sábado, 15 de maio de 2010

Descanso e Restauração - Resumo Semanal - 15/05/2010 a 15/05/2010

Descanso e restauração
Resumo Semanal - 09/05/2010 a 15/05/2010



Dr. Cesar Vasconcellos de Souza www.portalnatural.com.br

Há duas formas de descanso: interno e externo. O interno tem que ver com você, sua mente, sua consciência. O externo refere-se a influências do meio ambiente e de outras pessoas sobre sua vida.

Para obter descanso interno, por exemplo, é importante aprender a lidar com sua angústia ou tristeza (ver comentários da lição 6, domingo, 2 de maio), também aprender a não absorver problemas que não são de sua responsabilidade, refletir quando provocado e escolher agir com serenidade e não reagir com irritabilidade, saber desligar-se com amor das pessoas que estão descontroladas, o que significa evitar se envolver em situações de estresse e conflitos evitáveis, deixando a outra pessoa assumir as consequências de seus atos. “Homem [ou mulher] de grande ira tem de sofrer o dano; porque se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo novamente” (Pv 19:19). Também é possível conseguir descanso interior praticando a oração da serenidade: “Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para perceber a diferença entre umas e outras.” Veja que nessa oração a pessoa pede serenidade, coragem e sabedoria. E Deus concede isto ao que pede e crê.

O descanso externo envolve colocar limites e dizer “não” quando for adequado. Ele vem ao se aprender a pedir ajuda. Deus usa pessoas para nos auxiliar, confortando, trazendo ideias, dando apoio, etc. Tal descanso ocorre quando você se torna mais assertivo, ou quando diz o que pensa sem agressividade, com sabedoria e quando sabe que o melhor é ficar calado. Muitos “engolem” o que precisaria ser falado e não descansam. Também é importante aprender a estar só e gostar disto, em vez de sempre ter que estar com pessoas ao redor. Ficar só o tempo todo ou acompanhado o tempo todo, pode impedir o descanso.

Finalmente, perfeccionistas precisam decidir se querem ser felizes ou ter razão, porque tendem a querer provar sempre que estão certos, o que pode gerar irritação, tensões nos relacionamentos, e não descanso.
“Cristo raramente buscou alguma vez provar que a verdade é verdade. Ilustrava a verdade em todos os seus ensinos, e deixava, depois, a Seus ouvintes a liberdade de aceitá-la ou rejeitá-la, segundo escolhessem. Não forçou ninguém a crer.”2
Quando Jesus convidou os apóstolos para descansar em um lugar sossegado, Ele sabia que centenas de pessoas queriam Sua ajuda. Como Ele conseguia descansar sabendo disso? Ele confiava que o Pai cuidaria delas. Quando você está no seu limite e mais pessoas pedem sua ajuda, vá descansar em paz com a crença de que Deus, o Pai, cuidará delas e que a única solução para elas não tem que ser você.

I. Sem tempo

Um turista foi a um país visitar um famoso sábio e ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.

– Onde estão seus móveis? – perguntou o turista.

– E o sábio, bem depressa, perguntou também: – E onde estão os seus...?

– Os meus?! – surpreendeu-se o turista. – Mas eu estou aqui só de passagem!

– Eu também... – concluiu o sábio – a vida na Terra é só uma passagem ... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes.

As pessoas são mais importantes do que as coisas e muitas vezes os pais não têm tempo para os filhos porque estão trabalhando demais – dizem eles – para dar coisas boas aos seus filhos. Tem bom senso isso?
“O dinheiro não nos pertence; não nos pertencem casas e terras, quadros e mobiliário, vestidos e luxos. Somos peregrinos, somos forasteiros, e temos apenas asseguradas as coisas necessárias à saúde e à vida. ... Nossas bênçãos temporais são-nos dadas em confiança, a fim de se provar se nos podem ser confiadas as riquezas eternas. Se somos achados fiéis a Deus, então receberemos aquela adquirida possessão que deve ser nossa própria: glória, honra e imortalidade.”3

Quando conhecidos se encontram, é comum falarem dos filhos adultos, dizendo que estão “bem”, referindo-se à vida financeira deles. O conceito mundano de sucesso é ter ótimo salário, status, e bens materiais. Não é um conceito mesquinho e reduzido de sucesso? Jesus era pobre materialmente; então, Ele não era bem-sucedido?

Do ponto de vista capitalista, o sucesso é oposto ao sucesso segundo Deus. A ideia capitalista é de que sucesso depende de ter coisas, e induz ao apego e acúmulo de bens, incentiva a competição, consumo sofisticado, valorização de “grandes eventos”, e prega que as coisas são mais importantes que as pessoas. Sucesso segundo Jesus Cristo depende de você ser um com Ele, leva ao desapego material, ao consumo simples e preservação ambiental, valoriza as pequenas coisas da vida, incentiva o ato de compartilhar e prega que as pessoas são mais importantes do que as coisas.

“Para a tarefa de levar avante Sua obra, Cristo não escolheu os doutos nem os eloquentes do Sinédrio judaico ou do poder de Roma. Passando por alto os ensinadores judaicos cheios de justiça própria, o Mestre por excelência escolheu homens humildes, iletrados, para proclamar as verdades que deviam abalar o mundo. Ele Se propôs a preparar e educar esses homens para que fossem dirigentes de Sua igreja. Eles, por sua vez, deviam educar outros e enviá-los com a mensagem evangélica. Para que pudessem ter sucesso em sua obra, deviam receber o poder do Espírito Santo. Não pelo poder humano ou humana sabedoria devia o evangelho ser proclamado, mas pelo poder de Deus.”4

Aqueles que estão sempre super ocupados tendem a não separar tempo para o convívio familiar nem consigo mesmos. Dizem não ter tempo para meditar em assuntos espirituais e viver melhor a afetividade com a família. Entre 55 e 60 anos de idade podem apresentar tristeza e angústia nunca antes sentidas de modo perturbador como agora, após trabalho duro e sucesso material. Esses não reservaram tempo para curtir o afeto na família, meditar em assuntos espirituais, conviver calmamente com a natureza. Podem ter sido muito controladores, autoritários, talvez buscando afetividade ao nutrir relações de dependência das pessoas para com eles. Isso não funciona para saúde mental. Pode funcionar para produzir dinheiro, mas alto padrão de vida é diferente de qualidade de vida. Sintomas dolorosos podem surgir no futuro porque talvez não tenha havido o cultivo de afetividade com as pessoas e nem consigo mesmos no passado. Tais pessoas parece que funcionaram como máquinas. Agora, a necessidade de afeto mal vivida no passado grita através de sintomas no corpo e na mente.

Nosso corpo e mente funcionam melhor quando temos períodos regulares de descanso. Se você forçar a fisiologia, surgirão sintomas como aviso da sobrecarga. “A doença é um esforço da natureza para libertar o organismo de condições resultantes da violação das leis da saúde.”5

Muito interessante, essa definição! Ela diz que a doença é uma atitude de defesa quando você maltrata seu corpo/mente. Exemplo de algo físico: comer alimento contaminado pode causar diarreia e ela é um esforço do organismo para eliminar o que o está envenenando. Eliminando o alimento contaminado, o corpo se refaz e a diarreia acaba. Exemplo de algo mental: fobia é medo exagerado e debilitante. Pessoas com fobia de usar elevador, por exemplo, usam escadas mesmo em prédios altos. A fobia é um esforço da mente para libertar a pessoa da angústia que ela não está sabendo administrar conscientemente. Se aprender a ver a angústia, trabalhar com os conflitos que a produziram ou produzem, a fobia pode desaparecer. (Ver lição 6, domingo 2 de maio).
II. Necessidade de descanso

Certo ditado diz que, se não pararmos na vida para viver com saúde, a vida nos irá parar talvez com uma doença. Interessante é que os níveis de cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais, são mais altos pela manhã porque ele é um hormônio importante para o metabolismo do corpo e seu funcionamento durante o dia. Quando chega a noite, os níveis de cortisol caem, para que ocorra o respouso. E, ao contrário disso, no fim do dia, ao escurecer, e se a pessoa permanece em ambiente escuro ao dormir, aumenta a produção de um neuro-hormônio, a melatonina.

Dormir é fundamental para o descanso da mente e do corpo. A melatonina, então, produzida por uma glândula existente em nosso cérebro, a pineal, exerce papel fundamental durante o sono. Assim como acontece com a serotonina, ela também é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano, obtido de alimentos como nozes, legumes, banana, arroz integral, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. O triptofano se transforma em serotonina, e esta, em melatonina. A concentração de serotonina fica aumentada na glândula pineal de dia, enquanto há luz, ao contrário do que ocorre com a melatonina. Quando a luz incide na retina, o nervo óptico e suas conexões neuronais levam até a glândula pineal estas informações, inibindo a produção da melatonina. O pico da produção de melatonina ocorre entre 2 e 3 horas da madrugada, havendo estilo de vida normal. Quanto menos melatonina houver, pior será o sono. E quanto pior for o sono, mais cansaço haverá.

Além de induzir o sono, a melatonina é poderoso agente antioxidante que, como outros antioxidantes, pode retardar o processo de envelhecimento. Como antioxidante, ela parece reduzir o nível do cortisol. Há também evidências de que a melatonina estimula a produção de hormônio do crescimento (GH).

“Uma pessoa sob stress produz normalmente mais adrenalina e cortisol. Para cada molécula de adrenalina formada, quatro moléculas de radicais livres serão produzidas e ,com isso, a probabilidade de lesão nas células aumenta. Além disso, a adrenalina e o cortisol induzem a formação de uma enzima “a triptofano pirolase”, capaz de destruir o triptofano antes que este atinja a glândula pineal. Com isso, nem a melatonina é fabricada e nem a serotonina (o que pode gerar compulsão a hidrato de carbono, com tendência a aumento de peso e depressão).

A melatonina é uma substância antirradical livre, portanto, antioxidante. Ela é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica (membrana que protege o cérebro), portanto, capaz de desempenhar funções em nível neuronal. Essa ação é de fundamental importância na proteção dos neurônios contra as lesões dos radicais livres. Nosso tecido cerebral é muito mais suscetível à ação dos radicais livres que qualquer outra parte do nosso organismo. Na medida em que os níveis de melatonina vão caindo, pode haver um simultâneo declínio na função cerebral.

As desordens do sono podem ser também um dos efeitos do decréscimo da melatonina. Com o envelhecimento, a glândula pineal passa a funcionar menos, e ocorre uma queda na produção da melatonina. Isso acaba fazendo com que alguns pacientes idosos reclamem da qualidade do sono ou de insônia, porém, pode ser que durmam com facilidade quando não deveriam, durante o dia, assistindo televisão, etc.

A melatonina vem se destacando como agente de manutenção da harmonia e do funcionamento do sistema imunológico.

Ela parece ser capaz de aumentar a mobilidade e atividade das células de defesa, fortalecer a formação dos anticorpos, facilitar a defesa contra os vírus, moderar a superprodução de corticoides gerados pelo stress prolongado ou repetitivo e equilibrar a função da tireoíde, a qual atua diretamente na produção de importantíssimas células de defesa, os linfócitos T.”6
III. Descanso na presença de Deus

Nada como o convívio diário com Jesus pela oração para obter serenidade, calma, descanso. “Entrando em comunhão com o Salvador, penetramos na região da paz.”7 E deve ser um tempo de oração e meditação pessoal, individual. Não deve ser algo rápido, de poucos minutos, porque não funciona assim. Só se constroem relacionamentos profundos quando há longo tempo de convívio.

Também o convívio com pessoas amáveis, calmas, mansas, serenas, nos descansa. Você consegue relaxar com uma pessoa agitada ao seu lado, que não para de falar?

O descanso que o Senhor Jesus oferece não é encontrado em lugar nenhum, a não ser nEle. “Sejam quais forem suas ansiedades e provações, exponha o caso perante o Senhor. Você será fortalecido para a resistência. O caminho se abrirá para libertá-lo de todo embaraço e dificuldade. Quanto mais fraco e impotente você se reconhecer, tanto mais forte se tornará em Sua força. Quanto mais pesados forem os seus fardos, tanto mais abençoado será o descanso em os lançar sobre seu Ajudador. O descanso que Jesus oferece depende de condições, mas estas são plenamente especificadas. São condições que todos podem cumprir. Ele nos diz como podemos obter Seu descanso.”8

A doutrina da justificação pela fé, quando entendida e praticada, produz um descanso que nada no mundo pode oferecer. É incrível que basta crer em Jesus e em Sua justiça para sermos declarados justos diante de Deus e, pela fé, recebermos Sua pureza e ter paz!
IV. Descanso diário

O sono é produzido por atividades cerebrais específicas. É incrível, mas durante o sono há mais descargas de neurônios do que durante a vigília. Certas funções endócrinas mudam durante o sono: a pressão arterial e a frequência cardíaca diminuem; o hormônio do crescimento(GH) é secretado no Estágio 4 do sono NREM (veja adiante), e exercícios físicos podem estimular a secreção de GH diminuída por problemas neste período; a temperatura corporal nos últimos estágios do sono diminui, etc.

“O sono é dividido em duas categorias: sono REM (“Rapid Eye Movements“) e sono não REM (“Non-Rapid Eye Movements”) e este é classificado em 4 fases.

Durante o período de sono, normalmente ocorrem de 4 a 6 ciclos bifásicos com duração de 90 a 100 minutos cada, sendo cada um dos ciclos composto pelas fases de NREM, com duração de 45 a 85 minutos, e pela fase de sono REM, que dura de 5 a 45 minutos.
Vigília ou estágio 0
Ocorrem movimentos oculares aleatórios e um acentuado tônus muscular. Após 5 a 15 minutos no leito, o indivíduo alcança o primeiro estágio do sono. O período de tempo entre o ato de se deitar e o de adormecer denomina-se latência de sono.
Estágio 1
É a transição entre o estado de vigília e o sono, induzido pela melatonina, que passa a ser liberada. Corresponde a 2 a 5% do tempo total deste. Ocorre redução do tônus muscular.
Estágio 2
Corresponde a 45-55% do sono total. Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.
Estágio 3
Comumente, observa-se combinado ao estágio 4. Os movimentos oculares são raros, e o tônus muscular diminui progressivamente. Corresponde a 3 a 8% do sono total.
Estágio 4
Corresponde a 10 a 15% do sono total. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina; o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.
Sono REM
O indivíduo apresenta máxima hipotonia da musculatura esquelética, exceto pelas oscilações da posição dos olhos, dos membros, dos lábios, da língua, da cabeça e dos músculos timpânicos. É neste período que ocorre a maioria dos sonhos e corresponde a entre 20 e 25% do sono total.
Veja os diferentes tipos de ondas cerebrais nas diferentes fases ou estágios do sono: 9
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/imagens/fases.gif V. Descanso semanal

Como os observadores do sábado descansam nesse dia, se têm geralmente muitas atividades como missionários, líderes leigos, pastores neste dia? Creio que o trabalho espiritual para Deus produz descanso mental, ainda que o corpo físico se canse por fim. A capacidade que o Espírito Santo coloca na pessoa para ela executar a vontade de Deus nesse dia especial produz muita energia. “O renovador poder do Espírito Santo lhes deu [aos estudantes missionários] energia prática e salvadora.”10

“...o Espírito Santo Se comunicará com todos os que estão fazendo trabalho para Deus, e os que são dirigidos pelo Espírito Santo serão um poder a serviço de Deus para erguer, fortalecer e salvar aqueles que estão prestes a perecer.”11

Os preceitos divinos da Lei Moral, os Dez Mandamentos, têm como finalidade gerar saúde individual e social. Imagine se o mundo todo observasse os princípios dos Dez Mandamentos! “Deus quer que sejamos felizes, e nos deu os preceitos da lei para que, obedecendo-lhes, tenhamos alegria.”12 “Mostremos que as leis da natureza, sendo leis de Deus, são destinadas ao nosso bem; que a obediência a elas traz felicidade nesta vida, e auxilia no preparo para a vida por vir.”13

Vimos na lição 5, segunda-feira feira, 26 abril, que há o biorritmo em nosso organismo – circaseptano – um ritmo de 7 dias, também encontrado em macacos, cachorros, ratos e outros seres. Isto parece revelar que o Ritmo do Sétimo-Dia é um mecanismo normal existente na fisiologia de organismos vivos e que indica a necessidade de descanso.
VI. Estudo adicional

“Todo pecado, toda ação injusta, toda transgressão da lei de Deus influi com força mil vezes maior sobre o praticante do que sobre a vítima. Toda vez que se abusa ou se faz mau uso de uma das gloriosas faculdades com que Deus enriqueceu o homem, essa faculdade perde para sempre uma parte de seu vigor e nunca mais será como era antes de sofrer o abuso. Todo abuso infligido a nossa natureza moral nesta vida é sentido não só no tempo presente, mas também na eternidade. Embora Deus perdoe o pecador, a eternidade não ressarcirá a perda voluntária experimentada nesta vida.

“Ingressar na próxima vida futura destituídos de metade do poder que poderia ser levado para lá é um terrível pensamento. Os dias de graça perdidos aqui por não adquirir uma habilitação para o Céu constituem uma perda que jamais será recuperada. As capacidades de fruição serão menores na vida futura por causa dos maus-tratos e do abuso das faculdades morais nesta vida. Por mais alto que cheguemos na vida futura, poderíamos elevar-nos cada vez mais se houvéssemos aproveitado ao máximo os privilégios e as áureas oportunidades que nos foram conferidos por Deus para desenvolvermos nossas faculdades no tempo presente, nesta existência probatória.”14

Ao ler, anos atrás, o texto acima, me impressionei porque pensava que a vida no Céu, após Jesus voltar, consertaria em mim todos os estragos desta existência atual. Veja que não é assim. Há uma perda que será sentida até na eternidade. Então, o cuidado com a saúde hoje produz repercussões também para a vida por vir.

César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da American Psychosomatic Society. Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências bibliográficas: 2. White, E.G. – Evangelismo, p. 171, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 3. Idem – O Lar Adventista, p. 367, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 4. Idem – Serviço Cristão, p. 25, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 5. Idem – A Ciência do Bom Viver, p. 127, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 6. http://gballone.sites.uol.com.br/geriat/melatonina.html 7. White – A Ciência do Bom Viver, p. 250, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 8. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 329, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 9. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html 10. Idem – O Colportor Evangelista, p. 35, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 11. Idem – Beneficência Social, p. 132, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 12. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 308, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 13. Idem – Evangelismo, p. 526, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 14. Idem – Este Dia com Deus [Meditação Matinal, 1980], p. 348, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 14/05/2010 a 15/05/2010

Sexta, 14 de maio

Opinião
Não é mais um golpe


Você já recebeu um e-mail ou carta declarando que você ganhou uma viagem ao redor do mundo ou um prêmio em dinheiro que você pode receber após fazer um “pequeno” pagamento? Essas ofertas “generosas” são geralmente golpes que deixam a vítima pior do que estava antes. Em resultado, geralmente sou cético a respeito de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Contudo, Mateus 11:28-30 nos apresenta uma proposta que sou incapaz de recusar. Diz: “Vocês estão exaustos? Esgotados? Cansados de religião? Venham a Mim! Venham comigo e vocês recuperarão a vida. Eu lhes mostrarei como ter verdadeiro descanso. Andem comigo e trabalhem comigo – observem como Eu faço. Acompanhem-Me e vocês aprenderão a viver livremente e levemente” (The Message). Quem pode resistir a uma oferta como essa?

Jesus sabe que de vez em quando precisamos de uma parada. Sua proposta de nos conceder descanso é uma garantia de que podemos receber exatamente isso se formos a Ele. Essa é uma oferta que nunca teremos que deletar de nossa caixa de correio virtual. O astucioso artista, o diabo, procura enganar-nos e nos fazer acreditar que podemos e precisamos carregar nossos fardos sozinhos. Nosso Criador, por outro lado, enviou um presente de descanso para você, e você só precisa recebê-lo.

Tendo crescido num lar adventista, sempre aguardei o sábado ansiosamente. É o único dia da semana em que o Senhor nos ordena não trabalhar. Ele não precisa me dizer isso duas vezes! No sábado, durante 24 horas, estou liberta de todas as minhas preocupações e cuidados. Não tenho que me apressar para cumprir prazos nem me preocupar em encontrar tempo para fazer tudo o que preciso. Com todo o descanso físico, mental e emocional que obtenho no sábado, sou purificada, consertada e rejuvenescida, restaurada e capacitada a enfrentar todas as tarefas que aparecerem em meu caminho durante a semana. O descanso é um remédio barato para uma pessoa exausta. Por que não investir num pouco de descanso hoje?

Mãos à obra

1. Pinte ou desenhe uma figura que represente descanso para você. Pendure-a em seu quarto para lembrá-lo(a) do que Deus deseja para você.
2. Fique com os filhos pequenos de um casal para que eles possam passar algumas horas juntos à noite. Dê-lhes um cartão com as palavras de Jesus aos discípulos: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco.”
3. Faça uma trilha de oração. Crie diferentes estações onde os participantes possam meditar em versos bíblicos e desfrutar o descanso da natureza.
4. Recapitule os passos para um descanso melhor alistados na lição de quinta-feira. Em que áreas você precisa se concentrar para ter descanso?

Jenine Knibb | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 13/05/2010 a 15/05/2010

Quinta, 13 de maio

Aplicação
A importância do descanso


Descansar no Senhor não é algo que possa ser espremido dentro de alguns minutos apressados de devoção pela manhã. Requer que tomemos tempo para desacelerar o ritmo e obter certa perspectiva de vida. O livro de Hebreus nos assegura que, no fim de nossa jornada, “ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus” (Hb 4:9, NVI).

Na sociedade de hoje, está ficando cada vez mais difícil descansar. Nossa preocupação com o trabalho, a escola e outras atividades rouba-nos o descanso tranquilo. Às vezes, parece que nosso corpo nos força a ficar doentes para que finalmente possamos descansar. Mas há medidas mais fáceis que podemos tomar para que tenhamos descanso:

Procure ter um sono de qualidade à noite. Como qualquer computador ou máquina que requer manutenção com o tempo, nosso corpo também precisa de reparos. O sono recarrega o cérebro e repara o corpo do desgaste. Programe-se para ter pelo menos 6 a 8 horas de sono. A falta de sono por períodos prolongados de tempo pode afetar nosso raciocínio e capacidade de decisão. O que Satanás mais gosta é de um cristão privado do sono cuja capacidade de pensar claramente e fazer escolhas sábias fica prejudicada.

Alimente-se bem. Planeje suas refeições de forma a incluir alimentos de todos os grupos alimentares. Tenha um bom desjejum e um bom almoço, mas tome uma refeição leve à noite. É difícil dormir com o estômago cheio.

Exercite-se regularmente. O exercício pode ajudar o cérebro a passar de um papel para outro e preparar o corpo para o descanso. Contudo, não se exercite imediatamente antes de dormir, ou seu corpo ficará excitado demais para descansar.

Passe tempo de qualidade com Deus. A adoração nos leva para mais perto dEle, nos ajuda a nos concentrarmos no que é importante e cria um sentimento de calma. Evite levar o fardo do pecado para a cama com você. Entregue esse fardo ao seu Salvador. Na verdade, Ele já tomou esse fardo lá na cruz quando morreu por seus pecados.

Resolva os conflitos. Leia Efésios 4:26. Resolva ao máximo que puder os desacordos e desavenças antes da hora de dormir, especialmente dentro do lar. Isso permite que você tenha um descanso tranquilo.

Mãos à Bíblia


7. Que diz a Bíblia sobre a importância do descanso? Gn 2:1-3; Êx 20:8-11

O verbo hebraico descansou vem da mesma palavra sábado (shabbat). Esse fato mostra como estão entranhados na Criação o sábado e o descanso que ele realmente oferece.

8. Jesus disse que “o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Qual foi o contexto dessa declaração, e o que realmente significa?

É para reflexão e deleite dos dons maravilhosos que Deus deu o sábado a nós. É um tempo para contemplar a bondade de Deus.

Latoya Natalie McFarlane | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 12/05/2010 a 15/05/2010

Quarta, 12 de maio

Evidência
Aspectos básicos da restauração


Perguntei a alguns amigos o que lhes vinha à mente quando ouviam a palavra descanso. Para alguns, isso significava cochilos à tarde, paz e quietude, aconchego numa poltrona favorita, ou estar num abrigo seguro, longe das tensões deste mundo agitado. Certamente o descanso desempenha um papel vital em nosso bem-estar. Hoje nos concentraremos no descanso como parte da mensagem de saúde da igreja, sob duas perspectivas: o descanso espiritual e o descanso físico.

O descanso espiritual é tão importante quanto o descanso físico. Estudos científicos têm mostrado que o repouso inadequado e, pior ainda, a falta de horas de sono pode ter efeitos prejudiciais, levando ao envelhecimento prematuro, desordens nervosas e mudanças de humor. Durante o sono, o corpo realiza funções vitais que são cruciais para a saúde e a longevidade. O fato de que certas funções que ocorrem durante o sono levam à restauração é um símbolo de nosso descanso em Cristo, que leva à restauração espiritual. Somente quando descansamos nEle podemos experimentar a restauração espiritual.

A restauração física ocorre quando aderimos às leis naturais, sendo uma delas o repouso. O descanso espiritual paralelo se encontra em Mateus 11:28-30, onde Jesus convida os que estão cansados para que O busquem e nEle encontrem descanso. Eclesiastes 5:12 declara que “o sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir” (NVI). Alguém que trabalha muito, mas confia em Deus – ou seja, descansa em Jesus – dormirá fisicamente bem, porque não se preocupa com o amanhã. Sem dúvida, a falta de repouso adequado à noite afeta nossa maneira de participar no repouso sabático. É também importante compreender que o descanso espiritual que Jesus nos chama a desfrutar remove os sentimentos de culpa que muitas vezes levam à infelicidade e à falta de paz.

Assim como o descanso físico é necessário para a vida, o descanso espiritual é essencial tanto para a vida aqui quanto na eternidade. Como Deus descansou no sétimo dia após criar este mundo (Gn 2:2, 3; Êx 20:8-11), assim o mesmo sábado é hoje um lembrete semanal para nós de que Jesus é nosso Criador e Salvador.

Mãos à Bíblia

Leia Gênesis 1. Durante os dias da Criação, o entardecer e o amanhecer definiam cada dia. Deus estava criando um ritmo natural que permitisse o ciclo de trabalho e descanso, a fim de rejuvenescer e restaurar o corpo em um padrão regular.

6. Mencione alguns fatores que podem impedir que se tenha uma boa noite de sono.

Eis algumas sugestões para ajudar você a ter um sono melhor: (1) exercite-se diariamente; (2) mantenha o quarto a uma temperatura confortável; (3) evite comer antes de dormir; (4) evite tensão e excitamento antes de dormir; (5) evite álcool, pílulas para dormir e cafeína.

Robert Bennett | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

terça-feira, 11 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 11/05/2010 a 15/05/2010

Terça, 11 de maio

Testemunho
"Eu lhes darei descanso"


Sendo enfermeira, aprendi que realmente só há um convite que posso fazer a uma pessoa muito doente, e o convite são as palavras de Jesus em Mateus 11:28-30.

Leia-as agora, se já não o fez.

“Essas palavras de conforto foram dirigidas à multidão que seguia Jesus. O Salvador dissera que unicamente por meio dEle poderiam os homens receber o conhecimento de Deus. Falara de Seus discípulos como daqueles a quem fora confiado o conhecimento de coisas celestiais. Mas não deixou que ninguém se sentisse excluído de Seu cuidado e amor. Todos quantos estão cansados e oprimidos, podem se chegar a Ele.

“Os escribas e os fariseus, com sua meticulosa atenção às formas religiosas, sentiam a falta de qualquer coisa que ritos de penitência nunca podiam satisfazer. Os publicanos e pecadores podiam pretender estar satisfeitos com o sensual e o terrestre, mas tinham no coração a desconfiança e o temor. Jesus olhava aos aflitos e oprimidos de coração, aqueles cujas esperanças pereciam, e que buscavam aquietar em meio das alegrias terrestres os anseios de sua alma, e convidava todos a nEle buscar alívio.

“Ordenava ternamente aos cansados: ‘Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas’ (Mt 11:29) (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 328).

“O jugo é posto sobre os bois a fim de ajudá-los a puxar o peso, aliviando-o. O mesmo se dá com o jugo de Cristo. Quando o nosso querer for absorvido pela vontade de Deus, e nos servirmos de Seus dons para beneficiar os outros, leve nos parecerá o fardo da vida. Aquele que trilha o caminho dos mandamentos de Deus, anda em companhia de Cristo, e em Seu amor encontra paz o coração. Quando Moisés orou: ‘Rogo-Te que agora me faças saber o Teu caminho, e conhecer-Te-ei’, o Senhor lhe respondeu: ‘Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar’ (Êx 33:13 e 14).

“Os que se apegam à palavra de Cristo, e se entregam à Sua guarda, e a vida a Seu dispor, encontrarão paz e sossego. Coisa alguma no mundo os pode entristecer, quando Jesus os alegra com Sua presença. Na perfeita conformidade há descanso perfeito” (Ibidem, p. 331).

Mãos à Bíblia

5. Qual é o convite de Jesus a todos nós? Mt 11:28-30. Qual é o seu entendimento sobre o que Jesus está dizendo aqui? Mais importante, qual tem sido sua experiência com essa promessa em sua vida?

Um sono profundo basta para o descanso físico. As férias podem nos dar descanso emocional. Mas onde podemos encontrar descanso espiritual, alívio dos assuntos mais profundos do coração? Jesus está pronto a dar descanso espiritual a todos os que forem a Ele. O que inclui esse descanso? Inclui libertação da dor e da culpa que acompanha o esforço humano de ser aceito por meio de boas obras. Que maravilhoso descanso encontramos quando aprendemos a confiar em Jesus!

Rita Ann Newman | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 10/05/2010 a 15/05/2010

Segunda, 10 de maio

Exposição
Restaurados no descanso de Jesus


Trabalho e descanso antes da entrada do pecado (Gênesis 1; 2). Considerando que, de acordo com o provérbio grego, “o princípio é a metade de tudo”, decidi recapitular toda a história da Criação. Fiquei entusiasmado ao perceber que a experiência inicial do homem com Deus envolveu em grande parte o descanso! “Note o simbolismo do que ocorreu na Criação. Deus trabalhou seis dias, depois descansou no sétimo, após Sua obra ter sido completada. Mas, para Adão e Eva, o processo foi inverso. Eles primeiro descansaram no sábado e depois vieram os seis dias de trabalho. Eles não tiveram nada que ver com o ato criador de Deus. Entraram em cena no fim da semana da Criação. Simplesmente receberam dEle a vida e todas as bênçãos do Éden como um... presente.”1

Antes da entrada do pecado na Terra, Deus deu a Adão e Eva a tarefa de cuidar do Jardim do Éden e cultivá-lo. A Adão, Deus deu também a responsabilidade de dar nome aos animais (Gn 2:20). Isso confirma que não fomos feitos para ser apenas seres contemplativos. Também fomos criados para interagir com a criação por meio do exercício do corpo e da mente.

O rejuvenescedor descanso do sábado (Êx 20:8-11; 23:12; Mc 2:27). Nunca foi plano de Deus que o sábado fosse um fardo físico ou cerimonial. No contexto do cerimonialismo rabínico, Jesus declarou que “o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27, NVI). O sábado é um presente muito grande para que fiquemos sobrecarregados com cerimonialismo ou com excesso de trabalho. Após Adão e Eva terem pecado, começaram a se deteriorar, com o restante da criação. Começaram a experimentar cansaço, dor e fome. O reabastecimento diário por meio do sono se tornou um ciclo importante e parte do que o sábado promovia era uma oportunidade para o repouso físico essencial. Leia Êxodo 20:8-11 e 23:12. Quando o corpo é restaurado, a mente fica melhor preparada para funcionar da maneira que Deus pretendia que ela funcionasse.

“O mandamento do sábado é singular entre os dez. É o único que não é um dever moral óbvio. Por quê? Em meio às rígidas exigências da Lei, Deus nos oferece descanso no quarto mandamento. Os outros nove nos dizem o que precisamos fazer para com Deus e o próximo. Mas o sábado nos instrui a descansar no que Deus fez por nós. Êxodo 20 nos lembra da Criação finalizada de Deus em nosso favor. Deuteronômio 5 nos convida a descansar no sábado em memória da redenção que Ele efetuou para nós.”2

Pausa para a paz (Mc 6:30-32). Em diferentes pontos entre a tarde de sexta-feira, 26 de março, e a tarde do sábado, 27 de março de 1999, tive a oportunidade de conhecer o Dr. Samuele Bacchiocchi em sua primeira visita à Jamaica, e ouvi-lo, viajar e almoçar com ele.

Não me lembro exatamente como assumi o compromisso de acordar cedo no sábado pela manhã no dormitório, e depois viajar com o pastor Wellington, o Dr. Bacchiocchi (ou Dr. Sam, como ele gostava de ser chamado) e meu amigo Sean Brooks numa equipe de quatro pessoas que fariam uma viagem de uma hora da Universidade de Mandeville até minha cidade natal, Kingston, onde percorremos as igrejas. Contudo, lembro-me do almoço que tivemos na mansão do irmão Ashton Tai, e de um pedido especial que o Dr. Sam fez depois do almoço. Perguntou ao irmão Tai se poderia descansar uma hora antes de voltar para os compromissos da tarde. Essa necessidade me faz lembrar Marcos 6, quando Jesus disse a Seus discípulos: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6:31, NVI). Como embaixadores de Cristo, especialmente pastores e obreiros médicos, precisamos descansar um pouco, afastar-nos de vez em quando, buscando estar a sós.

Descansando em Jesus (Mt 11:28-30). Finalmente, se nossa mente não estiver em Cristo, o descanso físico não restaurará plenamente o corpo. Cristo declarou: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (Mt 11:28-30). Este é o convite de Cristo. A única forma de encontrarmos supremo e harmonioso descanso enquanto trabalhamos para o supremo bem é aceitarmos a Cristo, e então aprendermos dEle e O seguirmos.

1. Robert S. Folkenberg, We Still Believe: After 150 Years of Waiting, Watching, Hoping (Nampa, Ida.: Pacific Press Pub. Assn., 1994), p. 63.
2. Martin Weber, Some Call it Heresy (Hagerstown, Md.: Review and Herald Pub. Assn., 1985) p. 94.


Mãos à Bíblia

Quantas pessoas – acometidas pela doença e, finalmente, forçadas a descansar, e por muito tempo – teriam saúde se tão-somente tivessem ouvido o que seu próprio corpo lhes dizia! Mais cedo ou mais tarde, vamos descansar – de uma forma ou de outra. A pergunta é: Por que não fazer isso da melhor maneira possível?

3. Que sinais seu corpo lhe envia, dizendo que é hora de diminuir a velocidade e descansar? Você os está ouvindo?

4. Que razão é dada para o descanso? Êx 23:12

Ryan O'Neil Seaton | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

domingo, 9 de maio de 2010

Descanso e Restauração - 09/05/2010 a 15/05/2010

Descanso e Restauração


“Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles [os discípulos] não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: ‘Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco’” (Mc 6:31, NVI).

Prévia da semana: Deus projetou que nosso corpo funcionasse em ciclos equilibrados de trabalho e repouso. Precisamos cooperar com as exigências de nosso corpo a fim de alcançar um equilíbrio saudável.

Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, p. 359-363

Domingo, 9 de maio

Introdução
A necessidade de restauração total


Tenho observado minha família numa semana normal de trabalho e notado quanto a escola e o trabalho podem exigir de nós. A intensidade de nossas atividades do dia a dia requer que tiremos um merecido descanso. Contudo, nunca parecemos encontrar tempo para ele.

Pense sobre seu próprio cronograma de atividades. Quanta ocupação você tem com aulas, tarefas escolares, seu emprego, sua família? E você ainda precisa tirar tempo para comer e para limpar seu quarto ou sua casa. Se você tem uma família com filhos pequenos, as exigências sobre seu tempo são ainda mais intensas. O que se pode fazer?

Diz-se que é necessário descansar para que alguém funcione nas melhores condições físicas, mentais e espirituais. Obter esse descanso era parte do plano original de Deus quando Ele separou a parte escura de cada dia e também o sábado. Ele sabia que precisaríamos de descanso diário, e que no fim da semana precisaríamos de tempo para esquecer todos os problemas que nos incomodam nos outros seis dias. Que ótima forma de esquecer todas as suas preocupações: louvar o Criador durante um período de 24 horas por ter preservado sua vida durante a semana! Se fizéssemos isso, não haveria como ficar nos lembrando da escola ou do trabalho durante o sábado e nos preocupando com eles.

Leia Mateus 11:28-30 novamente. “Nessas palavras, Cristo fala a todos os seres humanos. Saibam-no eles ou não, todos estão cansados e oprimidos. Todos se acham vergados ao peso de fardos que só Cristo pode remover. O mais pesado dos fardos que levamos é o pecado. Fôssemos deixados a suportar esse peso, e ele nos esmagaria. Mas o Inocente tomou-nos o lugar. ‘O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos’ (Is 53:6). Ele carregou o peso de nossa culpa. Ele tomará o fardo de nossos cansados ombros. Dará descanso a nós. Também o peso do cuidado e da dor Ele tomará sobre Si. Convida-nos a lançar sobre Ele toda a nossa solicitude; pois nos traz no coração” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 328, 329).

A necessidade de descanso sempre estará à frente de nossa mente porque nosso corpo e nossa mente não foram criados apenas para o trabalho. O corpo necessita de descanso enquanto é constantemente atacado por enfermidades físicas e espirituais. Também precisamos nos lembrar, de que somente o divino Operador da Cura, Jesus Cristo, nos dará total restauração.

Mãos à Bíblia

Mui frequentemente, ouvimos um pai que trabalha todo o tempo dizer que está fazendo isso “para sua família” quando, no fim, é a família que está sendo prejudicada pela contínua e excessiva ausência do pai.

1. Qual era a intenção de Deus para a humanidade a respeito do trabalho, mesmo antes do pecado? Gn 2:15

Desde o início, mesmo no mundo anterior à Queda, a intenção de Deus era que os seres humanos trabalhassem. Mas que também descansassem do trabalho.

2. Que disse Jesus sobre a necessidade de descanso, por mais importante que seja nosso trabalho? Mc 6:30-32, 45-46

Courtney-Claire Haynes | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,