quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Culpa - 26/01/2011 a 29/01/2011

Quarta, 26 de janeiro

Evidência
Culpa e perdão

A culpa tem dois lados: o legal e o emocional. “Legal” se refere à consequência de uma transgressão legal ou moral. “Emocional” se refere àquilo que Deus colocou em nós que leva ao arrependimento.

Quando pedimos perdão a Deus, Ele nos perdoa. Ele deseja que venhamos a Ele para que possa nos purificar do pecado e nos libertar da culpa. “‘Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para Mim, pois Eu o resgatei.” (Is 44:22). “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1).

Não devemos nos esquecer de que, como seres humanos, temos a tendência de cair quando não mantemos nossos olhos no Salvador. Mas sempre podemos voltar ao Seu trono de graça e receber misericórdia. “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5:6, 7).

Não se esqueça de que Satanás tentará continuamente desviar nossa mente do poderoso Ajudador, levando-nos a nos fixar na degeneração de nossa alma. Quando você vir que isso está acontecendo, lembre-se de que “desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais e a convidar a decadência e a morte” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241). O objetivo de Satanás é nos separar do amor e da redenção de Deus. Ele usa a culpa para manter nossos olhos concentrados em nosso pecado, em vez de no glorioso dom do perdão oferecido a cada um de nós através da morte de Jesus na cruz.

Mãos à Bíblia

7. O que tornou tão grande o senso de culpa de Pedro? Você já teve uma experiência semelhante? Nesse caso, o que aprendeu dela que poderia levá-lo a evitar cometer um engano semelhante? Mt 26:75

Em duas ocasiões, Pedro declarou a intenção de ser firme e nunca negar o Mestre. Horas depois de sua segunda afirmação, ele negou a Cristo três vezes. O ponto crucial, porém, é que o pranto de Pedro o levou ao arrependimento, à mudança de coração e à verdadeira conversão, embora o processo em si tenha sido doloroso. A primeira metade do livro de Atos nos dá um testemunho inquestionável da transformação de Pedro.

Susan Gallant | Lewiston, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial