quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jônatas - 20/10/2010 a 23/10/2010

Quarta, 20 de outubro

Testemunho

“Um instrumento em Suas mãos”

“Por causa do pecado de Saul em sua oferta presunçosa, o Senhor não lhe daria a honra de vencer aos filisteus. Jônatas, o filho do rei, homem que temia o Senhor, foi escolhido como instrumento para libertar Israel. Movido por um impulso divino, propôs ao seu pajem de armas que fizessem um ataque secreto ao acampamento do inimigo. ...

“Juntos retiraram-se do acampamento, secretamente, para que seu propósito não encontrasse oposição. Com oração fervorosa ao Guia de seus pais, convieram em um sinal pelo qual poderiam determinar o que fazer. ... Aproximando-se da fortaleza filisteia, ficaram à vista de seus inimigos, que, sarcasticamente, disseram: “Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde estavam escondidos”; então os desafiaram: “Subam até aqui e lhes daremos uma lição” (1 Sm. 14:11 e 12), querendo dizer que puniriam os dois israelitas pela sua audácia. Este desafio era o sinal que Jônatas e seu companheiro tinham concordado aceitar como prova de que o Senhor favorecia seu empreendimento. Saindo das vistas dos filisteus e escolhendo um caminho secreto e difícil, os guerreiros se dirigiram ao cume de uma rocha que tinha sido considerada inacessível, e não estava mui fortemente guarnecida. Assim, penetraram no acampamento do inimigo e mataram as sentinelas, que, dominadas pela surpresa e temor, não ofereceram resistência.

“Estes dois jovens deram mostras de que estavam agindo sob a influência e mando de um General mais que humano. Aparentemente, sua aventura foi temerária e contrária às regras militares. Mas o ato de Jônatas não foi praticado por precipitação humana. Ele não confiava no que ele e seu pajem de armas por si mesmos poderiam fazer; foi o instrumento que Deus empregou em favor de Seu povo Israel” (Ellen G. White, Vidas Que Falam [MM 1971], p. 152).

“Se moram no coração a bondade, a pureza, mansidão, humildade e integridade, elas resplandecerão no caráter; e semelhante caráter será pleno de poder. Não ao instrumento, mas ao grande Obreiro em cuja mão e usado o instrumento, cabe a glória. O coração repleto do amor do Salvador, diariamente recebe graça para comunicá-la aos outros. A vida revelará o remidor poder da verdade” (Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 237).

Mãos à Bíblia

Se Saul tivesse sido fiel, Jônatas teria obtido o trono. Os erros de seu pai, porém, afetaram sua vida. Em vez de se envolver pela amargura e ressentimento, ele acreditou que Deus sabia o que era melhor.

6. Descreva a reação de Jônatas ao fato de que Davi seria rei em seu lugar. O que este fato nos diz sobre Jônatas? Como essa atitude se difere da tendência pecaminosa? 1Sm 23:17; 14:13, 14; 1Rs 1:5 e Mc 10:35-37

Glenda Higgins – Palmerston North, Nova Zelândia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial