sábado, 22 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - Resumo Semanal - 22/05/2010 a 22/05/2010

A Atmosfera do Louvor
Resumo Semanal - 16/05/2010 a 22/05/20100


Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
www.portalnatural.com.br

Vivendo em ambiente poluído, nosso corpo se esforça para se adaptar e sobreviver o melhor que pode. Em 1978, vivi no Sanatorio Adventista Del Plata, na Vila Libertador San Martin, Argentina, um meio ambiente puro, silencioso, seguro. Meses após, vim para o Rio de Janeiro com minha família, e fomos morar numa rua movimentada no bairro de Laranjeiras, perto do Hospital Adventista Silvestre, para o qual trabalharia. Nas primeiras noites, foi difícil dormir com o barulho dos carros. Depois, nos acostumamos, pois nosso corpo e mente se adaptaram. Isto foi algo gratuito? O fato de nos acostumarmos com um agente estressante, como a poluição sonora não quer dizer que não há alterações orgânicas em processo que possam causar alterações funcionais e levar a enfermidades, especialmente se houver fragilidade genética num órgão específico.

No exemplo de bebidas alcoólicas, quando alguém que não as ingere passa a tomá-las, logo se sente mal, há vertigem, enjoo, perda da coordenação psicomotora, etc. Insistindo em seu consumo, o organismo trabalha para produzir enzimas a fim de metabolizar o álcool etílico e eliminá-lo do corpo. Se a pessoa continuar bebendo, o corpo tentará se adaptar. Os sintomas iniciais podem desaparecer e só ocorrer se a dose ingerida for grande. A ausência de sintomas no consumo moderado do álcool requer trabalho extra do organismo, que se poderia poupar e usar a energia para algo saudável.

O mesmo ocorre com a poluição do ar. A vida nos ambientes cheios dessa poluição é mais danosa para o corpo e a mente, comparada com a vida no campo. Por isso, Deus recomendou a vida em meio à natureza, como vimos anteriormente.

I. A Criação


“A energia criadora que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa, aceito voluntariamente, recebido no coração, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a pessoa à imagem de Deus.”2

“Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus.” 3 Faz muita diferença no dia a dia se pensarmos com muita consciência que Deus Se manifesta em nós no sentido de manter a vida física. Ele quer atuar em nossa mente com nossa permissão e quer nos levar à visão espiritual da existência. Ele está mais perto do que pensamos. Só o fato de estarmos vivos significa que Sua energia mantém nosso corpo funcionando. Pare agora e perceba seu pulso e sua respiração. Seu coração está batendo, a respiração é incessante, em média, e em repouso, são 20 respirações (inspiração e expiração) por minuto. Você não tem que fazer nenhum comando nem injetar nenhuma substância no corpo para que seu coração continue bombeando sangue e os pulmões, filtrando o ar. Eles fazem isso porque há um Deus que colocou uma quantidade de energia ou força vital em você.

“Deus dotou o homem de tão grande força vital que ele tem resistido ao acúmulo de doenças lançadas sobre a humanidade em consequência de hábitos pervertidos, e tem sobrevivido por seis mil anos. Este fato, por si mesmo, é suficiente para nos mostrar a força e a energia elétrica que Deus conferiu ao homem na criação. Foram necessários mais de dois mil anos de delitos e de condescendência com as paixões inferiores para trazer sobre a humanidade enfermidades físicas em grande escala. Se Adão, ao ser criado, não houvesse sido dotado de vinte vezes maior vitalidade do que os homens possuem agora, a humanidade, com seus presentes métodos de vida que constituem uma violação da lei natural, já estaria extinta.”4

Ao Deus criar nosso planeta com as criaturas e a Natureza, era Seu plano estabelecer harmonia e interdependência. Existe um inter-relacionamento entre tudo o que Ele criou. Precisamos da luz do Sol, do ar, das cores que Ele colocou no céu, nas matas, dos cheiros naturais, do convívio com a Natureza, do relacionamento entre as pessoas. Deus não fez nada separado e independente. A harmonia está na união em Jesus Cristo e, por Sua graça, uns com os outros, preservando o meio-ambiente e convivendo o mais perto possível da zona rural.

É igualmente importante pensar que Deus nunca é pego de surpresa. Ele supervisiona tudo. Todas as coisas estão sob Seu controle. A separação que Deus fez entre os elementos era para produzir a união harmoniosa e interdependente deles. O mesmo ocorre nas relações humanas: quando conseguimos nos separar como individualidade, podemos nos unir melhor com os outros sem prejuízo do relacionamento. “Cada pessoa a quem o Senhor confiou uma mensagem tem sua obra específica. Cada um tem sua própria individualidade, que não deve diluir-se na de outro. Não obstante, cada um deve trabalhar em harmonia com seus irmãos.”5 “Uma mulher que se deixa ser governada até nas menores questões da vida doméstica, que cede sua identidade, nunca será de muita serventia ou uma bênção ao mundo e não corresponderá ao propósito de Deus em sua existência. Ela não será mais que uma máquina, a ser guiada pela vontade e opinião de outra pessoa.

Deus deu a cada um, homem e mulher, uma personalidade própria, uma individualidade. Todos devem agir por si mesmos segundo o temor de Deus.”6“Não é desígnio de Deus que nenhuma criatura humana submeta a mente e a vontade ao domínio de outra, tornando-se instrumento passivo em suas mãos. Ninguém deve fundir sua individualidade na de outrem.”7 “Nem o marido nem a esposa deve imergir sua individualidade na do outro.”8

II. A necessidade de ar


O “fôlego de vida”, ou “energia vital” ou “força vital” transmitida por Deus às criaturas viventes é semelhante para todos como princípio de vida, ou vida física. Biologia vem de “bios” do grego βιος = vida e de “logos” λογος = estudo. Biologia é, portanto,“estudo da vida”. Porém, o Senhor criador ativou nos seres humanos uma qualidade de vida diferente, que está além da vida puramente biológica encontrada nos animais irracionais. Ele colocou a semelhança com Ele mesmo em espírito e mente. A vida é mais do que a comida, a bebida, o vestuário, como Jesus disse. A vida espiritual é a maravilha da vida que Deus nos quer dar plenamente. Ele quer que pratiquemos as oito leis da saúde não só para obter mais anos de vida física, mas principalmente para ganhar qualidade de vida mental e profundidade de vida espiritual.

“O Senhor deseja que nossa mente seja clara e aguda, capaz de ver em Sua Palavra e serviço pontos importantes, cumprindo Sua vontade, confiando em Sua graça, trazendo para Sua causa uma consciência clara e espírito agradecido. Esta espécie de alegria promove a circulação do sangue. Energia vital é pelo cérebro transmitida à mente; por isso, o cérebro não deve ser nunca obscurecido pelo uso de narcóticos nem fortalecido pelo uso de estimulantes.”9

“Muitos sofrem muito mais de enfermidades do espírito do que de doenças do corpo, e não acharão alívio sem que se acheguem a Cristo, a fonte da vida. Queixumes e canseiras, solidão e insatisfação findarão, então. Alegrias compensadoras comunicarão vigor à mente e ao corpo, saúde e energia vital.”10

III. O ar sobre nossa cabeça


É melhor praticar atividades físicas ao ar livre e em meio à Natureza, num parque, na zona rural, pois produz melhores resultados para a saúde. Uma dica importante é durante o dia fazer inspirações e expirações mais profundas que o convencional. Faça assim: puxe o ar pelas narinas, mantendo a boca fechada, até o máximo que conseguir inspirar. Ao chegar no máximo, puxe um pouco mais ainda.

Ao expirar, ou seja, ao colocar o ar para fora, solte-o pela boca até o máximo possível, em seguida sopre um pouco mais contraindo o tórax. Inspirando assim, mais ar chega em pontos dos pulmões, como os ápices (parte superior) que podem carecer dele pelo fato de a pessoa exercer respiração curta, e faz com que mais ar impuro, rico em gás carbônico, seja eliminado de partes mais profundas dos pulmões ao dar esta expirada extra.

Dormir em ambiente ventilado e manter a casa ventilada promove saúde. Faça o ar ambiente circular e, se isso for impossível, tenha momentos de respiração profunda em outro ambiente onde haja ar circulante ou fora de casa ou do local de trabalho.

Há vários tipos de poluentes do ar, como a fumaça de veículos, fábricas, evaporação de químicos voláteis, aerosóis, incineradores, etc. “Estudos efetuados em três países, Áustria, França e Suíça, demonstra que a poluição atmosférica é responsável por 6% das mortes ocorridas anualmente no conjunto desses países, sendo que metade das mortes se deve à poluição rodoviária. Alerta ainda para o fato de que 4 mil pessoas morrem por ano devido aos efeitos da poluição atmosférica, e que cerca de 25 mil dos casos de ataque de asma anuais têm como origem precisamente a exposição aos poluentes atmosféricos.”11

Cientistas notaram que girafas num país africano estavam comendo ossos de animais mortos, algo totalmente atípico para aqueles animais. Verificando a causa disto, descobriram que elas não encontravam nas folhas das árvores, que é seu alimento costumeiro, quantidades suficientes de cálcio, e as encontraram nos ossos! A falta de cálcio nos vegetais daquele ambiente era devido à chuva ácida que destrói o solo e perturba a planta. Essa chuva ocorre pela destruição da atmosfera, alterando a camada de ozônio, e isso se deve à ganância humana e desconsideração pela vida do planeta. Mas Deus, que ama Sua criação, levou as girafas a “saber” que precisavam de cálcio e que o encontrariam nos ossos!

Outro problema ambiental é o escurecimento global. Há cidades com camadas de nevoeiro de poluição. Também há o efeito estufa, “processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura. O efeito estufa, dentro de determinada faixa, é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir; contudo, variações bruscas causam alterações drásticas, reduzindo a capacidade de adaptação do sistema ecológico.”12

“A má qualidade do ar interior causa efeitos na saúde humana como dor de cabeça, náusea, irritação nos olhos, bronquite, gripe, pneumonia, conjuntivite ou, a longo prazo, problemas imunológicos e do sistema nervoso, defeitos congênitos, dificuldades reprodutivas ou câncer, pois estudos apontam que mais de 90 por cento de um dia normal é passado em espaços interiores. Como cada pessoa necessita diariamente de cerca de 25 kg de ar, pelo menos 22 kg serão inspirados no interior de espaços fechados. Nos países desenvolvidos, as pessoas gastam cerca de 80% a 90% do seu tempo em edifícios e interiores de veículos, respirando a média diária de 15 mil litros de ar. Por isso, os mais vulneráveis acabam por desenvolver doenças respiratórias como asma, alergias ou câncer, devido à poluição. Por essas razões as autoridades de saúde e médicos do mundo estão cada vez mais atentos à problemática, que é cada vez mais objeto de estudos da saúde e da ciência.”13

Cidades mais poluídas do mundo por partículas

Partículas μg/m³ (2004)

Cidade

169

Cairo, Egito

150

Deli, Índia

128

Calcutá, Índia

125

Tianjin, China

123

Chongqing, China

109

Kanpur, India

109

Lucknow, India

104

Jacarta, Indonésia

101

Shenyang, China


Emissões totais de CO2 13

106 Toneladas de CO2 por ano:

País

2.795

Estados Unidos

2.680

China

661

Rússia

583

Índia

415

Japão

356

Alemanha

300

Austrália



IV. Ar ruim, bom ar


Para recordar a fisiologia da respiração humana, ela é o mecanismo no qual o organismo troca o oxigênio (O2) pelo dióxido de carbono (CO2) com o meio ambiente. O oxigênio é vital para nossas células funcionarem e o corpo precisa eliminar o CO2 que é um sub-produto do metabolismo. Este é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos.

Ao inspiramos ar, ele vai aos pulmões até os alvéolos pulmonares, cujas paredes são irrigadas por vasos sanguíneos. É ali que se efetua a troca dos gases, entrando o O2 no sangue, e saindo dele o CO2. Os músculos do tórax, os intercostais (entre as costelas) e o diafragma exercem papel vital na respiração porque fazem os movimentos no peito produzindo a inspiração (coloca ar dentro dos pulmões) e a expiração (coloca ar fora dos pulmões). Respiração é a inspiração e expiração. Um adulto em repouso tem 20 incursões respiratórias por minuto, ou 20 respirações por minuto.

“Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, Respiração Anaeróbica (sem utilização de oxigênio, também chamada de fermentação) e Respiração Aeróbica (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.

Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com seu meio ambiente é chamado de ventilação. A respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria.

Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.”14

“A primeira respiração pela manhã deve ser a presença de Jesus. ‘Sem Mim’, diz Ele, ‘nada podereis fazer’ (Jo 15:5). É de Jesus que necessitamos; Sua luz, Sua vida, Seu espírito devem ser nossos continuamente. DEle precisamos cada hora. E devemos orar de manhã, para que, assim como o Sol ilumina a Terra e enche o mundo de luz, também o Sol da Justiça brilhe nas câmaras da mente e do coração, tornando-nos luzes no Senhor. Não podemos dispensar Sua presença um momento sequer. O inimigo sabe quando intentamos andar sem o Senhor, e ali está ele, pronto para encher-nos a mente de más sugestões para que decaiamos de nossa firmeza; mas o desejo do Senhor é que de momento a momento permaneçamos nEle, e nEle sejamos completos.”15

“A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde espiritual ser conservada. A oração põe a pessoa em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa.”16

“A oração é a respiração da alma, o conduto de todas as bênçãos.”17

“Para ele [Enoque] a oração era como a respiração da alma; vivia na própria atmosfera do Céu.”18

V. A atmosfera celestial


É interessante o texto que diz que, dependendo da atmosfera que nos envolve do ponto de vista emocional, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada.19 Isto nos lembra de que não temos a visão global de nosso comportamento. Assim como não temos visão física num ângulo de 360º, o mesmo ocorre com nossa visão mental e espiritual. Amadurecendo, obtemos aumento da visão de nós mesmos, de nosso comportamento. Deus quer isto. Veja: “Grande conhecimento é conhecer-se a si mesmo. O verdadeiro conhecimento de si próprio induz a uma humildade que abrirá o caminho para que o Senhor desenvolva o espírito, molde e discipline o caráter.”20 Quanto mais nos conhecermos, podemos cometer menos erros e podemos ter melhor relacionamento com as pessoas, com nós mesmos e com Deus. O contrário é também verdadeiro. As pessoas que não crescem no autoconhecimento podem ter maiores dificuldades nos contatos sociais e na família. Em 2 Coríntios, Paulo recomenda examinar-nos a nós mesmos.

O propósito do Evangelho é levar as pessoas a obter, entre tantas outras coisas, a mansidão de Jesus. Filipenses 2:5-7 diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (mente) que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-Se (humilhou-Se) a Si mesmo, tomando a forma de servo...” Humilhar-se a si mesmo não é se tornar um bobo de quem todos abusam. Ninguém abusava de Jesus, e Ele era humilde, manso, sereno. Você pode ser feito assim também e, na verdade, nisto se tornam progressivamente todos os que estão sendo moldados pelo Espírito Santo. “A religião pura e imaculada não é um sentimento, mas a prática de obras de misericórdia e amor. Essa religião é necessária à saúde e à felicidade. Penetra no poluído templo da mente, expulsando, com um açoite, o pecado intruso. Tomando o trono, tudo consagra pela sua presença, iluminando o coração com os brilhantes raios do Sol da Justiça. Abre as janelas do ser em direção ao Céu, dando entrada à luz do amor de Deus. Com ela sobrevêm a serenidade e o domínio próprio. Aumenta a resistência física, mental e moral em virtude da atmosfera do Céu, à medida que um vivo e ativo poder enche o coração. Cristo é formado em nós, a esperança da glória.”21

“Os que se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus, produzirão os frutos do Espírito: ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio‘ (Gl 5:22 e 23). Não se conformarão por mais tempo com as concupiscências anteriores, mas pela fé do Filho de Deus seguirão as Suas pisadas, refletirão Seu caráter e se purificarão, assim como Ele é puro. As coisas que outrora aborreciam, agora amam; e aquilo que outrora amavam, agora aborrecem. O orgulhoso e presunçoso se torna manso e humilde de coração. O vanglorioso e arrogante se torna circunspecto e moderado. O bêbado se torna sóbrio e o viciado, puro. Os costumes inúteis e modas do mundo são renunciados. O cristão buscará, não o ‘enfeite... exterior’, mas ‘o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus’.” (1Pe 3:3 e 4).22

Estudo adicional


Reparou em Colossenses 1:13? Ali diz: “O [Deus, o Pai] qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor.” Você foi transportado para o Céu? O que Paulo quer dizer aqui? Estando em Jesus, vivendo na graça dEle, sob o poder do Espírito Santo, somos transportados espiritualmente para o Seu reino espiritual, mesmo vivendo fisicamente na terra ainda.

César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências bibliográficas:

2. White, E.G. – Educação, p. 126, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

3. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 785, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

4. Idem – Conselhos Sobre Educação, p. 8, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

5. Idem – Atos dos Apóstolos, p. 276, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

6. Idem – Carta a Jovens Namorados, p. 48, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

7. Idem – A Ciência do Bom Viver, p. 242, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

8. IbId. –p. 361, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

9. White – Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 407, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

10. Idem – Minha Consagração Hoje, p. 154, Meditação Matinal 1989/1953, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

11. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica

12. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica

13. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica

14. http://pt.wikipedia.org/wiki/Respira%C3%A7%C3%A3o_celular

15. White – O Cuidado de Deus, p. 47, Meditação Matinal 1995, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

16. Idem – Nos Lugares Celestiais, p. 83, Meditação Matinal 1968, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

17. Idem – Maranata, O Senhor Vem, p. 83, Meditação Matinal 1977, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

18. Idem – Patriarcas e Profetas, p. 85, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

19. Idem – Parábolas de Jesus, p. 339, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

20. Idem – Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 419, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

21. Idem – Beneficência Social, p. 38, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

22. Idem – Caminho a Cristo, p. 58, 59, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - 21/05/2010 a 22/05/2010

Sexta, 21 de maio

Opinião
Nosso corpo como templo


Alguns cristãos acham que Deus não Se importa com nossa maneira de tratar o corpo. Acreditam que não há mais alimentos “limpos” e “imundos”. Baseiam essa afirmação na visão que Pedro teve do lençol que desceu do céu (At 10:9-16). Mas a Bíblia deixa claro nos versos seguintes que não se trata disso. Deus realmente Se importa com o que consumimos. Contudo, isso vai além de carnes limpas ou imundas, e além de ovo-lacto-vegetarianismo ou vegetarianismo puro. Daniel 5:23 salienta que o rei babilônico estava desonrando a Deus ao contaminar os objetos santos que haviam sido tirados do Templo e usá-los para louvar seus deuses irreais de madeira, pedra e metal. Conquanto os cristãos não mais possuam um templo concreto nos moldes do Antigo Testamento no qual adoram a Deus, temos outras maneiras de viver que O glorificam.

1 Coríntios 6:19 diz que o corpo é o templo do Espírito Santo e que não somos de nós mesmos. Gênesis 1:26 nos diz que somos feitos à imagem do Deus Criador. Uma vez que é plano de Deus que O honremos por meio do corpo, é contra Sua vontade que enchamos nosso organismo com coisas que o poluam, ou que tratemos o corpo de qualquer outra forma contrária à saúde. Coisas como drogas e álcool são óbvias, mas não exercitar-se ou beber pouca água pode enfraquecer o corpo, fazendo com que desonremos a Deus. Se um ídolo é qualquer coisa que colocamos acima de Deus, e se vivemos de maneira contrária aos padrões que Ele estabeleceu, sabendo disso, então mesmo um hábito pecaminoso que afeta nossa saúde se torna um ídolo para nós.

1 Coríntios 6:20 diz: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês” (NVI). Se Cristo pode sacrificar tudo pela humanidade, não é muito que Ele peça que vivamos da maneira mais saudável possível. Podemos louvá-Lo fisicamente não condescendendo com coisas que causam dano sério (e muitas vezes irreparável) ao corpo. Embora as pessoas não estejam adorando ídolos na forma de madeira ou metal, como os do rei da Babilônia, podemos adorar ídolos escolhendo fazer coisas que Deus nos mostrou serem contrárias à Sua vontade. Escolha hoje adorar a Deus vivendo uma vida saudável em louvor a Ele.

Mãos à obra

1. Dê um passeio pela natureza. Inspire profundamente o ar fresco. Faça de sua caminhada um retiro pessoal com seu Criador. Diga-Lhe quão maravilhosa e bela é Sua criação. Agradeça-Lhe por sua vida e saúde. Louve-O, e permita que Ele use esse tempo para abençoar você.
2. Ajude alguém a experimentar a “atmosfera do Céu” tirando uma pessoa idosa de um asilo durante uma tarde. Você pode levá-la para um piquenique num parque próximo, levá-la a um museu ou a um restaurante. Ou pode levá-la simplesmente para dar um passeio de carro por uma estrada em meio a paisagens.
3. Tire tempo de sua rotina diária para respirar profundamente. Levante de sua escrivaninha, estique seus membros e dê uma volta para espairecer a mente. Ao respirar profundamente, louve a Deus. Paulo nos admoesta: “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias” (1Ts 5:17, 18, NVI). Podemos fazer isso tornando a oração e o louvor tão regulares quanto nossa respiração.

Nathan Ernst | Douglasville, EUA

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - 20/05/2010 a 22/05/2010

Quinta, 20 de maio

Aplicação
Viva na terra de maneira celestial


É um fato óbvio que vivemos num mundo caído. É um fato incrível que, simplesmente aceitando o dom de salvação de Jesus, nos tornamos cidadãos de Seu reino. Mesmo enquanto ainda estamos na Terra, podemos viver na atmosfera do Céu, louvando a Deus diariamente com nossas palavras e atos.

Como podemos respirar o ar fresco do amor celestial enquanto estamos na Terra? E como podemos incorporar o ar fresco da natureza a nossa vida? Eis aqui passos que podem guiá-lo(a):

Reconheça seu valor como filho de Deus. Leia 2 Coríntios 6:18. O amor de Deus por nós é inimaginável. Não podemos sequer começar a compreendê-lo, mas podemos louvar e agradecer a Deus por ele. Por meio do sacrifício de Jesus na cruz toda pessoa pode se tornar membro da família real do alto. Cada dia reconsagre-se a Deus para seguir a Jesus e viva como o filho/filha de Deus que você verdadeiramente é.

Escolha glorificar seu Pai no templo dEle. Leia 1 Coríntios 6:19 e 20. Não devemos tratar nosso corpo com indiferença. Precisamos ser cuidadosos quanto à maneira de vestir, alimentar, divertir e falar. O exercício regular nos ajuda a respirar melhor e, portanto, a pensar melhor. Quando nossa mente está clara porque nos exercitamos, somos mais capazes de resistir à tentação. Considere seus hábitos e atividades diárias. Encontre algo em sua vida que você pode mudar ou melhorar e, dessa forma, trazer louvor ao Salvador.

Guie outros por seu exemplo. À medida que você cresce em seu relacionamento com Deus e vive de maneira a honrá-Lo, vai perceber que Sua luz vai brilhar de você para os outros. Devemos encontrar os perdidos e levá-los a Jesus. Quando só uma pessoa O aceita, o Céu todo se regozija! (Lc 15:4-9). Não fique escolhendo pessoas para falar a elas do amor de Deus. Dê bom exemplo e testemunhe a todos. Jesus pagou um preço terrivelmente alto para redimir-nos de nossa vida sem realizações e presa ao pecado. Leia 1 Pedro 1:18 e 19. Não devemos desperdiçar o precioso dom de Cristo. Procure maneiras de partilhá-lo com alguém hoje.

Mãos à Bíblia

Usamos a palavra “atmosfera” para descrever não só o ambiente físico do ar que nos cerca, mas também as atitudes, sentimentos, emoções, apoio e afirmação dos que nos rodeiam, que criam um ambiente que pode ser positivo ou negativo. Pode-se prosperar ou morrer, dependendo da natureza desse ambiente. Vamos agora considerar a atmosfera do Céu – espiritual, de louvor e alegria – e estudar o efeito que ela pode ter sobre a vida dos cristãos aqui e agora na Terra.

5. O que os textos a seguir dizem sobre a atmosfera do Céu? Jó 38:6, 7; Sl 103:20-22; 148:2; Lc 15:7; Ap 21:4

Amanda Ernst | Douglasville, EUA

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - 19/05/2010 a 22/05/2010

Quarta, 19 de maio

Testemunho
Vivendo na atmosfera do Céu


“O espírito do abnegado amor de Cristo é o espírito que domina no Céu, e é a própria essência de suas delícias. É este o espírito que os seguidores de Cristo hão de ter e a obra que hão de fazer” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 77).

O amor é a própria atmosfera do Céu. Aqueles que aguardam o Céu e a vida eterna devem se esforçar para aperfeiçoar seu caráter de acordo com o espírito que prevalece no Céu.

“Se vocês desejam ser santos no Céu, devem sê-lo primeiro na Terra. Os traços de caráter que nutrirem na vida não se mudarão pela morte nem pela ressurreição. ... A obra de transformação precisa ser feita agora. Nossa vida diária está determinando nosso destino” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 16).

Viver na atmosfera do Céu não é algo que temos de esperar para receber. Ao vivermos a vida que Deus planejou para nós, podemos ter um antegozo do Céu aqui na Terra.

Alguém “pode neste mundo habitar em atmosfera celestial, comunicando aos tristes e tentados da Terra pensamentos de esperança e santidade, vindo ele próprio a ficar em uma associação mais e mais íntima com o Ser invisível, semelhantemente àquele da antiguidade que andou com Deus, aproximando-se mais e mais do limiar do mundo eterno, e isto até que se abram os portais e ele ali entre. Não se achará ali como estranho. As vozes que o saudarem são as daqueles seres santos que, invisíveis, foram na Terra seus companheiros, vozes que ele aqui aprendeu a distinguir e amar” (Ellen G. White, Educação, p. 127).

“Os que não têm prazer em pensar e falar em Deus nesta vida, não fruirão a vida por vir, onde Deus estará sempre presente, habitando entre os Seus. Mas os que gostam de pensar em Deus estarão em seu elemento, respirando a atmosfera do Céu” (Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 370).

Mãos à Bíblia
Respirar ar poluído pode provocar numerosas doenças, incluindo enxaqueca, náusea, vômito e doenças oculares e respiratórias. Então, é importante fazer o melhor para respirar ar puro. Os exercícios devem ser feitos ao ar livre, em vez de em lugares fechados, especialmente, se possível, pela manhã. Nossas circunstâncias pessoais variam; alguns têm estilo de vida e condição em que tudo o que respiram é ar fresco, puro; outros, devido às condições de habitação e trabalho, podem achar o ar puro um artigo precioso que desejam tanto quanto um sedento deseja água. Qualquer que seja sua situação, o importante para obter melhor saúde é tirar proveito de todo o ar fresco que for possível.

Sarah White | Ooltewah, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - 18/05/2010 a 22/05/2010

Terça, 18 de maio

Exposição

Alcançando a atmosfera suprema


Quando Deus criou a Terra, Ele formou um ambiente onde seríamos nutridos e cresceríamos em nosso relacionamento com Ele. Ele pretendia que desenvolvêssemos e cultivássemos um relacionamento íntimo com nosso Criador. Desejava que estivéssemos em tanta harmonia com Sua vontade que o louvor acontecesse de maneira tão natural como a respiração. Contudo, uma vez que o pecado entrou no mundo, esse ambiente perfeito acabou. Os seres humanos não mais respirariam a atmosfera santa. Foi cortada nossa ligação com Deus por Ele planejada para nossa felicidade. Então, começou uma luta vitalícia para religar-nos ao nosso Criador. Por meio de Sua vida e morte, nosso Salvador procurou retomar essa ligação e restaurar essa atmosfera. O resultado final será a restauração do ambiente perfeito na Nova Terra onde, uma vez mais, o louvor e a adoração irão fluir tão naturalmente como o respirar.

A vida dada por Deus (Gn 1:1, 2, 9-12, 10-26; Sl 104:29; Dn 5:23). Deus soprou nas narinas de Adão e Eva o fôlego (ar, atmosfera) de vida (Gn 2:6). Deu-lhes a vida e a capacidade de louvá-Lo. O princípio de sua vida foi o princípio do esforço de Deus para estabelecer um relacionamento íntimo conosco. Por meio de seu ambiente perfeito e da demonstração de Seu cuidado por eles, Ele Se esforçou para atrair Adão e Eva a Si e para inspirar um louvor sincero da parte deles. Tinham constantemente diante de si as evidências do poder criador de Deus. Após o pecado ter entrado no paraíso, eles se tornaram mais conscientes da verdade de que Deus tinha a vida deles em Suas mãos (Dn 5:23) e que Ele podia dar a vida e tirá-la, se julgasse apropriado (Sl 104:29). Essa verdade, conquanto não tivesse a intenção de criar medo neles, era vital para sua capacidade de distinguir entre o único Deus Criador verdadeiro e os muitos falsos ídolos que se apresentariam como deuses alternativos. Contudo, nunca foi intenção de Deus que eles alcançassem esse conhecimento. Seu plano perfeito era que vivessem para sempre numa atmosfera de adoração, louvor e vida.

A atmosfera original (Gn 1:1, 2, 9-12, 20-26). Gênesis começa o relato da criação da humanidade e reforça a afirmação do poder criador de Deus. Aqui temos um vislumbre do que aconteceu quando o mundo começou. Vemos Deus gentil e deliberadamente criando um mundo perfeito. Era uma atmosfera imaculada na qual deveria ser nutrida a coroa de Sua criação – seres humanos criados à Sua imagem. Em tudo que os cercava, Adão e Eva encontraram evidências do poder criador, do amor e da compaixão de Deus. Enquanto ascendiam os alegres cantos dos pássaros “em louvor ao Criador, Adão e Eva uniam-se a eles em ações de graças ao Pai e ao Filho” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 50). Toda montanha e vale, cada nascer e pôr do sol, toda planta luxuriante e brisa suave lhes apontava o Criador e lhes inspirava o mais genuíno louvor do coração. Deus havia criado um ambiente que constantemente lhes lembrava Sua grandeza e motivava seu mais profundo e sincero louvor.

Vivendo para glorificar a Deus (Dn 5:23; Lc 15:7). Quando o pecado entrou na perfeita criação de Deus, a comunicação com Ele assumiu uma perspectiva diferente. Agora temos uma luta para manter uma mera imitação de ligação com nosso Criador. Diariamente precisamos nos esforçar para criar e sustentar uma atmosfera em que o louvor e a adoração venham tão naturalmente como a respiração. Para aquele que está se esforçando para estar continuamente ligado a Ele, “glorificar a Deus será o contínuo objetivo de sua vida” (Ellen G. White, A Maravilhosa Graça de Deus [MM 1974], p. 234). O ser humano estará se aproximando diariamente dEle e irá “neste mundo habitar em atmosfera celestial, comunicando aos tristes e tentados da Terra pensamentos de esperança e santidade, vindo ele próprio a ficar em uma associação mais e mais íntima com o Ser invisível, semelhantemente àquele da antiguidade que andou com Deus, aproximando-se mais e mais do limiar do mundo eterno, e isto até que se abram os portais e ele ali entre” (Ellen G. White, Educação, p. 127). Aquele que está se esforçando para criar um ambiente terrestre que apoie o louvor e um espírito de adoração, ansiará pelo dia em que a ligação perdida será restaurada e a atmosfera perfeita será renovada.

Uma atmosfera renovada (Ap 21:4). No Apocalipse, os habitantes da Nova Terra são vistos louvando a Deus continuamente. “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas” (Ap 4:11, NVI). Diariamente, eles estarão na presença do Todo-poderoso que os criou e redimiu. Sua inclinação natural será louvar Aquele que fez tanto por eles. “Os resgatados entoam um cântico de louvor que ecoa repetidas vezes pelas abóbadas do Céu: ‘Salvação ao nosso Deus que está assentado no trono, e ao Cordeiro’” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 665). Não mais terão que lutar para manter uma ligação com seu Criador. Viverão para sempre numa atmosfera perfeitamente restaurada onde O adorarão e louvarão continuamente, “para todo o sempre” (Ap 5:13, NVI).

Mãos à Bíblia

“Nem é [Deus] servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17:25).

4. Que diz a Bíblia sobre a relação entre a vida e a respiração? Dn 10:17; Sl 104: 29; 146:4

O ar fresco de alta qualidade é mais apto para transferir oxigênio para o sangue através dos pulmões e para descartar o gás carbônico que o corpo produz. Esse ar de alta qualidade está mais disponível em ambientes naturais, em que estão presentes árvores, plantas e água corrente. As plantas absorvem o gás carbônico e, em troca, renovam o conteúdo de oxigênio do ar. Lembramos que Deus pôs Adão e Eva em um ambiente de jardim cercado por plantas de todos os tipos e regado por um rio que atravessava o jardim e se tornava a fonte dos grandes rios da Terra antediluviana.

Jessica Marie White | Ooltewah, EUA

Marcadores: , , ,

A Atmosfera do Louvor - 17/05/2010 a 22/05/2010

Segunda, 17 de maio

Evidência
Uma lufada de louvor

Belsazar, de Babilônia, havia aprendido de Nabucodonosor sobre o Deus do Céu. Tinha ouvido falar do orgulho de Nabucodonosor e de como Deus lhe permitira experimentar a doença mental como um caminho para o arrependimento. Mas Belsazar fez suas próprias escolhas contra Deus, de forma que Deus removeu dele Sua proteção. Em 12 de outubro de 539 a.C., Belsazar e seu povo realizaram uma festa intemperante na qual ele usou os vasos do templo para servir vinho. Houve um falso louvor a deuses de prata, ouro, bronze e madeira. Deus não Se agradou disso. Esse foi o fim da linha para Belsazar; naquela noite Babilônia foi tomada.

A definição do verbo louvar é “expressar um julgamento favorável de alguém”, “glorificar... especialmente pela atribuição de perfeições”.1 Em contraste, bajular é “louvar excessivamente, especialmente por motivos de interesse próprio”.2 Também pode ser “louvor excessivo ou insincero”.3 Por essas definições e pelo comportamento de Belsazar, vemos como nosso louvor pode ser impuro e, portanto, ruinoso para nossa saúde espiritual.

Assim como o tipo certo de louvor ajuda a formar cristãos saudáveis, o tipo certo de ar ajuda a formar corpos e mentes saudáveis. O vapor d’água suspenso no ar nos protege da radiação solar e do vácuo glacial do espaço, enquanto o ar fresco transfere oxigênio para o sangue através dos pulmões e leva para fora o dióxido de carbono que o corpo produz. Neste momento, você está carregando aproximadamente 1,9 litro de oxigênio em seu sangue, pulmões e tecidos. Cada célula de seu corpo requer ar a fim de funcionar adequadamente. Se as células do cérebro forem privadas de oxigênio por mais de quatro minutos, elas começam a morrer.

Assim como há maneiras e lugares saudáveis para se louvar a Deus, há maneiras saudáveis de se obter ar fresco. É importante louvar a Deus na companhia de outros cristãos durante reuniões sociais e cultos de adoração. Fazer isso nos ajuda a crescer espiritualmente. Da mesma forma, é importante buscar ar fresco sempre que possível onde há árvores, plantas e água corrente. A vegetação absorve o dióxido de carbono e renova o conteúdo de oxigênio do ar.

Mãos à Bíblia

O ar é uma combinação de gases em que o oxigênio representa cerca de 21 por cento do produto total. Outros gases componentes incluem nitrogênio, argônio, hélio, hidrogênio e gases mais escassos. A quantidade de oxigênio no ar é a porcentagem ideal para os requisitos de respiração das criaturas que Deus fez. Esse é outro testemunho do cuidado e precisão que Deus empregou ao nos criar.

3. De que maneira especial Deus usou o ar na criação de Adão? Gn 2:7. Em que sentido esse relato é diferente da maneira de Deus dar vida às outras criaturas? O que esse fato nos diz sobre nós mesmos, sobre nossa singularidade aos olhos de Deus?

Karen Pires | Lexington, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 16 de maio de 2010

A Atmosfera do Louvor - 16/05/2010 a 22/05/2010

A ATMOSFERA DO LOUVOR


“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2:7, NVI).

Prévia da semana: A respiração profunda de ar puro e a participação diária na atmosfera do Céu são essenciais à saúde física, mental e espiritual.

Leitura adicional: A Ciência do Bom Viver, p. 51-58

Domingo, 16 de maio

Introdução
Louvor – o puro ar do Céu


O Salmo 100:4 nos ordena: “Entrem por Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o Seu nome.” Por que Deus ordena esse comportamento? Talvez porque tenhamos sido criados, como seres humanos, com um desejo íntimo de louvar nosso Criador?

Em Gênesis 1, lemos como Deus fez cada parte da criação para cumprir propósitos específicos. Ele Se certificou de que tudo fosse bom. Toda a natureza foi criada com a intenção de louvar a Deus. Leia o Salmo 148.

As cores e vibração do meio ambiente promoveram um clima de comemoração. Quando a beleza que florescia nos mares e na terra foi revelada a Adão e Eva, só puderam prorromper em louvor pelo que estavam experimentando; e seu louvor era como o ar puro e limpo do céu e da terra.

Contudo, tem havido bastante corrupção tanto na bela criação de Deus quanto no louvor dos seres humanos. Muitos animais já não coexistem pacificamente. As correntes de água têm se tornado poluídas, tornando difícil, em muitas partes do mundo, obter água pura e limpa. O ar que respiramos também está cheio de substâncias contaminadoras, que podem causar câncer de pulmão e asma. Os seres humanos agora têm um desejo insano de adorar ouro, dinheiro, pedras preciosas e atividades pecaminosas, todas as quais contaminam nosso desejo de louvar o Criador. Como o ar, a atmosfera para o louvor deve ser pura e convidativa. Louvar é uma ação que deve ocorrer tão naturalmente como respirar, pois está escrito em nossa natureza criada por Deus que somos seres que precisam louvar o Criador a fim de ter uma vida espiritual saudável.

Nem tudo, porém, está perdido. Por meio da ajuda do Espírito Santo, as pessoas podem aprender uma vez mais a louvar a Deus plenamente e a mergulhar na alegria de cumprir o propósito de Deus para elas. Mas o que define o louvor? A Bíblia descreve o louvor a Deus com a lira, a harpa, o tamborim e com um alegre ruído. As pessoas têm preferências diferentes quanto a como louvar a Deus. As várias religiões debatem a natureza do louvor e se devem ser aplicadas restrições a tais atividades. Talvez haja apenas uma certeza a respeito do louvor – ele é tão necessário para a vida cristã como o ar para a vida física.

Mãos à Bíblia

1. Leia Gênesis 1:1, 2. A partir desses textos, como você descreveria a Terra primitiva?

Naquele ponto, a Terra estava caótica. Havia escuridão, vazio, e não havia forma. De acordo com os textos, nos poucos dias seguintes, Deus começou o processo de preparar a Terra para a vida. Gênesis 1:3 mostra parte desse processo. Note a repetição da separação e divisão. Deus separa a luz das trevas, as águas abaixo e acima do firmamento, e a terra da água. Depois que foram completadas essas divisões iniciais, Deus introduziu na Terra a primeira vida.

2. O que Deus criou em seguida? Que condições foram necessárias para que acontecesse isso? Isto é, o que foi necessário para que essa parte da criação pudesse sobreviver? Gn 1:9-12; 1:20-26

Alexis Boddy | Douglasville, EUA

Marcadores: , , ,