sábado, 24 de abril de 2010

A Água da vida - Resumo Semanal - 24/04/2010 a 24/04/2010

A ÁGUA DA VIDA
Resumo Semanal - 18/04/2010 a 24/04/2010


Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
www.portalnatural.com.br

A fama dos SPAs para a saúde não é sem causa. Um bom SPA oferece variados tipos de hidroterapia (ver na lição de quinta-feira). SPA vem do latim e significa “salute per aqua”, que traduzido é “saúde pela água”.

O filhote humano se desenvolve dentro da água no útero da mãe em meio ao líquido chamado “amniótico”. No início de nosso mundo, o planeta Terra era sem forma e vazio, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas. Ambos, o início da vida humana no planeta Terra e o início da vida de qualquer ser humano no ventre da mãe, relaciona-se com água.

Não é relaxante ouvir o som de um riacho, ou das ondas de uma praia? O som da água relaxa. Não experimentamos um relaxamento físico e até mental após um bom banho de chuveiro? A água relaxa. Como é agradável ingerir um copo de água fresca num momento de calor e sede! Reparou que nada refresca e sacia nosso corpo na hora da sede a não ser um copo de água pura? A água sacia a sede.

A inspiração diz: “Se a Ele nos achegarmos com fé, Ele nos transmitirá pessoalmente Seus mistérios. Nosso coração arderá muitas vezes dentro de nós ao aproximar-Se alguém para comungar conosco, como fez com Enoque.” 2 A comunhão com a água da vida faz nosso coração, às vezes, arder de alegria.

I. A água viva


Ao Jesus chegar ao poço de Jacó era meio-dia e Ele sentia fome e sede. Olhou para o fundo do poço e Sua boca se encheu de saliva. Pensou como tiraria água daquele poço fundo. Em seguida, chegou a mulher samaritana. Diz o texto inspirado que Jesus ficou tão animado com a oportunidade daquele trabalho missionário com ela que Se esqueceu da fome e da sede! Já ocorreu com você esquecer um desejo particular seu para testemunhar de Deus e Sua verdade para alguém?

Dias atrás, eu estava na casa de minha filha e meu genro. Era um sábado e estávamos justamente começando a almoçar. Eu estava com muita fome e a comida era apetitosa. Meu telefone celular tocou. Era uma pessoa angustiada pedindo socorro. Naqueles segundos, entre atender a ligação, pensar na minha fome, olhar para a comida atraente à minha frente, já no prato, e ouvir a pessoa do outro lado da linha, Deus foi trabalhando em mim. Perguntei à pessoa se ela poderia me chamar dentro de uma hora. Ela disse que estaria ocupada com algo e tinha só aquele momento para falar comigo. Deus venceu. Desliguei-me da fome e dei toda a atenção que a pessoa precisava naquele momento. Foi uma conversa um tanto demorada, mas Deus me ajudou a entregar a Ele minha necessidade de comida física a fim de que Ele pudesse me usar para ajudar uma pessoa aflita. A comida espiritual que recebi de Deus para poder ajudar alguém foi muito prazerosa. O senso de ter sido útil e ter feito o máximo que podia para auxiliar alguém, foi como água da vida para meu coração.

Preste atenção! Muitas vezes, o Senhor Deus o chamará para ajudar alguém numa hora em que você precisará morrer para si mesmo e se envolver na ajuda a um semelhante aflito. Isto faz parte do amadurecimento emocional e do crescimento espiritual.

Penso que a coisa mais maravilhosa do encontro do Senhor Jesus com a mulher samaritana tem que ver com o discernimento espiritual. A água da vida, Jesus Cristo, inundou a mente daquela mulher e ela respondeu a essa água fantástica que, só ela, sacia a sede mais profunda do coração. Magnífico Deus!

Como é na prática beber a água que Jesus oferece e gradativamente obter mudança de vida, de pensamentos, de reações emocionais, de convívio social? “Quando a pessoa se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera-se uma transformação que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural. introduzindo um elemento sobrenatural na natureza humana.”3

Nosso passo fundamental nesse processo de beber a água que o Senhor Jesus nos oferece tem que ver com rendição inteira a Ele. E envolve sacrifício porque, quando Ele nos diz que devemos Lhe entregar algo, por mais inocente que pareça, vivemos, a princípio, um desprazer, que significa uma perda para nós: comida, bebida, atitude, comportamento, relacionamento, fantasias mentais. A entrega dói. A perda é real.

Mas veja o que é dito no texto acima: Deus opera uma obra sobrenatural introduzindo um elemento sobrenatural no corpo e mente da pessoa que faz a entrega. Maravilha! Isto é milagre! Só pode ser realizado por Jesus Cristo, a água da vida. Perdemos algo que dá prazer físico e/ou emocional, para ganharmos o que a samaritana ganhou: água da vida que faz com que deixe de existir a sensação de perda daquilo que entregamos, porque Deus implanta uma nova natureza em nosso ser. Um novo e saudável desejo.

II. As águas do batismo


O batismo espiritual deve ser algo diário, momento a momento, quando percebemos os impulsos pecaminosos que brotam de nosso interior e nos rendemos a Jesus Cristo, nos arrependemos em resposta ao toque do Espírito Santo mostrando nossa impureza, e desejamos ser libertos e purificados do pecado.

Os simbolismos na Bíblia, como o batismo por imersão, representam, na prática e de forma visível, nossa determinação e decisão quanto aos assuntos espirituais. Creio que mais do que para mostrar às pessoas da comunidade de que lado estamos, ao decidirmos pelo batismo por imersão, dizemos ao Universo, com essa atitude, que estamos do lado de Jesus, somos dEle e passamos a ser da família de Deus.

Mesmo sabendo que nossa natureza pecaminosa só será radicalmente eliminada e transformada por ocasião da volta de Jesus, há algumas promessas animadoras quanto à vitória sobre o pecado. Veja algumas:
“O Espírito Santo procura habitar em cada pessoa. Caso seja Ele bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo. A boa obra começada será terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes aos de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados.”4 Veja que são mencionadas as três áreas do psiquismo humano: pensamentos, sentimentos (afeições) e atos (comportamento). Esse processo é para ser vivido agora, um dia de cada vez.

“O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder.”5

“Os assaltos de Satanás são fortes, seus enganos, sutis; mas os olhos do Senhor estão sobre Seu povo. Sua aflição é grande, o fogo da fornalha parece prestes a consumi-lo; mas Jesus o apresentará como o ouro provado no fogo. Suas inclinações terrenas serão removidas, para que por meio deles a imagem de Cristo possa ser perfeitamente revelada.”6

III. Usos da água


Ao conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a mensagem de saúde ensinada por esta igreja, eu já era adulto, estudava na Faculdade de Medicina e tinha maus hábitos, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Ao aprender a importância de beber água pura em jejum ao acordar, tentei praticar isto e foi difícil. Levantava de manhã, ia até a cozinha, pegava a água de um filtro de barro e não conseguia engoli-la.

Sentia náusea, enjoo. Pensei: por que isso? Nos dias e semanas seguintes, insisti fazendo assim: colocava dois dedos de água no copo e a ingeria mesmo com dificuldade e desprazer, pois eu havia entendido sua importância para minha saúde. Uns dois meses depois, percebi que meu estômago aceitava muito melhor aquela água pela manhã em jejum. Um novo hábito saudável foi desenvolvido e de anos para cá quando levanto de manhã e vou direto à cozinha, pois meu corpo “pede” água, e bebo com satisfação, em jejum pelo menos um copo cheio.

Tive que combater o bom combate, como diz o apóstolo Paulo, para a melhor hidratação de meu corpo. Tudo aquilo que nosso corpo realmente necessita dentro da fisiologia criada por Deus, o próprio organismo nos ajudará a praticar com prazer depois de algum tempo de treinamento e condicionamento no hábito saudável.

A água pura é necessária para hidratar o corpo, higiene pessoal, prevenir ou ajudar em problemas como cálculos biliares ou renais, infecções urinárias, e desintoxicação orgânica, prevenção de infecções por diferentes agentes, prevenir o ressecamento e envelhecimento precoce da pele, ajudar o brilho e a qualidade dos fios de cabelo, etc. Deve ser usada por fora e por dentro do corpo, como veremos na lição de quinta-feira.

Dois litros de água por dia (4 garrafas de 500 ml) sem estar no verão, é o recomendado. Tome-a longe das refeições. Não espere ter sede para ingerir água, pois a sede já é um tipo de alarme indicando que está faltando água.

Precisamos repor, cada dia, a água perdida pelo suor, fezes, respiração, urina. Em média, perdemos dois litros por dia, dependendo da temperatura ambiente e dos processos fisiológicos. Se essa quantidade não for reposta, o organismo começa a desidratar, e aumenta a intoxicação por causa das substâncias que seriam eliminadas, mas que, à falta de água, ficam retidas para não acentuar a desidratação e chegar à falência.

Os rins são os dois grandes filtros de nosso corpo. Por eles são eliminadas as toxinas, via urina. Ingerindo pouca água, forçamos os rins a trabalhar em condições ruins para que consigam filtrar o sangue. Eles podem adoecer e até ficar cronicamente insuficientes, o que, em muitos casos, exige diálise renal, que é a filtragem do sangue mediante o uso de uma máquina.

IV. O poder da água


É muito interessante verificar como os fluidos em nosso corpo têm função tão importante para nossa saúde.

A saliva lubrifica o interior da boca, facilitando a fala e participa da formação do bolo alimentar, onde enzimas atuam sobre o alimento ingerido preparando-o para a absorção dos nutrientes que ocorrerá nos intestinos. A saliva contém agentes antibacterianos, como a imunoglobulina A, que destrói bactérias e previne cáries ao remover restos de alimentos e bactérias. Passam pela boca, cada dia, cerca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

O suor funciona como um refrigerador do calor do corpo, ou seja, serve para abaixar a temperatura corporal.

Consumir corretamente água é muito importante para o funcionamento de nosso organismo. Estudo feito na Inglaterra mostrou que a hidratação correta do paciente internado diminui em cerca de 20% o tempo de hospitalização. Reduz também em 97% os episódios de desidratação e em 100% as infecções que ocorrem dentro do ambiente hospitalar. Segundo este estudo, se os pacientes forem orientados a beber água regularmente, o governo inglês pode economizar cerca de 5 bilhões de liras (em torno de 14 bilhões de reais) em despesas com saúde. O estudo mostrou também que, mesmo que os pacientes hospitalizados tenham que viver algum desconforto para ingerir água (dor ao inclinar o tórax para beber a água, ou precisar urinar mais vezes), os benefícios para sua saúde são imensos.7

Nossos rins são uma maravilha da engenharia divina. Cada dia, os dois rins filtram perfeitamente cerca de 190 litros de água, que retorna purificada ao organismo. Sem esse eficaz processo de filtragem e reciclagem sistêmico, teríamos que beber 40 mil copos de água a cada dia e praticamente teríamos que viver no banheiro. Devemos beber água de maneira que consigamos urinar 4 ou 5 vezes ao dia uma urina clara.

É muito importante não ingerir água ou qualquer outro líquido junto com as refeiçõe,s para que se obtenha o máximo de absorção e digestão dos nutrientes dos alimentos. Coma devagar, mastigando bem os alimentos, permitindo que a saliva se misture com a comida. O líquido ingerido com a comida dificulta a digestão do alimento, pois, antes que a digestão se processe, o líquido deve ser todo absorvido. Isso retarda a digestão e diminui a produção de saliva. Se a pessoa ingere líquido gelado com a comida, o corpo paralisa a digestão para aquecer o estômago, pois as enzimas digestivas só funcionam bem em certa temperatura corporal. Por outro lado, um copo de água morna tomado uma hora e meia a uma hora antes de cada refeição ajuda a digestão.

V. Água como terapia


Os relatos da cura do cego de nascença, do paralítico, da mulher com hemorragia, entre outros, impressionam e nos trazem a informação e o exemplo da simplicidade da fé que produz restauração. Essas pessoas creram em Jesus. Só isso. Creram em Seu perdão, responderam positivamente ao trabalho do Espírito Santo, que as levou ao arrependimento e aceitação de Jesus com o Messias – Deus Magnífico, aceitaram Sua justiça percebendo a total necessidade de pureza interior e total desvalimento humano não só para obter cura física, como também a emocional e espiritual. E foram curadas. Maravilha! Beberam da água da vida, o Senhor Jesus Cristo!

Ellen White fala da simplicidade dos remédios de Deus, da simplicidade da fé. Água, tão maravilhosamente simples, produz muita cura. A saída está na simplicidade. “Temo que... sua mente se aparte da simplicidade que há em Cristo” (2Co 11:3).

Vejamos alguns tratamentos com água ou hidroterapia:

1) Banho de contraste quente-frio – indicado para processos inflamatórios ou infecciosos e certas lesões. Tive vários inícios de gripe interrompidos com este tipo de banho. É assim: termine sua higiene pessoal no banho de chuveiro, fique sob água quente por três minutos e, em seguida, feche a quente e abra a água fria. Fique nela por um minuto (pode ser 30 segundos se for inverno rigoroso e a água estiver muito fria). Repita esta troca seis vezes, e termine com água fria. Isso ativa o sistema imunológico, tornando-o mais apto para combater vírus e bactérias.

Use este banho também para aliviar a dor de um membro, como bursite no cotovelo, etc. Prepare uma vasilha com água quente (o mais quente que a pele puder suportar sem se queimar), e outra com água gelada. Coloque a parte afetada por três minutos na água quente e um minuto na água fria, repetindo também 6 vezes e sempre terminando com a água fria.

2) Escalda-pés ou pedilúvio – indicado para dor de cabeça e hipertensão arterial. Coloque água quente num recipiente (o que você aguenta sem queimar) que contenha os dois pés ao mesmo tempo e com água até o meio da perna. Sente-se numa cadeira ou, se não puder sentar-se, permaneça deitado. Coloque na testa uma compressa molhada com água gelada. Faça isto por 20 minutos duas vezes ao dia. Deixe uma chaleira ou panela com água quente pronta para repor a água dos pés, a fim de manter a temperatura, e pedras de gelo na vasilha em que você mergulha a compressa, para mantê-la fria, pois deverá trocá-la tão logo ela se aqueça na testa.

3) Aumento do fluxo de sangue no cérebro – Sabe-se de pessoas que sofrem de enxaqueca e obtiveram alívio ao aquecer as mãos com água morna.8

4) Hidroterapia para abstinência do álcool – Um artigo relata os benefícios de banhos com água em torno de 18° C para pessoas com delirium tremens, tremor que ocorre em alguns alcoólicos ao se abster do álcool. Os banhos são recomendados duas ou três vezes ao dia. Os pacientes da pesquisa ficaram tranquilos por duas horas após cada banho. No tratamento de pessoas viciadas em qualquer droga, também ajuda muito a hidroterapia, que consiste em enrolar a pessoa num lençol embebido em água gelada e deixá-la deitada uns vinte minutos assim envolvida. Pode-se também fazer isto duas a três vezes ao dia. Ajuda a melhorar a agitação produzida pela abstinência da droga.9

5) Banho de assento – há o frio, o quente, o alternado.

a) Banho de assento frio – É revitalizante, refrescante para todos os órgãos do baixo-ventre. Combate a febre interna, melhora o tônus da bexiga e dos intestinos. Use uma banheira de assento ou vasilha em que você possa permanecer sentado com água do início da coxa até a altura do umbigo. Ponha água fria de 15 a 19 ° C. Tome este banho quando seu corpo estiver aquecido (após levantar-se da cama, depois de exercícios físicos ou após banho de sol). Sente-se lentamente na água fria e faça uma fricção forte no baixo-ventre com as mãos ou com um pano macio. Nas primeiras vezes, fique sentado no máximo um minuto, aumentando o tempo para dois a três minutos nas vezes seguintes. Em seguida, deite-se sob cobertores para se aquecer por uns 30 minutos.

b) Banho de assento quente – É relaxante, reduz cólicas intestinais e menstruais, é desintoxicante, ajudando no funcionamento dos rins e fígado. Auxilia no tratamento da inflamação aguda da próstata. Ajuda a combater infecções do baixo-ventre como as infecções urinárias. Acrescente chá de cavalinha e dois copos de vinagre. Nas infecções dos órgãos genitais femininos, acrescente chá de tanchagem e vinagre. Coloque os pés numa bacia com água entre 37 e 38 ° C. O banho deve durar de 20 a 30 minutos, sempre mantendo a temperatura da água. Saia do banho e tome uma rápida ducha fria. Repouse por uns 30 minutos.

c) Banho de assento alternado – Diminui a constipação intestinal (prisão de ventre) e hemorroidas. Consiga duas banheiras de assento ou outro recipiente. Numa, coloque água quente entre 39 a 40 ° C, e uma bacia com água entre 37 e 38 ° C para os pés. Na outra banheira, coloque água entre 15 e 19 ° C. Sente-se na quente por 5 minutos, colocando os pés também na referida água quente. Depois, mude para a água fria por alguns segundos, sem colocar os pés na água. Alterne três vezes e termine com a fria. Repouse por 30 minutos, deitado com cobertor.

Outras formas de hidroterapia são: lavagem intestinal, vaporização, gargarejo, ducha contínua, sauna seca e a vapor, ducha escocesa, hidroginástica, hidromassagem, etc.10

VI. Estudo adicional


Uma excelente forma de trabalho missionário pode ser ajudar pessoas da comunidade, irmãos nossos da igreja ou não, mas preferencialmente nossos irmãos e irmãs em Jesus, que carecem de água potável e necessitam ajuda para consegui-la. Os membros da igreja que têm automóveis ou outros veículos, podem auxiliá-los, montando um programa de ajuda que consiste em ir à casa deles, pegar as vasilhas de estocagem de água (ou fornecê-las para quem não as tem), ir a uma fonte confiável de água potável, encher os vasilhames e levá-los de volta. Pode-se manter este programa durante o tempo em que a pessoa sozinha não consiga obter boa água. Isto é também um trabalho médico-missionário o que significa ajudar a aliviar o sofrimento das pessoas, quaisquer pessoas, e apresentá-las a Jesus Cristo, o grande Médico.

Notas: O corpo de uma pessoa obesa apresenta 55% de água, enquanto que o de alguém com peso normal, é 70% água. (Goodman e Gilman 1970).


César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.


Referências Bibliográficas:

2. Ellen G. White – O Desejado de Todas as Nações, p. 668, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

3. Ibidem – p. 324, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

4. Idem – Conselhos Sobre Saúde, p. 561, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

5. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 107, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

6. Idem – Profetas e Reis, p. 589, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

7. http://www.health4media.com

8. Brain Mind Bulletin (Boletim Mente Corpo) (5[11]1, April 21, 1980) Copyright 1980 Phylis Austin.

9. Journal of American Medical Association (Revista da Associação Médica Americana) (26:616, March 28, 1986) Copyright 1986 Phylis Austin.

10. “Você Pode Ter Saúde, Basta Querer”, Catharina Walzberg, p. 217-241, Editora Rocco 2003, Enciclopédia da Medicina Natural, Michael Murray e Joseph Pizzorno, p. 22, 382, 461, Andrei Editora, 1994.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Água da vida - 23/04/2010 a 24/04/2010

Sexta, 23 de abril

Opinião
Comida e água, ou um sermão?


Jesus reconhece as necessidades físicas que temos. Seu ministério terrestre foi repleto de milagres que satisfaziam essas necessidades. Ele curou muitas doenças debilitantes e proveu alimento e água para multidões. A outra parte de Sua missão, contudo, foi ainda mais importante: ofereceu a Água Viva também. Ele vê que o conhecimento espiritual e a salvação são ainda mais importantes que as necessidades físicas de Seu povo. Contudo, não ignora nenhuma dessas duas facetas de nossa vida.

Quando amamos a Deus e temos um relacionamento com Ele, desejamos e precisamos partilhar isso com outras pessoas. Porque sabemos que nosso valor se encontra nos olhos de Deus, devíamos saber que todos os outros homens e mulheres são valiosos também. Todas as pessoas, não importa como estejam vestidas ou onde estejam, são de supremo valor para o Criador.

Temos o conhecimento que pode salvar vidas, tão certamente como qualquer super-homem mítico que pode levantar um edifício que está caindo, ou como qualquer negociador habilidoso que tira os reféns de uma situação hostil. O destino da raça humana é a morte certa. A resposta salvífica a esse problema é aceitar Jesus como Senhor de nossa vida e nosso coração. Quando o fazemos, nos tornamos qualificados para levar outros a Cristo.

É suficiente distribuir sopas em abrigos para moradores de rua ou enviar donativos que comprarão comida para pessoas famintas? É claro que Cristo deseja que cuidemos dos infortúnios de nossos companheiros humanos. Não fomos chamados para viver numa bolha. Cristo equilibrou Seu ministério satisfazendo tanto as necessidades físicas quanto as espirituais daqueles que encontrava. Pregar um longo sermão para uma pessoa que está morrendo de fome provavelmente não vai alcançar bom resultado. Precisamos ajudar a outros, como Cristo fez. Precisamos amá-los como Ele os ama. Primeiramente, mostre como é o amor de Cristo, depois fale sobre esse amor, e sobre onde e como consegui-lo.

Mãos à obra

1. Vá até um riacho ou uma cachoeira. Contemple e ouça a água fluindo. Leia Apocalipse 22, com especial atenção ao verso 17.
2. Classifique as seguintes disciplinas espirituais com base em como cada uma sacia sua sede espiritual numa escala de 1 (sacia mais) até 5 (sacia menos): (1) música espiritual; (2) amigos cristãos; (3) estudo da Bíblia; (4) testemunho; (5) leitura devocional; (6) serviço feito em favor de outros.
3. Pense num momento da sua vida em que algo da Palavra de Deus foi uma fonte de conforto para você. Escreva um testemunho de um parágrafo sobre essa experiência, e envie-o a cinco amigos por e-mail.
4. Leia João 4:13 e 14 e medite nessa passagem. O que Jesus disse que aconteceria com aqueles que bebessem da água que Ele oferece? Sua vida é uma fonte que jorra para a vida eterna? Sua vida tem um impacto piedoso sobre as pessoas ao seu redor?
5. Considere o seguinte: se não podemos existir sem água por mais de três dias, quanto tempo nossa vida espiritual durará se pararmos de beber da Água da Vida – Jesus Cristo?

Carrie Purkeypile | Sacramento, EUA

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Água da vida - 22/04/2010 a 24/04/2010

Quinta, 22 de abril

Aplicação
Tratando a desidratação espiritual

Se você parar de beber água só por um dia, já é suficiente para ter dores de cabeça e acessos de tontura. Se continuar a não beber água, a circulação do sangue para seus órgãos vitais ficará cada vez menos eficiente e suas funções mentais serão prejudicadas. O que aconteceria se um cristão parasse de beber da água da vida que Jesus oferece?

Os meios de comunicação relatam histórias de sobrevivência de pessoas que se perderam na mata, quer numa caminhada comum ou numa longa caminhada. Qualquer que seja seu nível de experiência, elas acabam ficando sem água e recorrem a águas poluídas a fim de sobreviver. Então, mais tarde ficam doentes. Se não forem encontradas, morrem.

Se aplicássemos esse cenário a um cristão perdido no mundo sem água espiritual, o resultado seria muito semelhante. Você percebe que está perdido. Fica com medo e desesperado, buscando beber qualquer coisa, só para sobreviver. Concentrando-se na necessidade instintiva de curto prazo em vez de nos princípios bíblicos, você bebe “água poluída” das fontes mundanas. Se você permanecer nessa situação, certamente morrerá espiritualmente!

Então, como você deve evitar essa situação?

Esteja preparado para cada dia. Jesus diz: “Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mt 6:34). Se não bebermos água espiritual suficiente, vamos ficar como alguém perdido na selva sem água. Portanto, “estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). Ao sair para enfrentar cada dia, esteja preparado. Não saia de casa sem beber a água espiritual. E quando sair, leve um pouco com você, porque pode ser que você perca o caminho. Lembre-se: até pessoas experientes podem se perder numa trilha.

Previna-se. Paulo nos aconselha: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef 6:11, NVI). Beba diariamente e com frequência da água da vida que só Jesus pode dar. É assim que você pode ter dentro de si uma “fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14).

Lembre-se dos sintomas da desidratação espiritual: andar a esmo sem um propósito; sentir-se ansioso e sem esperança; não ver (aparentemente) saída para a tentação; envolver-se em atividades mundanas; resistir ao conselho espiritual.

Mãos à Bíblia


6. Compare a história da cura do cego de nascença por Jesus, em João 9:1-11, com algumas outras curas. Veja, por exemplo, Mt 8:8-13; 9:2-7; Lc 8:46, 47. Que possível significado pode ser encontrado nessa diferença?

É essencial que seja limpa a água usada, tanto interna quanto externamente. Muitos têm dificuldade de acesso à água pura, limpa. A água tirada de fontes contaminadas exige algum tratamento com substâncias químicas ou fervura a fim de torná-la segura para consumo e uso doméstico.

Jason Hammel | Rochester, EUA

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Água da vida - 21/04/2010 a 24/04/2010

Quarta, 21 de abril

Testemunho

Sacia minha sede, ó Deus


Uma das provisões que Deus fez para os seres humanos quando criou a Terra foi fornecer água em abundância. Ele planejou que precisássemos dela tanto dentro de nosso corpo quanto fora dele. Sem ela, não podemos subsistir por muito tempo. Como cristãos, precisamos diariamente da água viva que o estudo da Bíblia e a oração trazem à nossa vida.

“Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. ...

“A água refrigerante, borbulhando na terra ressequida e estéril, fazendo com que o deserto floresça, e fluindo para dar vida aos que perecem, é um emblema da graça divina que apenas Cristo pode conferir, e é como água viva, purificando, refrigerando a alma” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 139).

“Aquele que busca matar a sede nas fontes deste mundo, beberá apenas para tornar a ter sede. Por toda parte os homens estão descontentes. Anseiam qualquer coisa que lhes supra a necessidade da alma. Unicamente Um lhes pode satisfazer essa necessidade. O que o mundo necessita é ‘o Desejado de todas as nações’, é Cristo. ...

“Jesus não queria dar a ideia de que um único gole da água da vida bastasse ao que a recebe. O que experimenta o amor de Cristo, desejará continuamente mais; mas não busca nenhuma outra coisa. As riquezas, honras e prazeres do mundo, não o atraem. O contínuo grito de seu coração, é: ‘Mais de Ti’. E Aquele que revela à pessoa suas necessidades, está à espera, para lhe saciar a fome e a sede” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 187).

Temos a segurança de que, diariamente participando da Água Viva, nos tornaremos, nós mesmos, como fontes, partilhando com outros o necessário refrigério.

“Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo no coração é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida” (Ibid., p. 195).

Mãos à Bíblia

5. Medite em Isaías 40:31. Que promessa você pode tirar desse texto para si mesmo? Como você pode aplicá-lo à sua experiência?

Numa experiência, o Dr. Pitts, da Universidade Harvard, colocou atletas – caminhando em uma esteira a 5,5 quilômetros por hora em um ambiente quente – para consumir a água que perdessem pela transpiração. No fim da experiência, os atletas sentiam que podiam continuar a caminhar sete horas mais tarde! Em outro dia, os mesmos atletas, privados de água durante a experiência, chegaram ao ponto da exaustão dentro de três horas e meia. A mensagem é clara: a água pode dar poder e energia, especialmente quando estamos realizando trabalho vigoroso.

Ashley Trecartim | Loma Linda, EUA

Marcadores: , , ,

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Água da vida - 20/04/2010 a 24/04/2010

Terça, 20 de abril

Exposição

Com água, por favor, sem gelo


“Água, água por toda parte” (Jo 4:14). A água está tão presente em toda parte que quase parece sem sentido falar sobre ela. Com certeza, todo mundo sabe o que é a água e o que ela faz. As únicas pessoas que precisam estudá-la são os químicos que desejam compreender a construção, aplicação e função das minúsculas partículas nas quais se dividem as menores partes da água. No outro lado do espectro, seria ótimo compreender as profundidades das mais profundas fossas oceânicas, e saber como peixes que emitem luz podem viver ali. Mas quando as pessoas inteligentes que estudam essas coisas as compreenderem, elas nos informarão no noticiário, certo?

Presumindo que Deus fez a água junto com tudo o mais que Ele criou, por que ela é o artigo mais abundante e reconhecível da Terra (pelo menos vista do espaço)? E por que gastamos tanto tempo e dinheiro procurando por ela em lugares como Marte? As pessoas inteligentes mencionadas acima nos dizem que ela é a substância mais fundamental para a existência da vida. Afinal de contas, Deus podia ter feito as coisas do jeito que quisesse, de acordo com qualquer conjunto de leis naturais que desejasse instituir. Não existem coincidências no universo de Deus.

Portanto, o que Jesus queria dizer quando falou à mulher junto ao poço: “Mas quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14, NVI)? Obviamente, a mulher tinha vivido por algum tempo sem jamais ter provado a água que Jesus estava oferecendo. Havia se casado cinco vezes sem a água de Jesus. Talvez isso, em si, seja uma pista para nossa busca quanto ao porquê de devermos nos importar com a água.

O duplo significado da água (Gn 2:10-14). A água é tanto física como espiritual (simbólica). Nós a usamos para nos manter limpos. Fazer isso não só nos ajuda a ter melhor aparência e a ser mais socialmente aceitáveis, mas também a evitar doenças. Podemos literalmente remover, pela água, o que nos causa doença, ou poderia nos causar. Internamente, ao mantermos o corpo hidratado, nossos órgãos podem reunir, filtrar e eliminar corpos estranhos microscópicos que são perigosos, e células mortas.

A água espiritual nos purifica dos efeitos eternamente mortais do pecado. Uma pessoa ligada à Fonte dessa água é conservada limpa pela constante renovação da obra purificadora do Espírito Santo.

Quando a passagem de Gênesis 2:10-14 fala do rio que saía do Éden, fala também dos quatros rios que nasciam dessa fonte proveniente da terra sem pecado. Da mesma forma que os quatro ventos representam lutas em todos os cantos do mundo, esses quatro rios poderiam representar a saúde e a purificação espiritual indo para todos os cantos do mundo. Ainda hoje há na Índia rios que, segundo se crê, vieram dos deuses; esses rios “absolvem um homem de todos os seus pecados, e o tornam puro, só de ele contemplá-los”.* Essas crenças vêm da antiga literatura indiana. Não é inconcebível que tenham se inspirado originariamente no relato bíblico de Gênesis 2.

A verdadeira fonte da água (Jo 4:12; 1Co 10:4). Jesus é a fonte dessa água viva (Jo 4:12; 1Co 10:4). “[A] oração levará perante o Senhor dos exércitos os ferimentos de Jesus, e então, de novo fluirá o sangue doador de vida, simbolizado pelo fluir da água viva para Israel” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 411). Em toda parte que virmos água – nos mares e rios, no vapor da atmosfera, e até dentro das membranas das células de nosso corpo – devemos nos lembrar de que a graça salvadora e curativa de Jesus está ali, pronta a nos curar do pecado e das doenças que ele cria em nós. Não podemos ser separados da água e continuar vivos. Não podemos ser separados da graça de Jesus e continuar vivos espiritualmente.

Eram essas lições que o batismo de água tinha o objetivo de ensinar. A sepultura de água de Romanos 6:1-6 tem o poder físico de matar; mas traz em si a promessa de cura para a vida eterna. Essa é a natureza todo-abrangente da água. Não se levando em conta a conveniência disso, pressupõe-se que uma pessoa que esteja sendo batizada se molhe. Assim, o entrelaçamento dos aspectos físicos e espirituais da água são ensinados por Deus ao Ele torná-la um dos elementos indispensáveis da boa saúde – água por dentro, e água por fora.

O poder da promessa de Jesus em João 14 é visto quando Ele fala do relacionamento entre Ele mesmo, o Pai e o Espírito Santo. Os limites fluidos de cada um tornam quase impossível saber onde um termina e o outro começa. No verso 17, Jesus prometeu o Espírito que “vive com vocês e estará em vocês” (NVI). Jesus não deseja simplesmente estar conosco, mas em toda célula de nosso ser. Ele anseia ser o artigo que está em toda parte e é visto acima de tudo, quer outros olhem para nós apenas de passagem ou nos estudem detalhadamente para determinar a fonte e a função de nossa ambição na vida. Nosso relacionamento com Ele deve ser tão entrelaçado que não haja diferença entre nós e Ele. Então, Ele diz: “Porque Eu vivo, vocês também viverão” (Jo 14:19, NVI).

Você tem água aí?

* Saranathan. Holy Rivers in India. http://pulivahanan.wetpaint.com/page/Holy+rivers+in+India ?t=anon (acessado em 8 de fevereiro de 2009).

Mãos à Bíblia

3. Gênesis 2:10 revela que, na região do Éden, mesmo antes do pecado, havia água para as criaturas de Deus. O que está implícito nesse fato?

No Éden, havia um rio que se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. De fato, cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, remove dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege de choques as articulações e mantém o sangue fluindo ao longo do corpo. Precisamos beber mais água do que a sede requer. Muitos líquidos, como água, leite e sucos de frutas e de vegetais, contribuem para hidratar. Porém, paradoxalmente, as bebidas alcoólicas e cafeinadas aumentam a perda de fluidos, o que pode ser prejudicial.

4.
Como a água estava relacionada com as cerimônias de purificação do Antigo Testamento? Lv 11:40; 13:6, 34, 53, 54; 15:3-13. Que lição existe nesse fato?

Gary Wagner | Spencerport, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Água da vida - 19/04/2010 a 24/04/2010

Segunda, 19 de abril

Evidência
Jorrando ou minando?

Jerusalém foi construída sobre uma colina de calcário duro. Debaixo da colina de calcário estão cavernas cavadas pela água subterrânea que fluía da Fonte de Gion. Essa fonte era a única água da cidade. Ela é mencionada várias vezes na Bíblia, inclusive durante a unção de Salomão como rei de Israel (1Rs 1:45). Em hebraico, o nome Gion significa “jorrar”. A Fonte de Gion não tinha um fluxo constante de água. Sua produção de água era afetada pela estação do ano e pela quantidade anual de chuva.

A fonte era alimentada por água subterrânea que se acumulava nas cavernas subterrâneas. Quando a área estava cheia, a água transbordava e subia em sifão até a superfície de maneira a formar um tanque.

A água fluía da caverna para o Vale de Cedron, onde as lavouras eram regadas com a água da fonte. A Bíblia fala dessa área como o “Jardim do Rei” (2Rs 25:4; Ne 3:15).

Porque a Fonte de Gion fica fora da cidade de Jerusalém, se ocorresse um ataque à cidade, seu suprimento de água ficaria ameaçado. Os habitantes de Jerusalém usavam um sistema aquático subterrâneo natural, que hoje é conhecido como “Poço de Warren”, porque foi descoberto por C. Warren, em 1867 durante explorações arqueológicas.* Esse poço permitia que uma pessoa fosse subterraneamente à Fonte de Gion e tirasse água dela utilizando um recipiente amarrado a uma corda, sem ter que sair dos muros protetores da cidade.

A água da Fonte de Gion também fluía pelo Túnel de Ezequias até o Tanque de Siloé. Foi a esse tanque que Jesus enviou o cego para ser curado (Jo 9:1-12). O Túnel de Ezequias foi construído durante o reinado do rei Ezequias e é mencionado em 2 Reis 20:20 e 2 Crônicas 32:30. O exército assírio apresentou a ameaça de invasão, e assim o túnel, bem como as fortificações, foram construídos. Com essas modificações, o Tanque de Siloé ficou subsequentemente localizado dentro dos muros de Jerusalém.

* As informações históricas para este artigo foram extraídas da Biblioteca Virtual Judaica, uma divisão da Cooperativa Américo-Israelense de Empreendimentos.
http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Archaeology/jerwater (acessada em 6 de fevereiro de 2009).


Mãos à Bíblia


Leia Atos 8:35-39. Nessa passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando viram água, ele perguntou a Filipe: “Que impede que eu seja batizado?” Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria. Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus.

2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6

Jordan Wagner | Spencerport, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 18 de abril de 2010

A Água da vida - 18/04/2010 a 24/04/2010

A ÁGUA DA VIDA


“Mas a pessoa que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que Eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna” (Jo 4:14).

Prévia da semana: O uso apropriado da água é crítico para a saúde, tanto para a vida física quanto, em suas aplicações espirituais, para a vida eterna.

Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, p. 183-195

Domingo, 18 de abril

Introdução
Nem uma gota para beber!


“Água, água por toda parte, mas nenhuma gota para beber.” Estes versos, do poema de Samuel Taylor Coleridge, A Balada do Velho Marinheiro, transmitem o desejo e a profunda necessidade da água para manutenção da vida.

A água parece uma coisa tão simples. Água fresca e clara não tem calorias e frequentemente não tem gosto. Geralmente a consideramos algo comum e não a consumimos em quantidade suficiente. No momento em que não podemos ter acesso a ela, contudo, nossa mente não consegue pensar em nada mais senão em beber um grande copo de água.

Nosso corpo é composto de 70% de água. Ele pode sobreviver entre 50 e 80 dias sem alimento mas, em média, somente 3 dias sem água. Logo vem a desidratação e começamos a experimentar todos os tipos de aberrações físicas quando não consumimos água.

Ao longo da Bíblia, numerosas histórias e referências falam sobre a água. Às vezes, ela é usada como agente purificador (Noé e o Dilúvio). Em outra ocasião, Deus proveu água para um profeta fugitivo (Elias e o Ribeiro de Querite). Deus usou a água do Nilo para enviar uma mensagem ao teimoso faraó. Jesus transformou água comum no mais saboroso vinho servido numa festa de casamento. A mulher samaritana foi confrontada a respeito de sua necessidade de água viva junto a um poço que era a fonte diária de água para toda uma aldeia. Foi ali que Jesus prometeu fornecer água que impediria Seus seguidores de voltar a ter sede.

O Criador poderia ter escolhido um componente físico diferente para este mundo. Em vez disso, escolheu cobrir 72% do mundo com água. Cristo disse à mulher junto ao poço que, mesmo com toda essa água, ainda teríamos sede se não tivéssemos acesso diário à Água Viva.

Com que frequência você bebe água sem pensar sobre a Água Viva e sobre o que ela significa para você diariamente? Durante esta semana examinaremos histórias relacionadas à água na Bíblia, e suas implicações para nossa vida hoje. Lembre-se da sensação da água no tanque batismal quando você foi lavado de seus pecados. Reflita em quão seca e árida seria sua vida sem a Água Viva que lhe é fornecida porque você se tornou um seguidor de Cristo.

Mãos à Bíblia

1. A que tipos diferentes de água Jesus Se referiu no encontro com a mulher samaritana? Jo 4:1-26. Que mensagem existe nessa história para nós hoje?

Jesus encontrou uma mulher em Samaria que fora tirar água no poço de Jacó. Ele lhe pediu um pouco de água. Na conversa que se seguiu, Ele disse que poderia lhe dar a água que tiraria sua sede para sempre e Se referiu a Si mesmo como a “Água Viva”. Esse conceito inclui Sua capacidade de satisfazer as necessidades de paz, alegria, libertação da culpa, perdão e senso de unidade com Deus. Os cristãos encontram essa solução em Jesus Cristo. Assim como Deus forneceu água da pedra aos filhos de Israel, também Jesus fornece a nós hoje a água da vida (1Co 10:1-4).

Deena Bartel-Wagner | Spencerport, EUA

Marcadores: , , ,