sábado, 18 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - Resumo Semanal - 18/04/2009 a 18/04/2009

A JORNADA CRISTÃ "ESPERANÇA"
Resumo Semanal - 12/04/2009 a 18/04/2009


Pastor José Orlando Silva
Mestre em Teologia Sistemática

Boa Viagem - Recife

Associação Pernambucana


I. Introdução

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer certa perseverança e a crença de que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. H. Emil Brunner afirma: “Vivemos no passado através da fé, vivemos no futuro através da esperança, e vivemos no presente através do amor.”

Mas, por incrível que pareça, nossa esperança se focaliza no futuro e depende de nosso otimismo no presente. Em seus diferentes períodos, o mundo é impulsionado por uma forma de pensar que delineia seus projetos e estratégias. Isso define também sua ação. Podemos igualmente chamar de cosmovisão essa forma de pensar do mundo em determinado período. Todo início de uma cosmovisão gera um frenesi de otimismo, em que toda esperança é direcionada a essa nova forma de pensar e agir. No início do século 20, não foi diferente. A revolução industrial impulsionou o desenvolvimento. A razão passou a ser o centro e a mola propulsora para tudo, inclusive a moralidade. Esse período, conhecido como lluminismo, Modernismo ou Racionalismo, como queiram, sucedeu a cosmovisão do Teocentrismo, em que Deus era visto como o centro de toda esperança humana.

A razão como centro de tudo não pode manter consolidada a esperança, devido a muitas atrocidades, pelas quais se comprovou quão insensível, frio e egoísta é o coração humano. A segunda guerra mundial, a guerra fria e o terrorismo mundial comprovaram que o ser humano e sua razão não podem nos dar uma esperança concreta e garantida. Nota-se que as novas cosmovisões que surgiram anunciavam o fracasso e a inoperância da filosofia de vida contida na cosmovisão anterior. Nossa esperança não encontrará decepção se for firmada na promessa de Jesus em Sua Palavra. “Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor” (Jr 31:17).

II. Esperança garantida


O profeta Jeremias traz um tom de pessoalidade em suas palavras. Elas nos animam porque comprovam que Deus não nos trata por atacado. Por meio do profeta, o Senhor afirma: “Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jr 31:3). E com relação à esperança, ele afirma que Deus cuida do futuro não apenas do mundo, mas de cada um individualmente. Por isso, declara que “há esperança para o teu futuro” (31:17, grifo nosso). Essa esperança para nosso futuro é garantida, ao passo que a do mundo é incerta e aterrorizante. Os últimos acontecimentos comprovam que, a cada dia que passa, o mundo perde sua esperança.

O interessante é que nossa base da esperança, a Palavra de Deus, nos afirma que o cumprimento da desesperança do mundo comprova a veracidade da base de nossa esperança. A Bíblia nos afirma que a falta de esperança reinará nos últimos dias (2Tm 3:1-4; Lc 21:28). Em contrapartida, esses fatos só devem confirmar a veracidade da Palavra de Deus. Nossa esperança é garantida pela certeza que a Palavra nos assegura de nosso futuro. O homem sempre quis ter domínio sobre o futuro.

O filme “De volta para o futuro” comprova essa intenção, em que o presente e o passado são frequentemente alterados pelo acesso ao futuro. Essa ficção apresenta a intenção humana de querer controlar o futuro. Somente Deus, em Sua Palavra, pode perdoar nosso passado, transformar nosso presente e garantir nosso futuro. E somente em Cristo reside toda a nossa esperança. E isso acontece no momento em que cremos em Jesus. A teologia chama de escatologia essa experiência realizada em Cristo. O próprio Jesus afirmou: “Aquele que Me aceita passa da morte para vida” (Jo 5: 24 e 25). Aqui Ele fala de uma experiência vivida já no momento em que é recebida, e não cumprida meramente no futuro. A presença do próximo século começa aqui e agora, já, quando o poder do reino da graça se faz evidente. O futuro é antecipado pela garantia de nossa esperança trazida à vida daquele que passa a crer em Jesus.

III. Esperança necessária


Como viveríamos sem esperança de vida eterna? Nossa geração é muito breve. Poderíamos dizer que nossa vida terrena é apenas uma amostra temporária do que é a vida. Vida só é vida se for eterna. Veremos que os temas de estudo neste trimestre estão interligados. É necessário que tenhamos esperança diante de uma vida tão breve. Esperança além da sepultura. Esperança eterna. Porque esta vida se inicia com apenas uma garantia: a de que vamos morrer. Por isso, Cristo afirma que “não veio julgar, mas salvar o mundo”. Como se pode julgar quem já nasceu condenado? (Ver Jo 3: 17, 18).

Se na trajetória de nossa vida condenada à morte não nos depararmos com Cristo, nossa verdadeira vida, permaneceremos mortos. Isso revela que precisamos ter esperança. Não qualquer esperança, mas a que tem natureza eterna e transcende a morte. Essa esperança só vem de Jesus e de Sua palavra. Ao falar sobre a morte, o apóstolo Paulo admoesta que não devemos ser ignorantes quanto aos que dormem. Assim, ele declara que, ao ressoar “a trombeta de Deus, ... os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16, 17). E o apóstolo afirma que sua declaração vem da Palavra do Senhor (1Ts 4:15).

Ele incentiva os irmãos para que tenham esperança baseada na Palavra. Seu argumento consiste de forma simples e completa na declaração: “Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que dormem” (1Ts 4: 14). Nossa esperança eterna e além do túmulo se baseia em Jesus, não apenas pelo que Ele disse, mas principalmente pelo que fez. Ele ressuscitou (1Co 15). Por isso, a resurreição de Jesus é a base de toda a nossa esperança e um componenete essencial de nossa experiência de fé (1Co 15: 19). Paulo afirma que nossa esperança não pode ser limitada em Cristo apenas nesta vida, caso contrário seremos os mais infelizes neste mundo.

Somente a esperança respaldada em Jesus, fundamentada em Sua morte e ressurreição nos levará à eternidade. O Ser infinito tornou-Se finito sem deixar de ser infinito, para que, pela fé nEle, o ser finito novamente se tornasse infinito. Aqui está a breve biografia dos que cultivam a esperança em Jesus.

Conclusão


Sem esperança, a vida perde o sentido. Esta é, de fato, o componente vital na caminhada cristã. Sua base está em Cristo: Sua morte e ressurreição torna nossa esperança garantida a partir do momento em que recebemos o Espírito Santo no coração. Ela vai além do túmulo e é a única que nos conduz à eternidade. De fato, somente com uma esperança concreta poderemos ter um futuro garantido. E somente em Cristo a esperança se concretiza e garante nosso amanhã.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 17/04/2009 a 18/04/2009

Sexta, 17 de abril

Opinião
Prepare-se para viver!

O mundo em que vivemos oferece muitas coisas, mas não oferece a verdadeira esperança. Tristeza, dor, doença e morte batem à porta de todos. Sofrimento, desapontamento e desespero visitam cada lar. As vitórias nunca duram, e a alegria se estende apenas por um momento passageiro. Coisas novas se tornam velhas, e coisas brilhantes se tornam embaçadas.

Quanto a nós, cristãos, nossa esperança está no Senhor Jesus Cristo. Nele temos a vida eterna. Através do poder de Sua ressurreição sabemos que uma bem-aventurança eterna nos aguarda além da sepultura. Jó estava ansiando pela vida após a morte quando disse: “E depois que meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus” (Jó 19:26, NVI). Quando alguém, pela fé, confia no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, essa pessoa recebe a certeza dessa maravilhosa esperança. A Bíblia diz que a pessoa passou “da morte para a vida” (Jo 5:24). Jesus Cristo declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em Mim, não morrerá eternamente” (Jo 11:25, 26).

Embora os cristãos sofram as provações e dores deste mundo, nosso conforto está no conhecimento dessa grande esperança, “como âncora da alma, firme e segura” (Hb 6:19).

Sem a esperança do Céu nós, cristãos, temos um fim miserável. Cremos que o amanhã será melhor que o hoje. Amigo, talvez você também tenha essa esperança de vida eterna que transcende a sepultura. Simplesmente admita que você é um pecador, arrependa-se dos seus pecados e confie em Jesus Cristo, o Eterno Filho de Deus, como o pagamento por seus pecados. Ao crer nisso em seu coração e confessar isso com sua boca, o Senhor Deus imediatamente lhe dará a esperança da vida eterna!

1. Faça um pôster com a palavra “esperança” em letras grandes, e desenhe, pinte, fotografe ou recorte uma imagem que expresse o conceito de esperança.
2. Dê uma nova lida em Hebreus 11:1. Como a fé e a esperança se complementam?
3. Ouça o hino “Oh, Que Esperança!” O que esse hino diz sobre a suprema fonte de esperança que temos dentro de nós?
4. Faça alguma coisa concreta para ajudar um amigo ou conhecido a vencer – com a ajuda de Deus – um problema ou questão em sua vida que parece acima de suas forças (por exemplo, apóie alguém que está tentando mudar para um estilo de vida e uma alimentação mais saudável).
5. Cultive uma planta desde a semente. Que evidências você tem de que a semente se tornará uma planta bela e/ou útil? (Já aconteceu antes.) Que evidências você tem de que Deus cumprirá Suas promessas para nós? (Já aconteceu antes.)
6. Pense nas esperanças e sonhos que você tem na vida. Como estão relacionados à esperança suprema que Deus nos dá?

Seth Sabalboro | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança " - 16/04/2009 a 18/04/2009

Quinta, 16 de abril

Aplicação
Esperança reconecta pessoas


8. Em que sentido a esperança do cristão culmina com a segunda vinda de Jesus? Ap 22:7, 10-12, 20. Por que essas promessas são tão importantes para nós?

9. Como o aspecto de tempo mencionado em 2 Pedro 3:8 e 9 afeta nossa compreensão da expressão “sem demora”com relação à segunda vinda?

O evangelho reconecta as pessoas. Une pessoas cujo egoísmo as havia isolado, e então capacita-as a se relacionar melhor com os outros. O evangelho reconecta as pessoas com Deus e umas com as outras.

Apegue-se firmemente à esperança. Como você pode ter certeza de que o que você está esperando vai acontecer? Como você pode se conectar com outros de modo que faça crescer sua esperança e a deles?

Entre. Ouça tão profundamente que as pessoas que contam sua história comecem a acreditar que tudo o que lhes importa é importante para você também. Ajude-as a acreditar nisso, porque é verdade. Lembre-se de que você não pode entrar profundamente na vida de alguém como juiz ou crítico, ou mesmo como conselheiro. Não fique ansioso para descobrir pecados ou corrigir erros. Ao contrário, vá até as pessoas entusiasmado pela visão do que elas irão se tornar quando Cristo habitar no coração delas (Gl 4:19).

Veja. Procure nos outros o que você já viu em você mesmo, tanto de bom como de ruim – nada mais, nada menos. Lembre-se de que o poder para ver claramente o coração de alguém depende, primeiramente, de ver o seu próprio. Espere ver duas realidades básicas: (1) uma fome por Deus que energiza a paixão para adorar e amar, e (2) a determinação de se proteger de mais sofrimento, na recusa em se conectar com qualquer pessoa; uma determinação que nos leva a procurar satisfação nos prazeres que achamos que podemos controlar.

Toque. Muitas pessoas nunca experimentaram pessoalmente como é ter um relacionamento com Cristo. Torne sua prioridade conhecer a Cristo suficientemente bem para experimentar a emoção de desfrutar perfeito amor e esperança, a fim de que você tenha um testemunho inspirador para partilhar, que possa tocar a vida dos que têm contato com você.

Quando você escolhe se apegar à esperança de sua salvação – o próprio Jesus – é como se você estivesse se ligando à Palavra de Deus e se apegando a ela como se sua vida estivesse em jogo. Então, quando vierem os ventos da adversidade, da dúvida, ou perseguição, você conseguirá ficar firme, sem cair.

Sua confiança no futuro está baseada na segurança das promessas de Deus, mesmo quando você não consegue ver qualquer sinal de que essas promessas estão sendo cumpridas. A esperança bíblica está baseada no que Deus disse, não no que podemos ver. Essa é a essência da fé – crer quando não se pode ver.

Rudy Espiritu | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 15/04/2009 a 18/04/2009

Quarta, 15 de abril

Evidência
Surpreendido pelas provas!


7. Em que sentido a vida eterna será diferente de nossa presente existência? 1Co 15:42, 43, 52; Ap 21. Que coisas serão semelhantes?

É importante notar que o Cristo ressuscitado era a mesma pessoa que alguns dias antes havia morrido na cruz. Ele ressurgiu com um corpo “glorificado”, o qual não mais estava sujeito às leis da natureza, como acontece com nosso presente corpo mortal. Mas Ele continuou com a “forma humana” que tinha antes de Sua morte e ressurreição. Ele era a mesma pessoa, reconhecível pela aparência externa, pela voz e pelos gestos. Isso nos dá boa razão para concluir que, em nosso novo “corpo glorioso”, seremos reconhecidos por aqueles que conhecemos nesta vida e que desfrutarão a vida conosco na eternidade.

Então, qual é nossa esperança? Simplesmente esta: que nada, nenhum problema em nossas circunstâncias ou em nosso coração, pode nos impedir de viver o propósito de nossa vida se nos entregarmos a Ele. Se o câncer bloquear esse propósito, Ele encontrará um caminho. Se a depressão nos oprimir, Ele encontrará um caminho. Se o cansaço causado pela falta de sono nos impedir de cumprir a agenda de Deus, Ele encontrará um caminho. Se a falta de dinheiro for uma causa de preocupação, Ele encontrará um caminho.

Quando a doença, o desânimo, os filhos pródigos, a insônia e a luta com o dinheiro são úteis para fazer avançar os propósitos de Deus, eles serão parte de nossa vida. Não erramos em tomar qualquer medida honrosa que pudermos para aliviar nosso sofrimento, e não cometemos erro em agradecer a Deus se as coisas melhorarem. Mas porque nem sempre podemos compreender os propósitos de Deus, erramos ao exigir menos sofrimento, ao fazer disso nossa prioridade máxima, ou ao mudar as circunstâncias para que elas sejam como desejaríamos que fossem.

A esperança para os pais perturbados está em sua confiança no plano bom e justo de um Deus amoroso. Está em sua capacidade de ainda dar a seus filhos e a outros o amor que tem o poder de voltar o coração para Cristo, uma capacidade que é liberada mais plenamente quando eles recebem esse amor de maneira poderosa por parte de outros.

A esperança para pessoas presas em relacionamentos confusos, em que nada é claro, consiste na oportunidade de se conectar com pelo menos algumas pessoas em meio a batalhas contínuas repletas de traições, ressentimento e medo. O apoio que recebemos de outros pode reduzir nosso desejo objetivo de estar no controle quando a vida está fora de controle. E esse apoio aumenta nosso desejo de refletir a Cristo.

Em meio a nossa vida difícil, o evangelho de Jesus Cristo constrói uma ponte entre nós e Deus e entre nós e outras pessoas. Ao aprendermos a transpor essa ponte, a nos conectarmos com Deus e com outras pessoas, viveremos. As lutas continuarão, mas serão tiradas do centro de nossa vida pela realidade do significado, alegria, perseverança e amor. Vida em Cristo juntos – essa é nossa esperança.

Sarah Napigkit |
Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

A Jornada Cristã "Esperança" - 14/04/2009 a 18/04/2009

Terça, 14 de abril

Testemunho
Esperança em momentos tristes


5. Qual é a verdade gloriosa sobre a realidade da morte? 1Co 15:20-26, 50-55; 1Pe 1:3
6. Como a certeza da ressurreição divide a humanidade? 1Ts 4:14
O apóstolo Paulo, em seu famoso capítulo sobre a ressurreição (1Co 15), enfatiza que a esperança da ressurreição é um componente essencial de nossa experiência de fé (v. 12-19). Se não houver ressurreição, nossa fé será inútil.

A doença e a tristeza são os grandes equalizadores da vida. Elas nos afetam a todos, em vários graus. Às vezes, países inteiros sofrem. Em 1994 ficamos horrorizados pela tristeza massiva em Ruanda e na Bósnia. E todos somos tocados por tragédias em menor escala: acidentes, doenças, rupturas familiares, desastres financeiros. A despeito de nossas tendências otimistas, a tristeza visita todos nós.

Mas há o outro lado disso. Não importa quão trágica possa ser nossa vida, não importa se somos dados à depressão e ao desespero, em vez de à felicidade e alegria, nunca somos deixados sem esperança.

Isso ocorre porque a vida não é uma cadeia de circunstâncias acidentais. A vida tem uma dimensão espiritual que sempre pode ser encorajada pelo amor, misericórdia e graça de Deus.

“Se seus tesouros terrestres forem tirados, você não deve lamentar, pois Eu [Cristo] lhe darei o tesouro celestial. Se Eu remover os mais caros objetos de ligação terrestre, suprirei a falta com mais de Mim mesmo. É no momento da mais profunda tristeza que envio os mais ricos sinais de Minha graça. Farei com que a alma aflita rompa em cânticos de louvor e ações de graça. ‘Foi-me bom ter passado pela aflição.’ As provas e perdas que lhe sobrevêm são para purificá-lo e refiná-lo, e prepará-lo para a imortalidade” (Ellen G. White, Manuscript Releases,v. 7, p. 140).
“Tornando-Se o substituto do homem, levando sobre si a maldição que sobre ele devia cair, Cristo Se empenhou em favor da humanidade para manter a santa e exaltada honra da lei de Seu Pai. ... Deus deu o mundo nas mãos de Cristo, para que Ele reivindique completamente as exigências da lei, e torne manifesta a santidade de cada princípio” (Ellen G. White, Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 17).

“Não se requer de nós, como cristãos, que andemos de rosto comprido, suspirando como se não tivéssemos esperança nem Salvador. Isso não glorifica a Deus. Ele deseja que estejamos contentes. Deseja que estejamos cheios de louvor ao Seu nome. Que haja luz em nosso semblante e alegria em nosso coração. Temos uma esperança incomparavelmente mais alta que quaisquer prazeres que o mundo possa dar, e esse fato deve ser tornado manifesto” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 146).

É incrível! Não importa o que estejamos sofrendo, podemos estar certos de que Deus nunca nos deixará sem esperança.

E-li Santillan Curameng | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 13/04/2009 a 18/04/2009

Segunda, 13 de abril

Exposição
Você tem esperança?


3. Como Jesus descreve a mudança radical que toma lugar quando ouvimos Sua palavra e cremos nEle? Jo 5:24

4. Que tipo de vida pode ser a nossa? Jo 10:10. O que significa isso, e como devemos experimentar essa promessa?

“Existem duas chaves para se atingir o melhor da vida. A primeira é saber que a fonte dessa vida é encontrada somente em Cristo (Jo 14:6; 6:33-58; 1Jo 5:11, 12). Onde Jesus estiver, ali haverá vida (Jo 11:25, 26). A segunda chave para atingir a vida é crer (1:4, 12). É pelo contínuo relacionamento com Jesus que as pessoas se apropriam da vida que é sempre encontrada em Jesus (3:16, 36)(Jon Paulien, The Abundant Life Bible Amplifier: John, p. 189).

Uma pergunta persiste. A última pergunta – e talvez a mais importante – que fazem as pessoas que estão sofrendo: O que podemos esperar exatamente se decidirmos obter ajuda para nossos problemas?

“À medida que sua consciência vai sendo despertada pelo Espírito Santo, você passa a ver algo da malignidade do pecado, de seu poder, sua culpa, sua miséria; e o olha com aversão. Sente que o pecado o separa de Deus, que você está cativo do poder do mal. Quanto mais você luta por escapar a ele, tanto mais reconhece a própria impotência. Seus motivos são impuros; impuro é seu coração. Você vê que a vida tem sido repleta de egoísmo e pecado. Almeja então o perdão, a pureza, a liberdade, a harmonia com Deus, Sua semelhança. O que você pode fazer para alcançá-las?

“Paz, eis sua necessidade – o perdão, a paz e o amor celestes no coração. O dinheiro não a pode comprar, não a consegue a inteligência, nem a sabedoria a alcança. Mas Deus vo-la oferece como um dom, ‘sem dinheiro e sem custo’ (Is 55:1). Ela lhe pertence: basta que você estenda a mão. Diz o Senhor: ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão (Is 1:18). ‘Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês’ (Ez 36:26).

“Você já confessou seus pecados e de coração a eles renunciou. Resolveu entregar-se a Deus. Vá, pois, a Ele e peça-Lhe que o lave de seus pecados e lhe dê um coração novo” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 49).

Pessoas sem esperança não têm futuro. Mas quando a esperança é restaurada, a vida é restaurada. Isso é especialmente verdade para aqueles que conhecem a Cristo. Ele dá uma base segura para a esperança. Prometeu voltar à Terra para nos levar ao lar eterno (Jo 14:3; 1Ts 4:17). Até então, há ajuda através do poder do Espírito Santo, e aguardamos o cumprimento dessa gloriosa promessa. Quando Cristo vive em nosso coração, temos uma esperança viva.

Às vezes, a vida pode parecer esmagadora, mas Deus nos oferece esperança. Paulo escreveu: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15:13, NVI).

Essa esperança está viva em seu coração? Se não, admita que você é um pecador. Confie em Cristo como seu Salvador. Ele lhe dará uma esperança que faz a vida valer a pena. Ninguém que espere em Deus estará sem esperança.

“Ao operar Deus no coração, e entregar o homem sua vontade a Deus, e com Ele cooperar, ele manifesta na vida aquilo que Deus operou em seu íntimo pelo Espírito Santo, e há harmonia entre o propósito do coração e a prática da vida” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas,v. 1, p. 397).

É tentador olhar para o bem que está sendo feito no mundo e declarar que nessas áreas está nossa esperança, que podemos melhorar a qualidade de vida através de rigorosa disciplina e crescente dedicação à santidade pessoal, ao bem-estar espiritual e a busca dirigida de Deus. Até certo ponto, todas essas medidas são parte de nossa esperança, porque elas ajudam, gerando freqüentemente efeitos desejáveis.

Mas (e há um mas) nenhuma dessas coisas boas parece fornecer o tipo de esperança que as pessoas que estão sofrendo precisam. Algumas lutas não parecem ser afetadas por essas medidas – lutas como a preocupação com as circunstâncias, com a saúde, com as finanças, com as pessoas que amamos, com relacionamentos confusos, com uma igreja em que há fofoca e não há uma solução clara, e com a agonia que acompanha batalhas pessoais contra coisas como a lascívia ou o alcoolismo que continuam, a despeito de nossas orações e boas resoluções.

Muitos de nossos problemas são singularmente humanos. Isto é, refletem nossa luta para viver como pessoas que deviam desfrutar perfeita unidade numa comunidade que adora a Deus. Com todas as suas imperfeições, a comunidade do povo de Deus provê recursos de que precisamos para viver com propósito e significado neste mundo hostil. Quer nossa comunidade consista de apenas mais um indivíduo além de nós, ou de um pequeno grupo, a simples verdade é que precisamos viver com outras pessoas que conhecemos e que nos conhecem, pessoas de quem recebemos algo e a quem damos algo em troca.

As boas-novas são que um pouquinho de bondade praticada faz mais para nos abençoar do que muita maldade praticada faz para nos prejudicar. Isso ocorre porque a bondade praticada provém de uma ligação com Deus. A bondade promove o crescimento em sabedoria e no poder do evangelho.

Pense nisto


1. Quais eram suas esperanças quando criança? Que tipo de coisas você espera agora? O que faz a diferença?
2. Ao amadurecer em sua caminhada com Deus, como você espera que suas esperanças mudem?

Farrah del Rosario-Paterniti | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

domingo, 12 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 12/04/2009 a 18/04/2009

ESPERANÇA

Jornada Cristã - Esperança
“Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm” (1Pe 3:15).

Prévia da semana: A esperança que temos em Cristo é um elemento integral da fé cristã. Sem ela, seríamos infelizes. Permita que a esperança afete verdadeiramente sua perspectiva de vida.

Leitura adicional: O Grande Conflito, capítulo 17

Domingo, 12 de abril

Introdução
Há esperança para o mundo?

1. O que Jesus destacou como uma das características do tempo do fim? Lc 21:25, 26
A Bíblia nos adverte de que devemos esperar labutas, sofrimento e infortúnios até que Jesus volte. O fato de testemunharmos essas coisas só deve confirmar a veracidade da Palavra de Deus.

2. Que esperança Jesus nos oferece em meio a todo o tumulto e terror do mundo? Lc 21:28

Com guerras e rumores de guerras, a violência largamente difundida, e o colapso da família, a paisagem social e econômica do mundo se tornou completamente triste. Só há uma esperança para este mundo: A segunda vinda – a volta de Jesus Cristo para reinar como soberano sobre a Nova Terra. No princípio deste reinado como rei da Nova Jerusalém, Ele reunirá Seu povo disperso para morar com Ele. Ali todos se regozijarão no Senhor Deus do Céu e da Terra. Esta finalmente descansará da guerra, da doença e da fome. Haverá paz abundante em todos os aspectos da vida.

O que a Bíblia diz sobre a esperança? A maioria das pessoas entende esperança como auto-ilusão. Contudo, isso não é o que a Bíblia quer dizer com esperança. A definição bíblica de esperança é “expectativa, confiança”. É uma firme certeza quanto às promessas de Deus (Rm 8:24, 25; Hb 11:1, 7). A esperança é um componente fundamental da vida cristã (Pv 23:18). Sem esperança, a vida perde o significado (Lm 3:18; Jó 7:6), e na morte não há esperança (Is 38:18; Jó 17:15). Os justos que confiam no Senhor, ou colocam nEle Sua esperança, serão ajudados (Sl 28:7), e não serão confundidos, envergonhados nem desapontados (Is 49:23). Os justos que têm esta confiança em Deus têm uma confiança geral em Sua proteção e ajuda (Jr 29:11), e estão livres de medo e ansiedade (Sl 46:2, 3).

É mais fácil compreender o que é a esperança examinando-se primeiro a desesperança. Quando não temos esperança, somos deixados com o desespero. Falta de esperança é falta de propósito, solidão e isolamento. A falta de esperança leva à depressão. Sem esperança, o espírito humano cai numa espiral descendente rumo à destruição. A esperança é a força ou impulso que faz com que sigamos em frente até que tenhamos obtido aquilo pelo qual esperávamos.

A esperança é uma força que opera no coração humano, ou mente subconsciente. A esperança é igualmente poderosa, quer brote do erro ou da verdade. A falsa esperança pode motivar uma pessoa à ação, de maneira tão poderosa quanto a esperança que vem das promessas de Deus. Contudo, é eterna somente a esperança vinda do Eterno. A esperança nas promessas do mundo deixa você numa desesperança eterna – um pensamento que dá calafrios.

Nesta semana estudaremos em que consiste a esperança cristã e como ela realça nossa vida enquanto esperamos a volta de Cristo.

April E. Barba | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,