sábado, 17 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 17/04/2010 a 17/04/2010

Aptidão física e espiritual
Resumo Semanal - 11/04/2010 a 17/04/2010

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
www.portalnatural.com.br


Sabemos que o que nos faz pensar, sentir e tomar decisões é, no adulto, mais ou menos um quilo e meio de massa cinzenta gelatinosa chamada encéfalo ou cérebro. O magnífico cérebro humano, criado por Deus, funciona com química e eletricidade. Isso depende do sangue. E a qualidade do sangue e da circulação, por sua vez, depende de nossos hábitos alimentares e práticas físicas, como repouso com sono adequado, exercícios físicos, e até de nossas emoções.

“Se você tem a mente impressionada e fixa na ideia de que o banho lhe fará mal, a impressão mental se comunica a todos os nervos do corpo. Os nervos controlam a circulação do sangue; portanto, o sangue, por causa da impressão mental, é confinado aos vasos sanguíneos, e se perdem os bons efeitos do banho. Tudo isso se dá porque o sangue é impedido pela mente e pela vontade de fluir prontamente e vir à superfície para estimular, despertar e promover a circulação.

Suponhamos, por exemplo, que você tenha a impressão de que, se tomar banho, sentirá frio. O cérebro manda essa informação aos nervos do corpo, e os vasos sanguíneos, em obediência à sua vontade, não podem realizar seu trabalho e promover uma reação após o banho”2

A prática de hábitos físicos saudáveis não só aumenta a chance de viver maior quantidade de anos, como melhora nossa qualidade de vida. Entendo que o desejo de Deus para que desenvolvamos hábitos físicos saudáveis tem que ver, no fundo, com aumentar a possibilidade de termos melhor percepção das coisas espirituais. Por isso, Paulo fala da necessidade de nos desembaraçarmos de tudo aquilo que nos impede de correr a carreira espiritual proposta a nós pela Palavra de Deus.

I. O atleta espiritual


Paulo fala de combater o bom combate. Penso que isso envolve um conjunto de coisas na vida dele, incluindo autocontrole emocional e disciplina para o cuidado do corpo. Desenvolver bons hábitos físicos é um combate diário. Depois de algum tempo, esse combate pode ser diminuído e a tarefa passar a ser agradável e mesmo automática.

Mas, a princípio, pode ser e é realmente difícil para muitos de nós. Cada qual tem algumas áreas do cuidado para com a saúde que exigem lutas ferrenhas, diferentes de outros.

O que quero dizer é que há um mecanismo em nosso corpo chamado de homeostasia. O mecanismo homeostático é um processo ou programa automático de busca de equilíbrio e ajustes que Deus instalou em nosso corpo-mente, o qual funciona assim: quando ocorre alguma alteração no bom funcionamento de qualquer sistema orgânico, seja o digestório, circulatório, respiratório, imunológico, etc., o corpo “percebe” isso e procura imediatamente corrigir o problema. Exemplo: se você acidentalmente corta a mão com uma faca, imediatamente o corpo ativa este mecanismo homeostático e tem início o processo de estancar a hemorragia, ataque à bactérias invasoras através do corte, e tudo isso não depende de você dar ordens ao corpo para que ele faça esse trabalho fantástico. Ele faz “sozinho”. E só não fará de maneira eficaz se sua saúde estiver comprometida.

“O poder restaurador de Deus se espalha por toda a natureza. Se o ser humano se corta ou fratura um osso, imediatamente a natureza começa a reparar o dano, e preserva dessa forma a vida. O homem, porém, pode colocar-se em posição na qual a natureza é estorvada, de maneira que não possa realizar sua obra. ... Se é usado fumo, ... o poder restaurador da natureza é enfraquecido em maior ou menor extensão. ... Quando se consome bebida intoxicante, o organismo se torna incapaz de resistir à doença em seu poder original dado por Deus como restaurador. Foi Deus quem fez a provisão para que a natureza opere para restaurar as forças perdidas. O poder é de Deus. Ele é o grande Restaurador.”3

Saúde é resultado da cooperação com esse poder restaurador de Deus no corpo, na mente e no espírito.

É fundamental o papel do esforço que devemos exercer para cuidar da saúde, pois nossa “carne” pode puxar para trás, para o velho hábito insalubre. Então, pelo esforço pessoal e com a ajuda de Deus, será possível a adoção da prática saudável.

Muitas vezes, não sinto vontade de praticar exercícios físicos, e no meu caso, prefiro caminhadas o mais perto da Natureza possível, pelo menos três vezes por semana, em torno de uma hora cada vez.

Geralmente, prefiro caminhar pela manhã. Em muitas ocasiões, ao me levantar e pensar na caminhada necessária, sinto falta de vontade, de desejo para realizá-la. Mas tenho aprendido que o que precisa predominar em minha vida é o que me tornará mais saudável, então, nessas manhãs “combato o combate”. Peço forças a Deus, visto a roupa de caminhar e (aqui vai uma dica que pode ajudar você) levo algo para ler enquanto caminho, geralmente um texto de Ellen G. White, ou um capítulo da Bíblia. Enquanto caminho, leio, medito, oro, e isso me dá bênçãos espirituais, bem como ajuda a praticar o exercício físico nos dias em que não estou animado a praticá-lo. Quando percebo, ao caminhar lendo algo útil, vejo que o tempo passou sem que eu vivesse aquele momento de exercício como algo enfadonho. Levo em meu bolso um pequeno lápis com borracha na ponta para sublinhar ou anotar algo que surge da leitura que faço durante a caminhada. Claro, se vou caminhar com alguém, então não levo nada para ler.

II. Quando os músculos se atrofiam


Tanto os músculos físicos quanto os espirituais podem ser atrofiados pela falta de ação. Exercer fé é algo bem ativo e depende de escolhas que fazemos para tomar atitudes crendo que Deus está no controle e que Ele fará o que prometeu.

Como é o exercício da fé? Como praticar a fé em Deus? Costumo dizer a mim mesmo, nas minhas lutas de fé, que preciso me concentrar no que Deus diz em Sua Palavra e não no que eu sinto quanto ao assunto com o qual estou lidando no momento. Repito a mim mesmo alguns textos bíblicos nos quais Deus promete ajudar, e forço a mente a pensar nEle, na Sua grandiosidade, em Sua onipotência, conhecimento do futuro e sabedoria, em contraste com minha super pequenez, fragilidade física e dependência dEle para ter sabedoria. Vez ou outra me lembro e pratico a Oração da Serenidade que diz: “Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar as que posso, e sabedoria para perceber a diferença entre uma e outra coisa.” Chega um momento em minha luta de fé em que preciso dar um passo concreto, colocando o pé na água, como Moisés fez, e avançar esperando em Deus, olhando para Ele, crendo em Sua Palavra e em Suas promessas, e evitando me concentrar no que sinto, especialmente se for algo negativo, pessimista, derrotista. E procuro lembrar que fé não é sentimento, mas é avançar crendo que Deus está no controle e que Ele fará o que prometeu, e fará segundo a vontade e sabedoria dEle.

Para progredir na fé, creio ser preciso estar sob os princípios bíblicos de conduta e hábitos de saúde. Deus não é incoerente a ponto de dar saúde quando oramos por alguém doente que não pratica hábitos saudáveis de vida. Nossas orações, nesses casos, precisam ser feitas no sentido de pedir a Deus que dê à pessoa alvo de nossas orações a capacidade de compreender o que ela precisa fazer para desenvolver um estilo de vida saudável. Quando cooperamos com Deus, praticando os oito princípios de saúde, o grande Médico produz resultados sobrenaturais para nos ajudar. Veja:

“Os meios naturais, usados em harmonia com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais. Pedimos um milagre, e o Senhor dirige a mente a algum remédio simples. Pedimos que Ele nos guarde da peste que anda na escuridão, que espreita com grande poder pelo mundo; cumpre-nos, então, cooperar com Deus, observando as leis da saúde e da vida. Havendo feito tudo quanto nos é possível, devemos continuar pedindo com fé saúde e força. Devemos comer o alimento que nos conserva a saúde física. Deus não nos dá nenhuma animação quanto a fazer por nós aquilo que podemos fazer por nós mesmos. As leis naturais têm de ser obedecidas. Não devemos deixar de fazer nossa parte. Deus nos diz: "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:12, 13). Não podemos passar por alto as leis da natureza sem desprezar as leis de Deus. Não podemos esperar que o Senhor opere um milagre por nós enquanto negligenciamos os remédios simples que Ele providenciou para nosso uso, os quais, apta e oportunamente aplicados, produzirão miraculoso resultado. Portanto, orem, creiam e trabalhem.” 4

E esses princípios são os que estamos estudando nesse trimestre. “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime alimentar conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios.”5

III. Crendo no invisível


Você conversa com seu anjo da guarda? Às vezes, levanto esta pergunta quando falo na igreja ou em uma conversa pessoal com alguém cristão. Algumas pessoas se espantam diante dessa pergunta, enquanto que outras confirmam o que eu mesmo pratico. Quando faço caminhadas (ou em outras circunstâncias) e me lembro do meu anjo da guarda, olho ao redor para ver se há alguém por perto, e não havendo – claro! – começo a dialogar com ele como faria com um amigo muito especial. Agradeço pelas tantas vezes em que ele tem me protegido de ataques do inimigo que nem tenho percebido, ou de situações perigosas que tenho vivido. Peço a ele que, quando eu puder e estiver em condições emocionais e espirituais, que ele me deixe vê-lo. Peço que ele me faça fiel a Jesus assim como ele e seus amigos anjos não-caídos são fiéis a Deus, que me ensine a obedecer a Jesus com a prontidão com que ele obedece ao seu General divino. Falo em voz alta porque me parece que um anjo não pode saber o que penso, só Deus.

Esse tipo de diálogo com um ser espiritual depende de haver fé que ele existe e é uma forma de praticar a fé no que a Palavra de Deus diz. E ela diz que existem os anjos bons e maus, e que cada pessoa tem um anjo que a protege individualmente, na medida em que não entramos em terreno proibido por Deus.

Costumo manter-me, cada dia, atento, com a mente aberta, para perceber as manifestações de Deus da maneira mais prática possível em minha vida. Muitas vezes, consigo perceber isso, assim como perceber que o inimigo está atacando. As coisas e seres espirituais são parte da realidade. Muitas vezes são quase palpáveis.

A prática do exercício da fé fortalece a mente espiritual, assim como a prática de exercícios físicos fortalece o sistema muscular e ósseo, melhorando a circulação e tantas outras coisas como veremos adiante.

Você já conversou com seu anjo da guarda nesta semana?

IV. Benefícios do exercício físico – I


Em 15 de outubro de 2009 nasceu minha primeira netinha, filha de meu filho. Fui visitá-los para conhecer o bebê e rever toda a família. Fiquei observando várias vezes como o bebê, no berço, sempre estava mexendo as mãozinhas, os bracinhos, as perninhas. O bebê faz isso não porque aprendeu que exercício físico é importante para a saúde e é vida, mas porque responde espontaneamente com movimentos físicos à vida criada por Deus. Uma criança que quase não se movimenta pode estar doente, emocional ou fisicamente. O normal é bebês e crianças estarem em movimento físico. Claro, algumas são exageradas e impulsivas, mas o normal é o movimento do corpo. Toda a fisiologia humana é composta de movimentos nas células, genes, circulação, etc. Movimento é vida, sem dúvida!

Não é possível falar de saúde sem exercícios físicos sistemáticos, não somente em fins de semana, ainda mais com esportes competitivos que geram adrenalina e cortisol!

A primeira e principal razão pela qual eu pratico caminhadas sistematicamente não é por causa da saúde física, mas mental e espiritual! Sei que, praticando exercícios físicos, meu cérebro funcionará melhor, e é isso o que desejo para discernir as coisas de Deus mais nitidamente e mais frequentemente!

“Hábitos físicos corretos promovem superioridade mental.”6

“Há uma íntima relação entre a mente e o corpo, e, a fim de se atingir uma elevada norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam nosso ser físico. Para se conseguir um caráter forte e bem equilibrado, tanto as faculdades mentais como as físicas devem ser exercitadas e desenvolvidas.”7

“A afinidade existente entre a mente e o corpo é muito grande. Quando um é afetado, o outro sente.”8

V. Benefícios do exercício físico – II


Normalmente, as pessoas comentam que, se você tem a intenção de começar um programa de exercícios físicos, deve primeiro procurar um médico, geralmente um cardiologista, para ver se está liberado para estas atividades. Isso é prudente. Entretanto, um colega médico comentou certa vez sobre o que ele havia lido numa revista científica: se a pessoa decide não fazer exercícios físicos, então é que vai ter que procurar um médico!

As pessoas perguntam se devem praticar exercícios em academias. Creio que a melhor forma é ao ar livre e cada um na intensidade e duração possíveis para aquele momento da vida. Alguns estudos científicos dizem que a frequência mínima deveria ser uma hora de exercícios pelo menos 3 vezes por semana ou 30 minutos 6 vezes por semana. Exercícios em grupo numa academia têm a desvantagem de que todos necessitam entrar num mesmo ritmo, num ambiente fechado, e geralmente com música estridente. Exercícios com aparelhos devem ser feitos em situações especiais, mas não como rotina, pois uma das melhores formas de praticar exercícios físicos é a caminhada, sendo a natação também excelente.

No Journal of Applied Physiology (Revista de Fisiologia Aplicada), 18 de novembro de 2008, num artigo intitulado Exercise: The Brain's Fountain of Youth (Exercício: A Fonte da Juventude do Cérebro), sugere que exercícios físicos diários mantêm o cérebro jovem. E a recomendação é não demorar a começar a praticá-los. Quanto mais cedo começar em sua vida, melhor. Pesquisadores verificaram que, se a pessoa demora a começar um programa de exercícios físicos, corre o risco de não ter tantos benefícios porque na medida em que se envelhece, o processo do cérebro criar novas células (neurônios) fica mais lento e, como consequência ocorre mais cedo prejuízo na memória e no aprendizado. Mas será que o declínio mental ligado à idade pode ser revertido com exercícios? Cientistas treinaram ratos para correr em rodas de exercícios em 70% da sua capacidade aeróbica, todos os dias por cinco semanas. Os ratinhos começaram a correr na idade de 8 meses (início da idade madura para um rato) ou na idade de 12 meses (meio da idade idosa dos ratos). Os que se exercitaram todos os dias aumentaram duas vezes e meia mais a produção de novas células cerebrais do que os que não se exercitaram. E esses novos neurônios se integraram com a rede cerebral já existente. Os pesquisadores concluíram também que os exercícios (em esteira) não somente aumentam a quantidade mas fortalecem a qualidade dos novos neurônios. Os ratos que começaram os exercícios no início da idade madura obtiveram melhores resultados comparados com os que iniciaram no fim dela.

Em outro estudo conduzido por Feraz Rahman e colaboradores, Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, feito com 12 pessoas saudáveis com idades entre 60 e 80 anos, observaram que a prática regular de exercícios está associada ao aumento no número total de vasos no cérebro e com um aumento do fluxo sanguíneo nas três principais artérias cerebrais. E isso traria benefícios para as áreas que controlam funções como consciência, memória, resposta emocional e linguagem. Avaliando imagens de ressonância magnética, os especialistas descobriram que aqueles que, por dez anos ou mais, se haviam exercitado cerca de três horas por semana em atividades aeróbicas tinham maior número de pequenos vasos (150, contra 100 dos sedentários) e maior fluxo sanguíneo no cérebro.

Estudo apresentado no 10ª Conferência Nacional sobre Saúde Psicológica da Criança, em Gainesville, Flórida, abril de 2006 e publicado no Pediatric Exercise Science, avaliou 208 crianças com idades entre sete e 11 anos que estavam acima do peso e eram sedentárias, encontrando-se que aquelas que passaram a praticar exercícios físicos após a aula tiveram menor pontuação na escala de raiva, além de melhora no condicionamento físico. Os autores destacam que exercícios físicos podem melhorar o humor e a função cognitiva, fazendo as crianças ter mais autocontrole.

Também é sabido que pessoas com depressão que praticam exercícios físicos diários melhoram mais rapidamente, comparadas com as que não os praticam, mesmo que usem antidepressivos sintéticos. O desafio, porém, é a pessoa deprimida decidir caminhar. Ela precisa entender que o que tem que ser feito não é melhorar para caminhar, mas caminhar para melhorar. Os exercícios físicos promovem a liberação de serotonina e endorfinas, substâncias cerebrais que melhoram o humor triste e aliviam a dor.

VI. Estudo adicional


Você pode colaborar em sua comunidade religiosa e mesmo na vizinhança promovendo caminhadas em grupo. Muitas vezes, um anima o desanimado, e assim todos são beneficiados. Tem gente que gostará da ideia de caminhar em grupo e poderá, com isso, começar um programa de exercícios. Para não forçar o ritmo das pessoas, você pode promover caminhadas, quem sabe segunda, quarta e sexta-feira pela manhã, antes do trabalho.

É melhor prevenir uma doença grave pela prática de exercícios físicos, mesmo que isto exija ter que levantar mais cedo, ou deixar de assistir algum programa na TV à noitinha, no caso de praticá-los ao voltar do trabalho, do que ter que parar sua vida para ser hospitalizado, ter menos discernimento mental ou morrer precocemente.

César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências Bibliográficas

2. White, E.G. – Mente, Caráter e Personalidade [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] v. 2, p. 398.
3. Idem – Medicina e Salvação [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] p. 11, 12.
4. Idem – Mensagens Escolhidas [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] v. 2, p. 346, 347.
5. Idem – A Ciência do Bom Viver [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] p. 127.
6. Idem – Mente, Caráter e Personalidade [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] v. 2, p. 443.
7. Idem – O Cuidado de Deus, [Meditação Matinal, 1995], [Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP] p. 328.
8. Ibid.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 16/04/2010 a 17/04/2010

Sexta, 16 de abril

Opinião

Colocando em ordem nossas prioridades


Tenho um amigo que é frugívoro. Segundo ele, comer qualquer coisa a não ser frutas é altamente prejudicial à saúde. Se ele nos vir comendo qualquer outra coisa, nos dá uma bronca e um sermão sobre a alimentação saudável e a preservação do corpo para o serviço de Deus. Um rápido exame da dieta e dos hábitos de saúde dele indicará que esse meu amigo é dedicado seguidor dos princípios de saúde de Cristo. Contudo, será que isso é tudo o que está envolvido em nosso relacionamento com Ele? Como nos definimos? Como zelotes que andam por aí dando bronca nas pessoas e fazendo com que elas se sintam julgadas e marginalizadas porque optam por comer um sanduíche de vez em quando?

Os crentes piedosos são conhecidos por seus frutos – os frutos do Espírito. Essa frase é um termo bíblico que reúne os nove atributos visíveis de uma vida cristã florescente. De acordo com Gálatas 5:22, 23 (NVI), esses atributos são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Aprendemos pela Bíblia que esses não são frutos individuais dos quais podemos escolher ao acaso os que queremos. Ao contrário, é um só fruto com nove facetas que caracterizam todos os que verdadeiramente andam no Espírito Santo. Coletivamente, essas são as características que todos os cristãos deviam estar produzindo em sua vida com a ajuda do Espírito Santo.

A primeira carta a Timóteo 4:8 nos informa: “O exercício físico tem algum valor; a piedade, porém, tem valor para tudo, porque tem promessa da vida presente e da futura” (New International Version). Note que esse verso não diz que o exercício não tem valor! Diz que o exercício é valioso, mas coloca as prioridades na ordem certa ao dizer que a piedade tem maior valor.

Mãos à obra

1. Desenhe ou pinte sua ideia do que significa “boa saúde”.
2. Escreva seu ponto de vista pessoal sobre os efeitos dos hábitos saudáveis sobre a sua espiritualidade.
3. Escreva um poema ou música sobre sua vida e seu corpo sendo um templo para Deus.
4. Discuta com um grupo os efeitos da saúde sobre a espiritualidade. Partilhe exemplos de como você tem visto isso em sua própria vida.
5. Caminhe durante 30 minutos pelo menos uma vez por dia nesta semana. Você se sente mais relaxado? Está dormindo melhor? Já está aguardando com ansiedade que chegue a hora de caminhar?
6. Peça a Deus que guie você a uma melhor saúde física e espiritual, e para que o Santo Espírito lhe mostre as áreas em que você precisa melhorar.

Jonathan Gerber | República de Cingapura

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 15/04/2010 a 17/04/2010

Quinta, 15 de abril

Aplicação

Seja um ramo forte!


Muitos cientistas acreditam que há uma correlação entre nossa saúde espiritual e nossa saúde física. Os estudos têm demonstrado que os pacientes de câncer são capazes de lutar melhor contra a doença quando têm uma crença espiritual.*

Milagres de cura completa de pacientes terminais deixaram médicos embasbacados depois de terem dito aos membros da família que se preparassem para o pior.

Muitas vezes nosso estresse e depressão na vida brotam do fato de que fomos nos afastando cada vez mais de Deus. Inversamente, quando não cuidamos do corpo, verificamos que nos tornamos maus representantes dEle. Não apenas deixamos de ter a energia necessária para trabalhar com eficiência, mas nos tornamos exemplos ineficazes de Sua “vida abundante” (Jo 10:10).

Jesus disse que Ele é a videira e nós somos os ramos. Portanto, precisamos permanecer ligados a Ele como nossa fonte de força. Precisamos estar fisicamente prontos para fazer o que Ele ordenar, ir aonde Ele guiar, mostrar claramente que ser cristão é um estilo de vida mais saudável. Então, como podemos ser ramos fortes?

Comungue com Jesus diariamente. Ele nos convida a buscar Sua sabedoria, meditar em Sua Palavra e confiar em Sua força. Em retorno, promete dar-nos tudo de que precisarmos (1Cr 28:9; Mt 6:33).

Corra com perseverança. O autor de Hebreus nos encoraja a correr “com perseverança a corrida que nos está proposta” (Hb 12:1, NVI). Para fazer isso, precisamos estar aptos física, espiritual e mentalmente. Devemos exercitar os músculos da fé a fim de suportar as provas que nos sobrevierem. Conquanto nosso treinamento possa ser doloroso e não tão agradável, produzirá “fruto de justiça e paz” (Hb 12:11, NVI).

Seja uma luz. Jesus é a luz do mundo, e deseja que levemos Sua luz a todos os que nos cercam. Ao permanecermos ligados à videira, também somos chamados a dar frutos. Jesus deseja que sejamos uma bênção para as pessoas ao nosso redor. Ele deseja que levemos luz e encorajamento para as pessoas que perderam a esperança, e paz para os que estão com medo. Nossa ligação vertical com Deus Lhe permite ligar-nos horizontalmente com nossa comunidade. A alegria do companheirismo com Ele nos traz um ardor saudável, tanto física quanto espiritualmente (Jo 8:12; 15:2).

*The Washington Post


Mãos à Bíblia

Três pontos devem ser levados em conta em relação a qualquer programa de exercício: frequência, intensidade e duração. (1) Frequência – atualmente, as recomendações são para que nos exercitemos pelo menos seis vezes por semana; (2) Intensidade – a intensidade apropriada de exercício variará de acordo com a idade e a condição médica; (3) Duração – estima-se que 45 a 90 minutos de exercício por dia são o ideal. Seria benéfico exercitar-se pelo menos por 30 minutos, seis dias por semana. A caminhada é uma forma excelente de exercício.

Jimmy Quek | República de Cingapura

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 14/04/2010 a 17/04/2010

Quarta, 14 de abril

Evidência

A ciência prova as leis de saúde


Levítico é um livro que muitas pessoas consideram irrelevante para a sociedade moderna. Contudo, ao explorarmos as razões bíblicas para a aptidão física e espiritual, logo descobrimos que Levítico não é ultrapassado como poderíamos pensar. Na verdade, talvez seja mais relevante do que jamais pudéssemos imaginar.

Levítico é um dos cinco livros de Moisés. Foi escrito primariamente como um livro da lei, com poucas partes históricas. Era parte da Aliança Mosaica que Deus fez com Israel, uma aliança que declarava que Deus cuidaria dos israelitas enquanto eles seguissem Suas leis. Muitas partes de Levítico tratam do comportamento dos sacerdotes durante o tempo de Moisés. Contudo, há muitas partes que ainda são práticas para nós hoje.

Em Levítico 11, Deus fala sobre alimentos limpos e imundos. Nos primórdios da igreja cristã, grande parte disso era considerado irrelevante e sem importância. Contudo, os cientistas estão fazendo cada vez mais descobertas que provam que as leis de Deus são realmente benéficas. Levítico 11:7 e 8 diz que a carne de porco não deve servir de alimento. Hoje em dia, a Organização Mundial da Saúde tem regras estritas para a exportação da carne de porco, pelo fato de esta apresentar risco muito elevado de doenças. Já foi verificado também que outras carnes proibidas por Levítico, como mariscos e outros frutos do mar, também transmitem variedade de doenças.

No que diz respeito ao viver saudável, a Bíblia verdadeiramente estava séculos adiante de seu tempo. Muito antes de os cientistas compreenderem os benefícios para a saúde de uma dieta bíblica, Deus já havia instruído Seu povo a comer e viver de maneira correta. Em Levítico 11:45, Deus nos chama a ser santos porque Ele é santo. Isso inclui o que comemos, o que bebemos e o que fazemos. Deus nos dá leis como essas para que sejamos felizes. Ele nos dá instruções sobre viver de maneira certa, a fim de que nosso corpo seja sadio. Podemos desfrutar muito mais a vida quando vivemos de acordo com Suas regras.

Mãos à Bíblia

5. Como a questão do exercício físico pode ser relacionada com o princípio estabelecido por Paulo em 1 Coríntios 6:19, 20?

Nosso corpo é dom de Deus. Ele não deve ser abusado. A ciência nos mostrou, repetidas vezes, que quase cada aspecto de nosso ser físico é beneficiado pelo exercício. Evidentemente, nem todos fomos chamados para correr um quilômetro em quatro minutos. Mas, em quase todos os casos, podemos nos exercitar suficientemente a fim de nos beneficiar muito, não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente.

Choo Shi En Christon | República de Cingapura

Marcadores: , , ,

terça-feira, 13 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 13/04/2010 a 17/04/2010

Terça, 13 de abril

Testemunho
Mentes fortes, corpos fortes


“Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios. Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios terapêuticos naturais, e da maneira de aplicá-los” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 127).

“Nunca será demais lembrar que a saúde não depende do acaso. É resultado da obediência da lei. Isso é reconhecido pelos competidores nos jogos atléticos e nas provas de resistência. Esses homens preparam-se da maneira mais cuidadosa. Submetem-se a um treino perfeito, e uma estrita disciplina. Todo hábito físico é cuidadosamente regulado. Sabem que a negligência, o excesso ou a indiferença, que enfraquecem ou prejudicam qualquer órgão ou função do corpo, resultariam na derrota certa.

“Quão mais importante é tal cuidado para assegurar o êxito na luta da vida! Não são arremedos de batalhas, aquelas em que nos achamos empenhados. Estamos pelejando um combate do qual dependem resultados eternos. Temos inimigos invisíveis a enfrentar. Anjos maus estão se esforçando para obter o domínio sobre toda criatura humana. Tudo quanto prejudica a saúde não somente diminui o vigor físico como tende a enfraquecer as faculdades mentais e morais. A condescendência com qualquer prática nociva à saúde torna mais difícil a uma pessoa o discernimento entre o bem e o mal, e daí ser mais difícil resistir ao mal. Aumenta o perigo de fracasso e derrota” (Ibid., p. 128).

“O corpo todo se destina à ação; e a menos que as capacidades físicas sejam conservadas sadias mediante exercício ativo, as capacidades mentais não poderão ser usadas muito tempo na sua maior produtividade” (Ellen G. White, Educação, p. 207).

“Tudo que nos diminui a força física enfraquece a mente e a torna menos capaz de discernir entre o bem e o mal. Ficamos menos aptos para escolher o bem, e temos menos força de vontade para fazer aquilo que sabemos ser justo” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 346).

Mãos à Bíblia

4. Leia João 20:24-29. Que significa crer no invisível? Com que frequência você precisa crer sem ver? Isso significa acreditar em qualquer coisa? Qual é a diferença?

Afinal, para alguns, nem toda “prova” do mundo os convencerá a crer. Viver pela fé, então, é continuar naquilo que já sabemos sobre o amor de Deus. Significa confiar em Deus a partir do que já experimentamos. Significa tomá-Lo pela palavra porque Ele nos mostrou Sua bondade e amor – não importando quão difíceis sejam nossas circunstâncias nem o quanto deixamos de ver ou entender.

Faith Toh | República de Cingapura

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual - 12/04/2010 a 17/04/2010

Segunda, 12 de abril

Exposição
Comemorando a aptidão física e espiritual


Planejados de dentro para fora (Sl 139:13-16).
O salmista louva a Deus por criá-lo. Comemora o fato de não ser um acidente! Não foi por acidente que você foi formado – você foi planejado e criado. Você não é um subproduto do curso da natureza. O salmista estava bem ciente disso, e no Salmo 139 louva a Deus, agradecendo a Ele por criá-lo com um propósito. O salmista revela uma consciência singular da graça e propósito de Deus para ele na descrição de como se sente por ter sido feito “de modo especial e admirável” (NVI).

Vasos físicos e espirituais (1Co 3:16; 9:24-27). Ser cristão significa que sua vida não mais é sua, mas de Cristo (Gl 2:20). Seu corpo é a habitação do Espírito Santo, um “templo” de Deus.

Tanto coletiva quanto individualmente, os cristãos são “templos” de Deus. A igreja, como congregação de crentes, forma o “corpo de Cristo” (Rm 12:5), e os cristãos individuais que aceitam a Jesus como seu Salvador são templos espirituais de Deus porque o Espírito Santo mora neles. Esses templos, então, se tornam parte da propriedade de Deus. São santos porque Deus está neles. Paulo adverte os que ousarem pisotear a “santa propriedade” de que Deus tratará devidamente com eles.

Deus não pode permitir que qualquer parte de Sua santa obra seja danificada sem trazer a retribuição. Essa advertência se dirige àqueles que ousarem pensar em tratar mal o povo de Deus, e também ao próprio povo de Deus. Como vasos para o Espírito Santo, precisamos nos manter espiritual e fisicamente aptos a fim de conservar a presença de Deus dentro de nós.

A aptidão tanto física quanto espiritual tem que ver com a autodisciplina cristã. Paulo emprega o exemplo dos jogos coríntios, que eram semelhantes às Olimpíadas, para ilustrar quão importante é a autodisciplina. Como cristãos, precisamos fazer nossa parte para nos mantermos física e espiritualmente aptos. Dessa forma, alcançamos o “prêmio” supremo descrito por Paulo em 1 Coríntios 9:24-27. Os atletas treinam a si mesmos com rotinas rigorosas e dietas especiais para ajudá-los a atingir o melhor desempenho possível. Aqui, Paulo usa os atletas como ilustração para enfatizar a necessidade de autodisciplina na fé cristã. E falar sem agir não vai levar você a parte alguma.

Tudo vem da graça, não das obras (Ef 2:8-10).
Embora empreguemos a autodisciplina cristã para nos manter no trilho, o prêmio na verdade é um presente de Deus. A autodisciplina somente não nos levará a lugar algum. Amor genuíno por nosso Criador, que nos formou com um propósito, nos ajuda a ignorar as coisas que nos distraem para que não alcancemos o prêmio – a eternidade com Deus.

“A graça que salva é a livre e imerecida bondade e favor de Deus; e Ele salva, não pelas obras da Lei, mas através da fé em Cristo Jesus. A graça no ser humano é uma nova vida. Um pecador regenerado se torna alma vivente: ele vive em santidade, havendo nascido de Deus: vive, tendo sido libertado da culpa do pecado pela graça perdoadora e justificadora. ... Nossa fé, nossa conversão e nossa salvação eterna não provêm das obras, para que ninguém se glorie. Essas coisas acontecem não por qualquer coisa que façamos, portanto, toda jactância está excluída. Tudo é dom gratuito de Deus, e efeito de sermos vivificados por Seu poder. Era Seu propósito, para o qual Ele nos preparou ao nos abençoar com o conhecimento de Sua vontade e ao produzir tal mudança em nós por Seu Espírito, que glorificássemos a Deus pela nossa conversação e perseverança na santidade. Ninguém pode, pela Bíblia, abusar dessa doutrina, ou acusá-la de qualquer tendência para o mal. Todos os que o fizerem são indesculpáveis”.1

Completando a corrida da fé (2Tm 4:7; Hb 11:6). Sem fé em Deus não podemos completar a corrida. Paulo enfatiza que, porque guardou a fé, acabou a corrida, e o prêmio o espera, bem como a todos os que completarem a corrida como ele o fez. Física e espiritualmente falando, Paulo reconhece que foi criado para o único propósito de correr a corrida em que sua fé e seu físico haviam sido testados. Pela fé ele correu a corrida e se negou a si mesmo. Pela fé, completou a corrida e reivindicou o prêmio.

Recapitule Hebreus 11:6. “Vir a Deus tem duas pressuposições aqui: (1) a pessoa precisa crer que há um Deus, e então (2) crer que Deus recompensa os que O buscam sinceramente. Crer que Deus existe é apenas o começo; até os demônios creem na existência de Deus (Tg 2:19, 20). Deus não Se contenta com o mero reconhecimento de Sua existência. Ele deseja ter com você um relacionamento pessoal, dinâmico, que transformará sua vida.”2

1. Matthew Henry Concise Commentary. WORDsearch7.
2.
Life Application Concise New Testament Commentary. WORDsearch7.


Mãos à Bíblia
3. Paulo diz que a fé é dom de Deus (Ef 2:8). Mas Hebreus diz que a fé precisa de algo mais. Como assim? Hb 11:6

Como resultado da imobilização de algum membro do corpo, os músculos relacionados com aquela área específica não são usados. Com essa falta de uso, ocorre um processo de atrofia ou enfraquecimento. Os músculos se tornam magros e fracos. Quando termina a cura do osso ou articulação, o movimento começa a retornar e, com o uso e exercício contínuos, a força dos músculos é recuperada. O mesmo se dá com a fé. Se ela não for exercitada, não crescerá.

Nathaniel Tan | República de Cingapura

Marcadores: , , ,

domingo, 11 de abril de 2010

Comemorando a Aptidão Física e Espiritual - 11/04/2010 a 17/04/2010

Comemorando a Aptidão Física e Espiritual


“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam” (Is 40:31).

Prévia da semana: O corpo e a fé são dons de Deus. Somos responsáveis perante Ele por exercitá-los a fim de conservá-los úteis e sadios a Seu serviço.

Leitura adicional: A Ciência do Bom Viver, p. 29-50

Domingo, 11 de abril

Introdução

Apto e sadio


Na última década, o mundo tem visto muitas novas doenças e ameaças à saúde. Os pesquisadores têm sido submetidos ao teste de encontrar soluções para esses desafios, e conquanto possa parecer que estejam fazendo progresso, temos que perguntar a nós mesmos se temos realmente experimentado melhoras em nosso estilo de vida. Será que todo esse aumento de conhecimento verdadeiramente nos torna mais sadios?

Após perceber que alguns dos americanos mais gordos são também dedicados cristãos, o Dr. Don Colbert escreveu dois livros: The Jesus Diet (A Dieta de Jesus) e o livro de receitas What Would Jesus Eat? (O Que Jesus Comeria?). O Dr. Colbert acredita que os pacientes talvez estejam dispostos a dar ouvidos ao que Jesus tenha feito, mesmo que ignorem os conselhos de seus médicos sobre a alimentação saudável. Ele recomenda uma dieta semelhante à dieta mediterrânea, que é rica em cereais integrais, verduras e óleo de oliva, mas que deixa de fora alimentos como carne de porco e mariscos, que contêm ácidos graxos.

Segundo o Dr. Colbert, se as pessoas comerem de acordo com a Bíblia e levarem uma vida equilibrada, podem evitar e até reverter algumas doenças. Contudo, isso não é novo. Instituições estabelecidas, como o Hospital Adventista de Penang e muitas outras instituições de saúde adventistas, têm se apoiado em princípios bíblicos para reverter o diabetes.

Na edição de novembro de 2005 da National Geographic, Dan Buettner escreveu um artigo sobre longevidade, comprovado por estatísticas de pesquisas patrocinadas pelos Institutos Nacionais de Saúde americanos. Essa pesquisa mostra que o adventista comum no Estado da Califórnia vive de 4 a 10 anos mais do que os californianos que não são adventistas. Esses anos extras são atribuídos a uma dieta vegetariana pobre em gorduras e rica em castanhas e leguminosas, bem como à ausência de hábitos como o fumo e o consumo de álcool.

“Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos Seus mandamentos. Pois amar a Deus é obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são difíceis de obedecer.” (1Jo 5:2-3)

Mãos à Bíblia

1. A respeito de que combate fala Paulo, o grande defensor da salvação somente pela fé, em 2 Timóteo 4:7?

2. Em muitos lugares, a Bíblia compara a vida de fé com algum tipo de esforço atlético. Leia os textos seguintes: 1Co 9:24-27; Fp 3:12-14; 2Tm 2:3-5. Que lição básica eles trazem, e como você experimentou em si mesmo o significado desses textos?

Existem muitos benefícios de persistir com um programa de exercícios. A regularidade do exercício é essencial. Deve haver um objetivo e, às vezes, até um prêmio. Esses princípios se aplicam tanto à condição física quanto à espiritual. Para estar espiritualmente preparados, precisamos olhar para Jesus. Precisamos ler Sua Palavra, orar e meditar.

Lionel See Yun Song | Repúbica de Cingapura

Marcadores: , , ,