terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Culpa - 25/01/2011 a 29/01/2011

Terça, 25 de janeiro

Testemunho
Ao pé da cruz

“[O] sentimento de culpa tem de ser deposto ao pé da cruz do Calvário. O senso de pecaminosidade envenenou as fontes da vida e da verdadeira felicidade. Agora Jesus diz: deponha tudo sobre Mim. Eu levarei teu pecado. Darei paz a você. Não destruas por mais tempo teu respeito próprio, pois Eu te comprei com o preço do Meu próprio sangue. Tu és Meu. Eu fortalecerei tua vontade enfraquecida. Eu removerei teu remorso pelo pecado” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 451).

“Deus, em Cristo, ofereceu-Se por nossos pecados. Sofreu a cruel morte de cruz, carregou por nós o peso da culpa, ‘o justo pelos injustos’ (I Ped. 3:18), a fim de poder manifestar-nos Seu amor e atrair-nos a Si. E diz: ‘Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.’ Ef 4:32. Que Cristo, a divina Vida, habite em vós, e manifeste por vosso intermédio o amor de origem celeste que irá inspirar esperança no desalentado e levar paz ao coração ferido pelo pecado. Ao aproximar-nos de Deus, eis a condição que temos de satisfazer ao pisar o limiar: que, recebendo misericórdia de Sua parte, nos entreguemos para revelar a outros Sua graça” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 114, 115).

“Satanás procura desviar nossa mente do poderoso Ajudador, para nos levar a pensar na degeneração de nossa alma. Mas, ainda que Jesus veja a culpa, Ele pronuncia o perdão; e nós não devemos desonrá-lo, duvidando de Seu amor” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 451, 452).

“Não devemos procurar diminuir nossa culpa justificando o pecado. Cumpre-nos aceitar a avaliação divina do pecado, e essa é bem pesada. Unicamente o Calvário pode revelar a terrível enormidade do pecado. Caso devêssemos suportar nossa própria culpa, ela nos esmagaria. Mas o Inocente tomou nosso lugar. Conquanto não a merecesse, Ele assumiu a nossa iniquidade. ‘Se confessarmos os nossos pecados’, Deus ‘é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.’ 1João 1:9 (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 116).

Mãos à Bíblia

5. Leia o Salmo 32. O que aprendemos sobre culpa e confissão? O que Davi quis dizer com a expressão “calei os meus pecados”? Que acontece quando a pessoa se cala? Qual foi a solução de Davi para sua culpa?

6. Leia 1 Timóteo 4:1, 2. Que significa ter “cauterizada a própria consciência”?

A consciência pode ser cauterizada pela repetida violação de princípios corretos e por fortes influências exteriores que levem a pessoa a considerar os erros com indiferença ou até como algo bom.

Kandace Zollman | Smithsburg, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial