quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Jornada Cristã - FÉ - 09/04/2009 a 11/04/2009

Quinta, 9 de abril

Aplicação
Os ABCs da fé

Doutrinas são importantes. Embora creiamos que são verdadeiras as doutrinas de nossa igreja, nossa fé não está ancorada em um sistema doutrinal, mas em Jesus. Doutrinas não são um fim em si mesmas. Elas nos ajudam a entender melhor Jesus e o que Ele fez por nós.

11. O que o Novo Testamento diz sobre a importância da sã doutrina? 1Tm 4:16; Tt 2:1

12. Qual é a relação entre a salvação e a fé na fonte da vida? Jo 3:36; 6:35

13. Qual é a convicção fundamental sobre a qual a igreja está construída? Mt 16:13-19

A passagem de Mateus 16 tem sido usada frequentemente como prova de que o apóstolo Pedro deve ser considerado o fundador da igreja cristã. Essa ideia não tem apoio bíblico. Ao contrário: Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está construída (veja 1Pe 2:4-8).

E agora? Você já ouviu falar dos “heróis”, mas não está se sentindo muito fiel. Afinal de contas, Hebreus 11:6 salienta que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Como você e eu podemos chegar pelo menos perto da fé deles?

Peça a fé. Em Marcos 9:17-24 encontramos a história de um menino possesso de um espírito imundo. Jesus disse ao pai que acreditasse que o espírito podia ser expulso. O homem respondeu: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (NVI). A fé é um fruto do Espírito (Gl 5:22). Não é seu fruto; é fruto do Espírito. Peça-Lhe que ajude você a vencer sua incredulidade.

Comporte-se com fé. De acordo com Tiago 2:18 e 19, nossa vida é um barômetro leal de nossa fé. Qual foi a última vez em que você intencionalmente conversou sobre Cristo com seus amigos? Ou qual foi a última vez em que você ajudou as pessoas de sua comunidade? Qual foi a última vez em que você entrou na escuridão para partilhar um pouco da luz com a qual você foi abençoado? “Até os demônios crêem.” Mas nós agimos, respondemos, fazemos. Nós nos comportamos com fé.

Veja a fé. Quando você pede fé e começa a se comportar com fé, ou a agir com fé, de repente você vê o que a fé faz através do poder de Jesus Cristo. Gideão derrotou milhares com algumas tochas, trombetas e jarros (Jz 6 e 7). Davi derrotou um gigante com uma pedra (1Sm 17). Raabe salvou sua família (Jz 2, 6). Ester salvou uma nação (Et 8). Talvez você não enxergue antes de dar o passo da fé; mas sempre pode olhar para trás e ver o que a fé operou.

“Deus é fiel” (1Co 1:9). Não há necessidade de se preocupar com o que outros possam dizer ou pensar. Não podemos perder tempo tentando controlar as coisas das quais Deus está cuidando. Depois que demos as chaves de nosso coração para o Espírito, compreendemos que toda a nossa existência está sob Seu controle, e que apenas através da fé poderemos agradá-Lo (Hb 11:6).

Aaron Purkeypile | Omaha, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial