terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasa tirada do fogo - 24/05/2011 a 28/05/2011

Terça, 24 de maio

Testemunho
O Mediador


“No Apocalipse é ele [Satanás] declarado ser o ‘acusador de nossos irmãos’, ‘o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite’ (Ap 12:10). O conflito se repete em relação a toda alma que é salva do poder do mal e cujo nome se acha registrado no livro da vida do Cordeiro. Jamais alguém é recebido da família de Satanás na família de Deus sem suscitar a determinada resistência do maligno. [...] Ele leva homens ao ceticismo, fazendo-os perderem a confiança em Deus e se separarem de Seu amor; tenta-os a quebrantarem Sua lei, reclamando-os então como cativos seus, e contestando o direito de Cristo de os tomar. Ele sabe que os que buscam sinceramente de Deus o perdão e a graça os obterão; por isso, apresenta perante eles os seus pecados, a fim de os desanimar. [...] Por armadilhas sem-número, as mais sutis e mais cruéis, empenha-se em conseguir a condenação deles” (Ellen G. White, A Fé Pela Qual Eu Vivo [MM 1959], p. 324).

“A lei requer justiça – vida justa, caráter perfeito; e isso o homem não tem para dar. Não pode satisfazer as reivindicações da santa lei divina. Mas Cristo, vindo à Terra como homem, viveu vida santa e desenvolveu caráter perfeito. Estes oferece Ele como dom gratuito a todos quantos o queiram receber. Sua vida substitui a dos homens. Assim obtêm remissão de pecados passados, mediante a paciência de Deus. Mais que isso, Cristo lhes comunica os atributos divinos. Forma o caráter humano segundo a semelhança do caráter de Deus, uma esplêndida estrutura de força e beleza espirituais. Assim, a própria justiça da lei se cumpre no crente em Cristo. Deus pode ser ‘justo e justificador daquele que tem fé em Jesus’” (Rm 3:26; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 762).

“Por Sua vida e morte, Cristo provou que a justiça divina não destrói a misericórdia, mas que o pecado pode ser perdoado e que a lei é justa, sendo possível obedecer-lhe perfeitamente. As acusações de Satanás foram refutadas. Deus dera ao homem prova inequívoca de amor” (Ibid.).

Mãos à Bíblia

3. Em Zacarias 3, quem é o “Anjo do Senhor?” Êx 3:2-14; Zc 3:1, 2

4. Leia Zacarias 3:1-3. O que nos diz a realidade das vestes de Josué?

Michael John J. Diaz – Ebeye, Ilhas Marshall, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasa tirada do fogo - 23/05/2011 a 28/05/2011

Segunda, 23 de maio

Exposição

Perfeito aqui e agora!


Roupas para a ocasião certa, parte 1 (Êx 3:1-14). Todo mundo sabe que “se produzir” para uma ocasião especial conta muito, principalmente para as mulheres. O objetivo é aparecer “absolutamente divina, querida!” Estamos bem acostumados com isso, desde a Cinderela até o Oscar.

Quando Moisés se encontrou com Deus pela primeira vez, havia certas dificuldades no assunto vestuário. Deus estava vestindo um fogo, que, por alguma razão, não queimou o arbusto onde Ele estava Se ocultando (Êx 3:2, 3). Jeová tinha escolhido Seu traje cautelosamente porque, se Ele não usasse algo informal e protetor para evitar que Moisés O visse, o pobre homem teria sido consumido pela glória de Deus.

E Moisés estava calçando suas sandálias, que não eram muito próprias para a ocasião. As asas dos serafins, como véus, eram uma veste mais apropriada para a presença de Deus (Is 6:2), mas como Moisés saberia disso? O que ele provavelmente sabia era que, quando Adão e Eva pecaram, tentaram se cobrir com folhas (Gn 3:7). Eles foram expulsos do jardim, e, para evitar que retornassem, Deus posicionou “querubins e uma espada flamejante que se movia” para guardar o caminho da árvore da vida (Gn 3:24).

Agora a Divindade havia descido do Céu até esse arbusto, ocasião para não se usar sandálias. Deus não entrou simplesmente numa carruagem ardente, indo até à Rodovia Órion, entrando em uma ou duas direitas. Ao invés disso, Ele desceu uma longa distância. E, ainda assim, Ele não pressionou a Moisés. O homem escolheu se aproximar para encontrar Deus (Êx 3:3, 4) e Ele o conduziu para salvar uma nação inteira de escravos.

Nesta cena, somos introduzidos às expressões “Eu Sou o que Sou” e “Eu Sou”. Quando Deus chamou a Moisés, ele disse, “Eis-me aqui” (verso 4), mas note que isso ocorre imediatamente depois de Deus tê-lo chamado pelo seu nome por duas vezes. Esse foi um encontro muito pessoal e próximo – Deus Se voltando para o homem e o homem se voltando para Deus. E, quando o homem quis entender sua parte nessa Campanha Cósmica de Salvação, Deus disse, “Eu sou” (verso 6). Ele é o único em todo o Universo que é tão completo e absoluto que pode ser definido pelo fato de que Ele é – “de eternidade a eternidade” (Sl 90:2). Ele poderia ter dito, “Eu sou justo. Eu sou misericordioso. Eu sou amor.” Mas o que Ele disse foi, “Eu sou”. E esse mesmo Deus eterno nos encontra aqui e agora.

Roupas certas para a ocasião certa, parte 2 (Lc 15:17-19). Como já vimos, é importante o modo como nos vestimos para certos encontros. Quando o filho pródigo voltou para casa, seu pai correu, o abraçou e o beijou enquanto ele vestia o pior traje da sua vida, mas era tudo o que possuía naquele momento. Aquela roupa não era boa o bastante – não para aquela ocasião. “Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés” (verso 22). Depois veio a festa, muito mais especial que qualquer cerimônia de Oscar.

Que incrível! Uma estrela de Hollywood supostamente teria dito, “O problema com a gratificação imediata é que ela não é rápida o suficiente.” Deus oferece algo muito superior a gratificações imediatas. Deus oferece salvação imediata. Jesus disse ao ladrão na cruz: “hoje (aqui e agora) você foi salvo”. Ambos estavam em uma situação aparentemente sem esperança. Mas o ladrão se voltou para Jesus. Jesus Se voltou para o ladrão, e, de repente, houve salvação (Lc 23:39-43)!

E sobre nossas roupas (Ef 2:8-10)? Para aqueles de nós que não são ladrões na cruz, há a questão de o que fazer depois do momento de fé e graça (Ef 2:8). Com quais sapatos vamos andar a partir de agora? São eles as boas obras “as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (verso 10).

Essas boas obras não nos salvam. São o que fazemos no plano da salvação. São o que fazemos como resultado de sermos salvos. Como Moisés, que foi resgatar sua nação, estamos fazendo coisas que “cooperam” com o plano de Deus para a salvação (Rm 8:28). Essas boas obras não são tanto uma obrigação como uma esperança. Nós nos voltamos para o Deus que Se voltou para nós. Após colocarmos nossos pés em Sua direção, calçamos nossos sapatos e andamos pelo caminho das boas obras através do poder de Seu Santo Espírito. Em resposta, Ele dá a cada um de nós o manto da justiça, que é absolutamente perfeito.

Não importa o que estejamos vestindo neste momento. O Deus que Se tornou humano está voltado para você. Mais do que isso, Ele está correndo em sua direção, levando um manto lavado em sangue para torná-lo branco. Especialmente para você. Aqui e agora!

Pense nisto


1. Quais partes de sua vida particular você está tentando proteger e por quê? Se você fosse entregar essas partes de sua vida para Deus, o que Ele daria em troca e por quê?

2. Se você perguntasse a Deus qual parte você tem no plano da salvação do mundo, o que você acha que Ele responderia?

Mãos à Bíblia

“Depois disso Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo” (Zc 3:1).

2.
Que grandes e importantes verdades são reveladas no texto acima, especialmente no contexto do grande conflito?

Alguns pontos cruciais são representados poderosamente. Primeiro, o único acusado era Josué, o sumo sacerdote, que representava todo o povo de Deus. Descrito na visão como um sacerdote diante do Senhor, Josué representava Israel em todas suas faltas, defeitos e pecados.

Naturalmente, Satanás estava ali para realizar a acusação. Porém, ao lado de Cristo, as acusações do inimigo caem por terra: “Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: ‘Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite’” (Ap 12:10).

Phillip Whidden – Pequim, China

Marcadores: , , ,

domingo, 22 de maio de 2011

Brasa tirada do fogo - 22/05/2011 a 28/05/2011

Brasa tirada do fogo


“Veja, Eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você” (Zc 3:4).

Prévia da semana: O sumo sacerdote Josué se encontrava em um tribunal com as vestes sujas, acusado de todos seus pecados. Seu juiz, em vez de condená-lo, removeu suas roupas sujas, o revestiu com roupas limpas e o chamou à obediência.

Leitura adicional: Êx 3:1-14; Lc 15:17-19; Ef 2:8-10. Leia também o capítulo 8 de: Max Lucado, Ele Escolheu Você, (CPAD, 2009).

Domingo, 22 de maio

Introdução
Expressão de Cristo


Ter sido uma estudante missionária mudou minha opinião sobre várias coisas, entre elas, o vestuário. Aqui nas ilhas, é costume saias e camisetas para as garotas; mas, de vez em quando, você vai encontrar uma jovem rebelde com um short provocante, em seu desejo por atenção e liberdade.

Por que sentimos que a maneira como nos vestimos tem algum efeito em quem somos? É porque usamos a maneira de vestir como uma forma de expressão própria. Então, como cristãos, qual deveria ser nosso “vestir”? O nosso texto para memorizar desta semana diz, “Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você” (Zc 3:4).

Como cristãos, quando aceitamos o dom supremo da salvação, Deus nos veste com Sua justiça. Ele tira nossa veste velha, manchada, suja (pecado) e coloca Sua veste rica, limpa (justiça) sobre nós para que possamos refletir Seu caráter àqueles com quem nos encontramos. Romanos 13:14 nos diz: “Revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.”

Com o que, exatamente, essa roupa se parece? É uma roupa literal que você veste quando faz a decisão de seguir a Cristo? “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Cl 3:12).

Como cristãos, precisamos representar a Cristo em tudo o que somos, fazemos e dizemos. Então, quando nos vestimos de Suas ricas vestimentas, estamos, no fim das contas, nos vestindo de Suas virtudes. Ao desenvolvermos essas virtudes aqui na Terra através do Espírito Santo habitando em nós, estamos nos preparando para o retorno de Cristo. “As vestes imaculadas da justiça de Cristo são postas sobre os tentados filhos de Deus. Provado e fiel, o desprezado remanescente está vestido de vestes gloriosas, para não mais ser aviltado pelas corrupções do mundo” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 591).

Na lição desta semana vamos ver como o manto de justiça de Cristo nos protege no grande conflito entre o bem e o mal. Ellen White escreveu: “Em tentando Satanás denegrir os filhos de Deus e arruiná-los, Cristo Se interpõe” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 169).

Mãos à Bíblia

1. Leia Zacarias 1 e 2 e responda: qual é a mensagem do Senhor?

Emily Lynes – Hendersonville, EUA

Marcadores: , , ,