sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Jornada Cristã - FÉ - 10/04/2009 a 11/04/2009

Sexta, 10 de abril

Opinião
"A certeza das coisas que se esperam"

Hebreus 11:1 dá uma clara definição de fé. É “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Ao lermos esse verso, devemos perguntar a nós mesmos como a fé é a convicção “de fatos que se não veem”. Deus não requer que O sigamos cegamente. Não criou o mundo e simplesmente nos abandonou para que nos virássemos sozinhos ao buscarmos a esmo o significado da vida e a existência de algum Ser Maior. Ao contrário, as coisas em que cremos através da fé são baseadas em evidências físicas, mentais e até filosóficas.

Mas o que significa “a certeza de coisas que se esperam”? “Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência” (Rm 8:24, 25).

Esperamos muitas coisas. Esperamos passar nos exames semestrais da escola. Esperamos que nossos amigos vão ao nosso casamento. Esperamos que ninguém note a mancha de comida que espirrou em nossa camisa. Depois de o evento ter passado, não esperamos mais essas coisas. Elas se tornam passado. A fé, contudo, requer esperança. Por exemplo, se não esperamos a segunda vinda de Cristo, não cremos que ela irá acontecer. Não podemos verdadeiramente ter fé em nada se não esperamos algo. Nossa fé não é algo criado apressadamente pela maneira como descuidadamente usamos a palavra fé. Fé é mais do que outra palavra frequentemente usada por uma denominação ou um candidato político. Fé é o conhecimento do que esperamos e a prova que encontramos dessa mesma esperança.

Temos apenas duas escolhas quando a evidência da verdade nos é apresentada: aceitação ou rejeição. Não seja tolo em pensar que uma delas requer fé e a outra não. Cada escolha é baseada na evidência de coisas que não podemos detectar. Que a evidência dessas coisas leve você a uma compreensão de sua esperança. Então você terá fé.

Dicas

1. Releia Hebreus 11 pensando em ocasiões de sua vida em que você demonstrou fé. Agora, re-escreva sua própria versão desse capítulo, com pelo menos uma dúzia de exemplos (por exemplo: “Pela fé eu...”).
2. Ouça ou cante o hino “Fé dos Nossos Pais” (Hinário Adventista do Sétimo Dia,no 258). Re-escreva as palavras em linguagem mais contemporânea.
3. Converse sobre fé com alguém que tenha pelo menos o dobro da sua idade. Peça que essa pessoa conte experiências sobre quando sua fé foi posta à prova e fortalecida.
4. Ore para que Deus dê a você oportunidades de fortalecer a fé.
5. Coloque uma venda nos olhos e permita que outra pessoa guie você por alguns lugares durante alguns minutos. Como se sente ao colocar outra pessoa no controle?
6. Seja um cristão radical, saindo do seu caminho habitual nesta semana para mostrar a alguém o amor de Cristo.

Kerri Purkeypile | Omaha, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial