostos a tomar uma montanha antes de morrer. O extraordinário serviço de Calebe pode ser atribuído à sua filosofia de vida e decisão de seguir o Senhor. Como um espia de Israel, ele imaginou cidades reduzidas a entulho, enquanto outros se viram como gafanhotos aos olhos do inimigo. Um vencedor sempre precisa possuir uma ideia otimista dos desafios que enfrenta. Se vamos vencer e conquistar, como igreja, precisamos seguir o Senhor plena, fiel e destemidamente. Nenhum inimigo deve nos intimidar, nenhum medo deve nos perseguir, e a ninguém deve ser permitido nos desviar do propósito de Cristo em nossa vida. Precisamos estar dispostos a ir aonde Deus mandar.

A filosofia de vida de Calebe se baseava na permanente presença divina. “Ele teve sucesso porque contou com o poder do Senhor; de fato, teve sucesso porque descansou na promessa do Senhor. Sua fé nunca vacilou. Mesmo em face de um possível fracasso, ele permaneceu firme”.2

Nossas batalhas pessoais e corporativas podem ser difíceis, tediosas e, às vezes, perigosas. Contudo, se formos determinados, se nos recusarmos a ser detidos, acabaremos experimentando os frutos da Terra Prometida.

1. John Phillips, Introducing People of the Bible, v. 1 (Neptune, NJ; Loizeauz Brothers).
2. Ibid.

Mãos à obra

1. Escreva um princípio orientador que demonstre a importância de enfrentar as dificuldades; por exemplo: “Quando a vida lhe der um limão, faça dele uma limonada”.
2. Reescreva o Salmo 37:1-9 na primeira pessoa, inserindo seu nome e outros detalhes para personalizar essa passagem. Como isso muda sua perspectiva? Que gigantes você está desejando que Deus o ajude a vencer?
3. Faça uma lista de questões difíceis que você enfrenta. Reestruture essas dificuldades em palavras positivas, tornando assim mais fácil definir planos de ação para lidar com elas.

Enoch Isaac – St. Davids, Índias Ocidentais

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial