domingo, 12 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 12/04/2009 a 18/04/2009

ESPERANÇA

Jornada Cristã - Esperança
“Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm” (1Pe 3:15).

Prévia da semana: A esperança que temos em Cristo é um elemento integral da fé cristã. Sem ela, seríamos infelizes. Permita que a esperança afete verdadeiramente sua perspectiva de vida.

Leitura adicional: O Grande Conflito, capítulo 17

Domingo, 12 de abril

Introdução
Há esperança para o mundo?

1. O que Jesus destacou como uma das características do tempo do fim? Lc 21:25, 26
A Bíblia nos adverte de que devemos esperar labutas, sofrimento e infortúnios até que Jesus volte. O fato de testemunharmos essas coisas só deve confirmar a veracidade da Palavra de Deus.

2. Que esperança Jesus nos oferece em meio a todo o tumulto e terror do mundo? Lc 21:28

Com guerras e rumores de guerras, a violência largamente difundida, e o colapso da família, a paisagem social e econômica do mundo se tornou completamente triste. Só há uma esperança para este mundo: A segunda vinda – a volta de Jesus Cristo para reinar como soberano sobre a Nova Terra. No princípio deste reinado como rei da Nova Jerusalém, Ele reunirá Seu povo disperso para morar com Ele. Ali todos se regozijarão no Senhor Deus do Céu e da Terra. Esta finalmente descansará da guerra, da doença e da fome. Haverá paz abundante em todos os aspectos da vida.

O que a Bíblia diz sobre a esperança? A maioria das pessoas entende esperança como auto-ilusão. Contudo, isso não é o que a Bíblia quer dizer com esperança. A definição bíblica de esperança é “expectativa, confiança”. É uma firme certeza quanto às promessas de Deus (Rm 8:24, 25; Hb 11:1, 7). A esperança é um componente fundamental da vida cristã (Pv 23:18). Sem esperança, a vida perde o significado (Lm 3:18; Jó 7:6), e na morte não há esperança (Is 38:18; Jó 17:15). Os justos que confiam no Senhor, ou colocam nEle Sua esperança, serão ajudados (Sl 28:7), e não serão confundidos, envergonhados nem desapontados (Is 49:23). Os justos que têm esta confiança em Deus têm uma confiança geral em Sua proteção e ajuda (Jr 29:11), e estão livres de medo e ansiedade (Sl 46:2, 3).

É mais fácil compreender o que é a esperança examinando-se primeiro a desesperança. Quando não temos esperança, somos deixados com o desespero. Falta de esperança é falta de propósito, solidão e isolamento. A falta de esperança leva à depressão. Sem esperança, o espírito humano cai numa espiral descendente rumo à destruição. A esperança é a força ou impulso que faz com que sigamos em frente até que tenhamos obtido aquilo pelo qual esperávamos.

A esperança é uma força que opera no coração humano, ou mente subconsciente. A esperança é igualmente poderosa, quer brote do erro ou da verdade. A falsa esperança pode motivar uma pessoa à ação, de maneira tão poderosa quanto a esperança que vem das promessas de Deus. Contudo, é eterna somente a esperança vinda do Eterno. A esperança nas promessas do mundo deixa você numa desesperança eterna – um pensamento que dá calafrios.

Nesta semana estudaremos em que consiste a esperança cristã e como ela realça nossa vida enquanto esperamos a volta de Cristo.

April E. Barba | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial