sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Culpa - 28/01/2011 a 29/01/2011

Sexta, 28 de janeiro

Opinião
Ser limpo


“Que venha a culpa! Geralmente ela é uma coisa boa” – alguns dizem. Tenho visto muitas pessoas que cometeram atrocidades sem sentir culpa. A sociedade poderia se beneficiar mais com a culpa – culpa pelo egoísmo, pelo roubo, pela fraude, pelo homicídio, pelo mexerico, e assim por diante.

Afinal de contas, a culpa é apenas a voz da consciência sussurrando que nosso mais recente ato egoísta talvez não esteja certo. A culpa também pode ser o Espírito Santo acrescentando Sua voz àquele pequeno sussurro. Então, vamos dar um “viva” para a boa consciência! Um “viva” para a voz do Deus eterno que nos fala! Chegará um dia em que o Espírito Santo não falará a mais ninguém, exceto ao povo de Deus (ver Ef 4:30; Ap 16:14; 18:21-24; Hb 13:5). Isso será no encerramento do tempo da graça, que logo será seguido pelo final da História. Mas até então, que o Espírito Santo fale a todo o que estiver disposto a ser salvo.

Certamente há um senso de culpa “errado”, pois se transforma em uma nuvem desesperadora de tristeza. Essa culpa é mais como um manto brilhante sobre os trapos imundos da desobediência voluntária a fim de dar uma aura de respeitabilidade. Há também a culpa que se concentra na dor das consequências sem a intenção de mudar de comportamento.

Mas a verdadeira culpa exige mudança. A verdadeira culpa alinha você e diz: “Tome jeito!” Então você se alinha para tomar jeito e descobre que não consegue. Você tenta vez após vez. E a sua culpa boa continua dizendo: “Não é suficiente. Você precisa estar mais limpo”.

Então, o Espírito Santo lhe fala que sua verdadeira necessidade é de Jesus. E, se você estiver se sentindo suficientemente culpado, volte-se para a única solução verdadeira para o egoísmo e o fingimento. Quando Jesus nos limpa, de repente a culpa se cala, sai de fininho e é substituída pela paz.

A melhor coisa a respeito da culpa é que ela nos leva a Jesus, e Ele a destrói. Portanto, que venha a culpa! Que ela leve você a Jesus, e Ele te dará Sua paz.

Dicas


1. Visite alguém que está preso. Registre num diário sua visita, a partir do momento em que entrar na penitenciária. O que você viu? O que você ouviu? Como você se sentiu? O que isso fez você pensar sobre o perdão e a culpa?
2. Faça uma busca na Internet da palavra “perdão” e sua relação com a saúde física e emocional das pessoas.
3. Conte para alguém no trabalho ou na escola a história de como Deus perdoou você.

Doug Hosking | Williams Lake, Canadá

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial