segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bons pensamentos - 31/01/2011 a 05/02/2011

Segunda, 31 de janeiro

Evidência
“Existo, logo penso”

O filósofo francês René Descartes escreveu em 1644: “Penso, logo existo”. Em outras palavras, o próprio ato de pensar era uma prova de sua existência.

Se pensar prova que eu existo, será que o objeto de meus pensamentos então não prova o tipo de existência que tenho? A declaração poderia ser expandida para incluir as coisas nas quais realmente penso e o tipo de pessoa que sou. “Penso [sobre o que quero], logo existo [em função do meu prazer pessoal]”. Se esse for meu padrão de pensamento, como ele afetaria meu comportamento?

As ponderações de Descartes parecem ter excluído a existência de um Deus que fez os seres humanos à Sua imagem. À luz de Gênesis 2:4-25, que descreve a criação da humanidade por Deus, a declaração talvez seria melhor expressa assim: “Existo, logo penso”. Através da incrível criação das pessoas por Deus como seres completos – com corpo, sentimentos e raciocínio – essa declaração conclui que, simplesmente porque uma pessoa existe, ela precisa necessariamente pensar.

E qual seria a extensão dessa declaração? “Existo [como filho(a) do Deus Altíssimo], logo penso [que Ele deve me amar profundamente e cuidar de mim]”. Se esse fosse meu padrão de pensamento, como meu comportamento mudaria?

Muito antes de Descartes existir e ter pensamentos sobre se ele existia, Jesus existiu como homem na Terra, partilhando pensamentos e ideias a respeito de viver a vida a Seu modo. Muito antes de você ou eu podermos cogitar se nossos pensamentos podem ou não afetar o tipo de pessoas que somos, Jesus nos disse que eles nos influenciam. Em Lucas 6:45, Ele disse: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.”. Quais são os tesouros do seu coração? Sobre que você está pensando hoje? Em que você deseja se tornar?

Mãos à Bíblia

3. Quais são as coisas que realmente o assustam? Como você pode aprender a confiar no Senhor, apesar desse medo? Afinal, o poder do Senhor não é maior que qualquer ameaça?

“Se você não se sentir satisfeito e alegre, não fale de seus sentimentos. Não anuvie a vida dos outros. Uma religião fria e sombria jamais atrairá as pessoas a Cristo” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 488).

4. Que exemplos bíblicos de influência negativa você pode citar? At 14:2; 15:24; Gl 3:1

Candice Jaques | Sydney, Austrália

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial