segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Esperança" - 13/04/2009 a 18/04/2009

Segunda, 13 de abril

Exposição
Você tem esperança?


3. Como Jesus descreve a mudança radical que toma lugar quando ouvimos Sua palavra e cremos nEle? Jo 5:24

4. Que tipo de vida pode ser a nossa? Jo 10:10. O que significa isso, e como devemos experimentar essa promessa?

“Existem duas chaves para se atingir o melhor da vida. A primeira é saber que a fonte dessa vida é encontrada somente em Cristo (Jo 14:6; 6:33-58; 1Jo 5:11, 12). Onde Jesus estiver, ali haverá vida (Jo 11:25, 26). A segunda chave para atingir a vida é crer (1:4, 12). É pelo contínuo relacionamento com Jesus que as pessoas se apropriam da vida que é sempre encontrada em Jesus (3:16, 36)(Jon Paulien, The Abundant Life Bible Amplifier: John, p. 189).

Uma pergunta persiste. A última pergunta – e talvez a mais importante – que fazem as pessoas que estão sofrendo: O que podemos esperar exatamente se decidirmos obter ajuda para nossos problemas?

“À medida que sua consciência vai sendo despertada pelo Espírito Santo, você passa a ver algo da malignidade do pecado, de seu poder, sua culpa, sua miséria; e o olha com aversão. Sente que o pecado o separa de Deus, que você está cativo do poder do mal. Quanto mais você luta por escapar a ele, tanto mais reconhece a própria impotência. Seus motivos são impuros; impuro é seu coração. Você vê que a vida tem sido repleta de egoísmo e pecado. Almeja então o perdão, a pureza, a liberdade, a harmonia com Deus, Sua semelhança. O que você pode fazer para alcançá-las?

“Paz, eis sua necessidade – o perdão, a paz e o amor celestes no coração. O dinheiro não a pode comprar, não a consegue a inteligência, nem a sabedoria a alcança. Mas Deus vo-la oferece como um dom, ‘sem dinheiro e sem custo’ (Is 55:1). Ela lhe pertence: basta que você estenda a mão. Diz o Senhor: ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão (Is 1:18). ‘Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês’ (Ez 36:26).

“Você já confessou seus pecados e de coração a eles renunciou. Resolveu entregar-se a Deus. Vá, pois, a Ele e peça-Lhe que o lave de seus pecados e lhe dê um coração novo” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 49).

Pessoas sem esperança não têm futuro. Mas quando a esperança é restaurada, a vida é restaurada. Isso é especialmente verdade para aqueles que conhecem a Cristo. Ele dá uma base segura para a esperança. Prometeu voltar à Terra para nos levar ao lar eterno (Jo 14:3; 1Ts 4:17). Até então, há ajuda através do poder do Espírito Santo, e aguardamos o cumprimento dessa gloriosa promessa. Quando Cristo vive em nosso coração, temos uma esperança viva.

Às vezes, a vida pode parecer esmagadora, mas Deus nos oferece esperança. Paulo escreveu: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15:13, NVI).

Essa esperança está viva em seu coração? Se não, admita que você é um pecador. Confie em Cristo como seu Salvador. Ele lhe dará uma esperança que faz a vida valer a pena. Ninguém que espere em Deus estará sem esperança.

“Ao operar Deus no coração, e entregar o homem sua vontade a Deus, e com Ele cooperar, ele manifesta na vida aquilo que Deus operou em seu íntimo pelo Espírito Santo, e há harmonia entre o propósito do coração e a prática da vida” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas,v. 1, p. 397).

É tentador olhar para o bem que está sendo feito no mundo e declarar que nessas áreas está nossa esperança, que podemos melhorar a qualidade de vida através de rigorosa disciplina e crescente dedicação à santidade pessoal, ao bem-estar espiritual e a busca dirigida de Deus. Até certo ponto, todas essas medidas são parte de nossa esperança, porque elas ajudam, gerando freqüentemente efeitos desejáveis.

Mas (e há um mas) nenhuma dessas coisas boas parece fornecer o tipo de esperança que as pessoas que estão sofrendo precisam. Algumas lutas não parecem ser afetadas por essas medidas – lutas como a preocupação com as circunstâncias, com a saúde, com as finanças, com as pessoas que amamos, com relacionamentos confusos, com uma igreja em que há fofoca e não há uma solução clara, e com a agonia que acompanha batalhas pessoais contra coisas como a lascívia ou o alcoolismo que continuam, a despeito de nossas orações e boas resoluções.

Muitos de nossos problemas são singularmente humanos. Isto é, refletem nossa luta para viver como pessoas que deviam desfrutar perfeita unidade numa comunidade que adora a Deus. Com todas as suas imperfeições, a comunidade do povo de Deus provê recursos de que precisamos para viver com propósito e significado neste mundo hostil. Quer nossa comunidade consista de apenas mais um indivíduo além de nós, ou de um pequeno grupo, a simples verdade é que precisamos viver com outras pessoas que conhecemos e que nos conhecem, pessoas de quem recebemos algo e a quem damos algo em troca.

As boas-novas são que um pouquinho de bondade praticada faz mais para nos abençoar do que muita maldade praticada faz para nos prejudicar. Isso ocorre porque a bondade praticada provém de uma ligação com Deus. A bondade promove o crescimento em sabedoria e no poder do evangelho.

Pense nisto


1. Quais eram suas esperanças quando criança? Que tipo de coisas você espera agora? O que faz a diferença?
2. Ao amadurecer em sua caminhada com Deus, como você espera que suas esperanças mudem?

Farrah del Rosario-Paterniti | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial