sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos - Resumo Semanal - 05/02/2011 a 05/02/2011

BONS PENSAMENTOS
Resumo Semanal - 30/01/2011 a 05/02/2011

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos - 04/02/2011 a 05/02/2011

Sexta, 4 de fevereiro

Opinião
Mudança (im)possível


Deus deseja que tenhamos um coração que busque a verdade, a nobreza, a justiça e a pureza (Fp 4:8). Pessoalmente, luto para fazer isso. Posso compreender Paulo quando ele diz: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Rm 7:18, 19).

Desejo ter pensamentos certos e refletir o caráter de Deus, mas fracasso vez após vez. Neste meu corpo pecaminoso, neste mundo bagunçado e independente de Deus é difícil encontrar a bondade. A possibilidade de mudar minha mente para pensar bem e ter um comportamento bom como resultado disso parece inalcançável. Estou presa neste lugar, e sou uma mercadoria com defeito. Fui enganada. Satanás dá risadas. Mas ele já perdeu.

Quando mergulho na presença de Deus, Seu amor me inunda e meu coração é comovido. Cristo nos liberta da condenação do pecado e o Espírito Santo nos livra de seu poder (Rm 8:1, 2). Preciso crer nisso. Só então a mudança pode ocorrer. Preciso escolher amá-Lo, servi-Lo. Nessa ligação com Deus, posso orar para que a força provida por Deus atue em mim.

Isso certamente foi uma realidade para mim nesses últimos anos, enquanto eu lutava com uma situação de ansiedade. Temendo que morreria sufocada com a confusão em que minha cabeça se encontrava, finalmente busquei ajuda de um profissional. Foi um grande passo. Eu havia ouvido as mentiras de Satanás por tanto tempo! Tive de escolher uma mudança e acreditar no poderoso amor de Deus por mim – o amor que nunca falha. E o que se seguiu foi um avanço, uma mudança em meu pensamento.

O amor de Deus pode mudar seu coração e elevar sua mente. Você crê nisso?

Mãos à obra

1. Faça uma pequena lista de notícias ruins de um jornal ou da Internet e encontre soluções que transformariam essas coisas negativas em positivas. Como as manchetes mudariam?
2. Fique sem TV ou Internet por uma semana e anote nesta lição que diferença você notou em seus pensamentos e atitudes?
3. Transforme o exercício num estilo de vida e veja os benefícios mentais de uma caminhada diária, ou de 20 minutos de corrida.

Georgina Hobson | Sunshine Coast, Austrália

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos - 03/02/2011 a 05/02/2011

Quinta, 3 de fevereiro

Aplicação
Luta mental


A mente é a parte mais poderosa do nosso corpo. Se sua mente desafiasse seu braço para uma queda de braço, ela ganharia do braço todas as vezes, se ela assim escolhesse. Falando de maneira simples, seus pensamentos podem simplesmente virar seu braço para trás – o placar seria “Mente 1, Braço 0”.

Nossos pensamentos controlam o corpo. O que, quando, onde e por que fazemos as coisas, é frequentemente decidido pela mente. Devido ao fato de nossos pensamentos desempenharem um papel crucial no controle de nossos atos e emoções, é tão importante cuidar da saúde da mente quanto de qualquer outra parte do corpo. Portanto, aqui estão algumas formas em que você pode usar melhor sua mente para ter uma vida mais feliz e saudável:

Mergulhe naquilo que é bom. Leia, veja, ouça coisas e tome parte em atividades que aumentem seu conhecimento de tudo o que é bom e eterno. Ocasionalmente pare para considerar se os programas de TV aos quais você assiste e as músicas que você ouve são dignas do espaço que ocupam em sua mente. O mesmo é válido para os filmes que você vê e as revistas que você lê. Também considere os sites que você visita, as compras que faz, os esportes e passatempos aos quais se dedica e os amigos que escolhe.

Não vandalize sua mente. Será difícil sua mente funcionar bem se você maltratar seu corpo com alimentos ou hábitos de sono ruins. Álcool, fumo, drogas, cafeína e falta de exercícios também podem sabotar sua mente.

Alimente uma atitude positiva. A felicidade não é algo que você possa comprar numa loja ou pedir por telefone. Cabe a você olhar para o lado positivo das situações da vida. Fazer isso ajudará você a ser feliz.

Evite falar mal dos outros. Falar negativamente das pessoas e situações pode fazer com que passemos a não gostar delas e a ficar infelizes com a vida. Concentrar-nos no positivo é muito mais benéfico para nossa mente e atitudes do que concentrar-nos em escândalos e em situações a respeito das quais podemos fazer pouco ou nada.

Mãos à Bíblia


7. Que coisas específicas somos chamados a fazer a fim de viver em Cristo como nos é prometido? Cl 3:1-17

Esta passagem nos leva à raiz dos comportamentos morais e imorais: a mente. As expressões do texto bíblico indicam que a fuga do pecado e a busca da virtude é questão de escolha e preparação, não de improvisação. O pecado só pode ser vencido quando mantemos a mente nas coisas de cima.

Scott Wegener | Melbourne, Austrália

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos - 02/02/2011 a 05/02/2011

Quarta, 2 de fevereiro

Testemunho
Como o homem pensa

“A mente é uma herança de Deus. As faculdades da mente Devem ser cultivadas. Devem ser usadas tão sabiamente que aumentem em força. Cada um deve usar os talentos que lhe foram confiados de modo que seja realizado o maior bem. A mente deve ser educada de maneira que sejam produzidas as melhores energias do ser e cada faculdade seja desenvolvida” (Ellen G. White, Mente, caráter e personalidade, v. 2, p. 665).

“Viva a vida de fé dia a dia. Não fique ansioso nem preocupado com o tempo de angústia, tendo assim um tempo de angústia antecipado. Não fique pensando: ‘Tenho medo de não permanecer em pé no grande dia da provação’. Você deve viver para o presente, somente para este dia. O amanhã não lhe pertence. É hoje que você deve conservar a vitória sobre o eu. É hoje que você deve viver uma vida de oração. É hoje que você deve combater o bom combate da fé. É hoje que você deve crer que Deus o abençoa.

E ao obter a vitória sobre as trevas e a falta de fé, você satisfará os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção aos que estão ao seu redor” (Ellen G. White, “The Light of the World,” The Signs of the Times, 20 de outubro de 1887).

Mãos à Bíblia

6. Que verdade importante a Bíblia traz sobre os pensamentos? Como essa verdade deve afetar nossos pensamentos? Essa ideia de verdade deixa você nervoso(a) e temeroso(a), ou traz esperança? Analise o motivo de sua resposta. 1Rs 8:39; Sl 19:14; 1Cr 28:9; 1Sm 16:7

“Sim, só Tu conheces o coração do homem.” (1Rs 8:39). Somente Deus tem acesso à nossa mente, com suas intenções e desejos. Quando as pessoas estão muito desencorajadas para orar, Deus conhece sua necessidade. Conhece os pensamentos de maneira que os outros nunca poderão alcançar.

Em suas decisões diárias, pare um momento e faça uma oração silenciosa. Desfrute a compreensão de um diálogo íntimo unicamente entre você e Deus.

Christine Miles | Dannemora, Nova Zelândia

Marcadores: , , ,

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos - 01/02/2011 a 05/02/2011

Terça, 1º de fevereiro

Exposição
A mente de Cristo


Nossos sentidos às vezes nos pregam algumas peças. A visão é enganada por ilusões de ótica, fazendo o cérebro perceber efeitos como padrões que se movimentam e esboços de formas que na verdade não existem. A audição pode ser enganada pela música, já que o cérebro é seletivo sobre o que capta. Em particular, ele se acostuma a vários padrões de som, e pode pensar que ouve uma nota que na verdade não soou.

Parece estranho que a sintonia de nossos sentidos possa ser um pouco indistinta, mas e se isso fosse verdade também em relação a nossos processos de pensamento? E se o “mundo” dentro de nossa cabeça – nosso “mapa mental” pelo qual interpretamos a vida – não estivesse totalmente alinhado com a realidade exterior? A Psicologia afirma que, até certo ponto, isso é verdade em relação a todos nós. Algumas experiências da Bíblia ilustram pensamentos distorcidos sobre Jesus, Seus mensageiros e Sua teologia.

Mente distorcida (At 14:2; 15:24; Gl 3:1). Em Icônio, Paulo e Barnabé falaram convincentemente sobre a graça de Deus. “Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos.” (Atos 14:2). Esse texto não só subentende que a distorção desagradável é possível, mas também mostra como os apóstolos lidaram com o problema. Não se desviaram de sua mensagem para se voltar contra os desordeiros. Também não recorreram a táticas desleais, como o mexerico e a calúnia, nem se retraíram em silêncio e submissão. Ao contrário, continuaram a pregar o evangelho “falando corajosamente do Senhor”, confirmando a mensagem com sinais e maravilhas (verso 3). Isso quase custou a Paulo sua vida (versos 19, 20).

Os crentes também podem ser enganados. Algumas pessoas que estavam de visita a Antioquia provocaram forte debate ao afirmarem que a circuncisão era necessária para a salvação (At 15:1). Os líderes em Jerusalém rejeitaram essa afirmação, dizendo que os visitantes “os perturbaram, transtornando a mente... com o que disseram” (v. 24). A correção deles foi bem recebida (versos 30-35), e o conflito foi resolvido amigavelmente.

Mais tarde, Paulo repreendeu toda uma região: “Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?” (Gl 3:1). Eles também se esqueceram de que o Espírito Santo é recebido pela fé, não pela confiança na guarda da lei e no esforço humano (versos 2-14). Aqui vemos descrentes envenenados contra o evangelho, crentes que tiveram sua teologia transtornada e ainda outros crentes enfeitiçados quanto à morte de Cristo e o Espírito Santo.

A “terapia cognitiva” tenta desafiar o pensamento inútil, embora seu domínio seja mais amplo que nossos exemplos e seus praticantes não sejam inspirados como a Bíblia. Seu alvo é interceptar e refutar pensamentos que levem a estados de espírito indesejáveis. Da mesma forma, as Escrituras procuram a “inteireza” de uma pessoa, incluindo uma estreita inter-relação entre pensamentos, sentimentos e comportamento.

Adoração no íntimo (Mc 7:21-23; Lc 6:45). Alguns líderes religiosos confrontaram Jesus porque discípulos comeram sem antes lavar as mãos (Mc 7:2). Jesus os repreendeu como “hipócritas” (verso 6), um termo que originalmente descrevia atores que representavam uma peça e subentendia representar um papel na vida. Esses líderes representavam uma vida santa, mas seu coração e mente estavam impuros.

Jesus esclareceu a verdadeira fonte da contaminação: “...é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras” (versos 21-23). Na língua original, a palavra para “coração” significa o íntimo ou âmago de uma pessoa. O conceito pode se referir à mente e, em menor extensão, às emoções.*

Da mesma forma, as coisas boas também vêm de dentro. Conhecemos uma pessoa por seus frutos (Lc 6:43-45). Jesus declara que comportamentos tanto bons quanto maus vêm do interior da pessoa.

Olhar para cima (Sl 19:14; Cl 3:1-17). Davi compreendeu que precisava olhar para cima, para Deus (Sl 19:14). Deus lhe revelou que suas palavras e pensamentos eram importantes. Anteriormente, nesse salmo, Davi se maravilha com a criação de Deus (verso 1). Também louva as instruções de Deus como puras, retas, verdadeiras e capazes de tornar a pessoa sábia, alegre e justa (versos 7-9).

Devemos buscar sabedoria (Ec 1:13) e nos ensinar e corrigir mutuamente (Cl 3:16). A visão bíblica do mundo integra uma dimensão espiritual. Como o novo eu “está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (verso 10), Paulo nos encoraja a manter “o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (verso 2). Ele também nos encoraja a fazer morrer o comportamento terreno, como “imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria” (verso 5; veja também versos 8 e 9). Revestir-se de qualidades como “compaixão, bondade, humildade, mansidão”, perdão e amor (versos 12-14) é revestir-se do caráter de Cristo.

*Larry L. Walker, “Heart” in David Noel Freedman, ed., Eerdmans dictionary of the Bible (Grand Rapids: Eerdmans, 2000), p. 563.


Mãos à Bíblia

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Fp 4:8).

5. Qual é a essência das palavras de Paulo a nós? Qual é a chave para fazer o que ele diz? 2Pe 3:1, 2

Muitas pessoas têm obtido bênçãos por guardar na memória os textos da Bíblia. Quando passam por momentos difíceis, repetem esses pensamentos em sua mente e obtém alívio e paz. A oração é outra forma de manter a mente longe das dificuldades. Enquanto falamos com Deus, encontramos proteção certa contra pensamentos.

Colin MacLaurin | Melbourne, Austrália

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bons pensamentos - 31/01/2011 a 05/02/2011

Segunda, 31 de janeiro

Evidência
“Existo, logo penso”

O filósofo francês René Descartes escreveu em 1644: “Penso, logo existo”. Em outras palavras, o próprio ato de pensar era uma prova de sua existência.

Se pensar prova que eu existo, será que o objeto de meus pensamentos então não prova o tipo de existência que tenho? A declaração poderia ser expandida para incluir as coisas nas quais realmente penso e o tipo de pessoa que sou. “Penso [sobre o que quero], logo existo [em função do meu prazer pessoal]”. Se esse for meu padrão de pensamento, como ele afetaria meu comportamento?

As ponderações de Descartes parecem ter excluído a existência de um Deus que fez os seres humanos à Sua imagem. À luz de Gênesis 2:4-25, que descreve a criação da humanidade por Deus, a declaração talvez seria melhor expressa assim: “Existo, logo penso”. Através da incrível criação das pessoas por Deus como seres completos – com corpo, sentimentos e raciocínio – essa declaração conclui que, simplesmente porque uma pessoa existe, ela precisa necessariamente pensar.

E qual seria a extensão dessa declaração? “Existo [como filho(a) do Deus Altíssimo], logo penso [que Ele deve me amar profundamente e cuidar de mim]”. Se esse fosse meu padrão de pensamento, como meu comportamento mudaria?

Muito antes de Descartes existir e ter pensamentos sobre se ele existia, Jesus existiu como homem na Terra, partilhando pensamentos e ideias a respeito de viver a vida a Seu modo. Muito antes de você ou eu podermos cogitar se nossos pensamentos podem ou não afetar o tipo de pessoas que somos, Jesus nos disse que eles nos influenciam. Em Lucas 6:45, Ele disse: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.”. Quais são os tesouros do seu coração? Sobre que você está pensando hoje? Em que você deseja se tornar?

Mãos à Bíblia

3. Quais são as coisas que realmente o assustam? Como você pode aprender a confiar no Senhor, apesar desse medo? Afinal, o poder do Senhor não é maior que qualquer ameaça?

“Se você não se sentir satisfeito e alegre, não fale de seus sentimentos. Não anuvie a vida dos outros. Uma religião fria e sombria jamais atrairá as pessoas a Cristo” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 488).

4. Que exemplos bíblicos de influência negativa você pode citar? At 14:2; 15:24; Gl 3:1

Candice Jaques | Sydney, Austrália

Marcadores: , , ,

domingo, 30 de janeiro de 2011

Bons pensamentos - 30/01/2011 a 05/02/2011

Bons pensamentos


“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Fp 4:8).

Prévia da semana: O hábito de pensar em coisas espirituais e excelentes pode revolucionar sua vida.

Leitura adicional: Sl 19:14, Lc 6:43-45. Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 653-659.

Domingo, 30 de janeiro

Introdução
Seja feliz?


No princípio de seu livro Seven secrets for feeling fantastic (“Sete segredos para se sentir fantástico”), o Dr. Darren Morton conta sobre um amigo que perdeu o controle de seu carro enquanto dirigia certa manhã. O carro passou por uma mancha de óleo na pista molhada e saiu desgovernado, enquanto ele tentava recuperar o controle antes de capotar. “O carro acabou parando de cabeça para cima”, relata Morton, “e enquanto ele estava sentado, agarrado ao volante e suando – tremendo, mas sem se machucar – o rádio começou a tocar: “Ooooo, ooooo, ooooo, não se preocupe, seja feliz”.*

O momento irônico em que começou a ser tocado o sucesso de Bobby McFerrin de vários anos atrás mostra a inutilidade filosófica desse modo de vida. Talvez devamos nos preocupar menos com algumas coisas. Entretanto, a verdadeira felicidade não requer que ignoremos nossas circunstâncias de modo tolo. Em vez disso – como o livro de Morton procura mostrar –, aquilo em que escolhemos concentrar nossa vida, em todos os aspectos do que fazemos, dizemos e praticamos, tem profunda influência sobre nossa felicidade e bem-estar emocional.

Um princípio semelhante também se aplica a nossa fé. Aquilo em que nos tornamos e como somos transformados são frutos da atuação de Deus em nossa vida Várias práticas e disciplinas espirituais são importantes para nossa formação e transformação espiritual. Mas talvez mais importante seja nosso hábito de treinar nossa mente para pensar de maneira correta, e o melhor tipo de pensamento é o que é dirigido para Deus. Como Jesus explicou: “felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lc 11:28). Isso significa muito mais do que balançar os ombros e dizer: “Não se preocupe, seja feliz”. Precisamos orar como Davi: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti,Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19:14). Acredito que essa seja uma oração que Deus sempre fica feliz em responder.

*Darren Morton, Seven secrets for feeling fantastic: a proven plan for vibrant living (Signs Publishing Company: Warburton, Austrália, 2006), p. 1.

Mãos à Bíblia

1. Por que a Bíblia declara ser importante controlar não só nossas ações e palavras, mas também os pensamentos? Mc 7:21-23; Lc 6:45

2. Que alternativa é proposta por Paulo para lidar com o comportamento imoral? Rm 8:5-8

Nathan Brown | Melbourne, Austrália

Marcadores: , , ,