domingo, 5 de abril de 2009

A Jornada Cristã - FÉ - 05/04/2009 a 11/04/2009




“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”
(Ef 2:8, 9, NVI).

Prévia da semana: Nossa experiência de fé deve servir de guia na vida. Estudando a Bíblia e desenvolvendo comunhão com Cristo, podemos permitir que a fé se manifeste em todos os aspectos da vida.

Domingo, 5 de abril

Introdução
A corda salva-vidas da fé

Que é fé? Uma definição simples poderia ser: “Fé é uma obediente confiança na realidade, no poder e no amor de Deus, revelado em Seus atos e em Suas promessas a nós.” Fé é um milagre, um dom de Deus.

1. Como o apóstolo Paulo destaca a característica da fé como um dom? Ef 2:8

Assim como não podemos ser completamente humanos sem amor, sem fé não podemos ser o que Deus planejou que fôssemos. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).

2. Como podemos nos preparar para o dom da fé? Isto é, que mudanças devemos fazer em nossa vida para que nos tornemos mais receptivos a esse dom? Rm 10:17; veja também Hb 11:6.

A plataforma se encontrava bem no alto, acima de mim, escarnecendo de mim, mas ao mesmo tempo me chamando. Minha família e eu havíamos escolhido passar um dia num ginásio local de escalada de rochas, praticando nossas habilidades. Como um escalador de rochas principiante, eu ouvia o instrutor, tentando obter conhecimento de como segurar a corda, enquanto eu amarrava outro escalador. Eu esperava enquanto os freios eram ajustados e os mosquetões eram travados. Cada passo devia aumentar a segurança do escalador.

O momento chegou bem rápido. Observei a primeira pessoa subir a escada. Primeiro, era preciso subir um trecho segurando nos apoios de mão laterais da viga de aço. Depois, era preciso subir uns três metros numa escada de cordas, e depois subir mais até alcançar uma plataforma que estava a 15 metros do solo. O primeiro escalador fez tudo parecer tão fácil!

Eu sabia que, quanto mais esperasse, mais difícil se tornaria subir até a plataforma. Logo me vi sentando ao lado do instrutor na plataforma. Novamente observei e ouvi enquanto as instruções eram dadas. Quando o instrutor disse que eu estava pronto, tive a convicção de que a corda me sustentaria. Tinha aprendido como segurar a corda, e sabia que, se eu permitisse que a corda fizesse o seu trabalho, não cairia para a morte certa.

Sentando na beirada da plataforma, me equilibrei para escorregar para baixo e deixar a corda sustentar todo o meu peso. Eu tinha que ter fé e crer que a corda era meu salva-vidas. Se eu não me deixasse cair da plataforma, a corda nunca faria o trabalho que devia fazer.

Até eu colocar minha fé em prática confiando na corda, na verdade não tinha fé. Como cristãos, nossa fé em Deus precisa ser colocada em prática. Muitas vezes, dizemos que temos fé e cremos que Ele está na direção, mas então tomamos o controle de nossa vida e não permitimos que Ele faça Sua obra em moldar nosso caráter.

Gary Wagner | Spencerport, EUA

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial