quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Culpa - 27/01/2011 a 29/01/2011

Quinta, 27 de janeiro

Aplicação

Sol e sombra

O pecado e a culpa estão tão ligados como uma árvore e sua sombra. Imagine um dia claro e ensolarado. A árvore no quintal da frente está cheia de folhas. Quando a luz do Sol incide sobre ela, projeta uma sombra. Um dia, a árvore é cortada e retirada dali. No dia seguinte, quando o Sol nasce, a árvore já não está mais lá. Há alguma sombra no local? Não. Quando a árvore sai, sua sombra também sai – uma lição simples de Física.

No âmbito espiritual, podemos aplicar a ilustração dessa forma: o Sol da Justiça (Jesus) faz brilhar Sua luz sobre o pecado em nossa vida (a árvore), projetando uma sombra. Chamamos essa sombra de culpa. Culpa é o que você sente quando sua consciência o(a) incomoda após você ter feito algo errado. Mas Deus tem um propósito para a culpa. Ele lança essa sombra em nossa vida por uma razão – para que busquemos Seu perdão.

Em 2 Coríntios 7:8-11, Paulo disse aos coríntios que, ao reprová-los em sua primeira carta, ele sabia que os havia deixado tristes, que os fez sentir-se culpados quando apontou seus pecados. Mas também diz: “Agora, porém, me alegro... porque a tristeza os levou ao arrependimento.” (verso 9). A tristeza segundo Deus produziu um arrependimento que levou à salvação (verso 10). É isso que Deus deseja para nós. É por isso que Ele envia a culpa – para nos levar ao arrependimento, a buscarmos perdão e a reivindicarmos a salvação.

Como superar o sentimento de culpa? Veja algumas dicas:
Confesse o pecado e busque o perdão de Deus. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados” (1Jo 1:9).

Creia que Deus realmente perdoou aquele pecado. Quando Ele perdoa nossos pecados, os remove. Quando Ele corta a árvore, a sombra da culpa também deve desaparecer. Continuar a carregar a culpa após ter recebido o perdão que Deus prometeu dar é torná-Lo mentiroso. Em essência, estamos dizendo: “O Senhor na verdade não perdoou meu pecado!”

Permita que a alegria alivie seu coração. No Salmo 32, Davi disse: “Tu perdoaste a culpa do meu pecado. ... Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos!” (Sl 32:5, 11).

Mãos à Bíblia

8. “Portanto, agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” O que esse texto promete? Como podemos nos valer dessa promessa? Rm 8:1

O perdão de Deus é tão grande, profundo e amplo que é impossível entendê-lo completamente. Mas, pela provisão que o próprio Deus fez em Jesus, todos podemos ter pleno e completo perdão no momento em que reclamarmos as promessas mediante plena entrega ao Senhor. Pelo trabalho do Espírito em nossas vidas, podemos ser libertos dos pecados e vícios e do sentimento de culpa que eles trazem.

9. Como os textos a seguir nos ajudam a entender o perdão de Deus? Sl 103:12, Is 1:18, Mq 7:19

Franke Zollman | Smithsburg, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial