Bons pensamentos - 30/01/2011 a 05/02/2011
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Fp 4:8).
Prévia da semana: O hábito de pensar em coisas espirituais e excelentes pode revolucionar sua vida.
Leitura adicional: Sl 19:14, Lc 6:43-45. Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 653-659.
Domingo, 30 de janeiro
Seja feliz?
No princípio de seu livro Seven secrets for feeling fantastic (“Sete segredos para se sentir fantástico”), o Dr. Darren Morton conta sobre um amigo que perdeu o controle de seu carro enquanto dirigia certa manhã. O carro passou por uma mancha de óleo na pista molhada e saiu desgovernado, enquanto ele tentava recuperar o controle antes de capotar. “O carro acabou parando de cabeça para cima”, relata Morton, “e enquanto ele estava sentado, agarrado ao volante e suando – tremendo, mas sem se machucar – o rádio começou a tocar: “Ooooo, ooooo, ooooo, não se preocupe, seja feliz”.*
O momento irônico em que começou a ser tocado o sucesso de Bobby McFerrin de vários anos atrás mostra a inutilidade filosófica desse modo de vida. Talvez devamos nos preocupar menos com algumas coisas. Entretanto, a verdadeira felicidade não requer que ignoremos nossas circunstâncias de modo tolo. Em vez disso – como o livro de Morton procura mostrar –, aquilo em que escolhemos concentrar nossa vida, em todos os aspectos do que fazemos, dizemos e praticamos, tem profunda influência sobre nossa felicidade e bem-estar emocional.
Um princípio semelhante também se aplica a nossa fé. Aquilo em que nos tornamos e como somos transformados são frutos da atuação de Deus em nossa vida Várias práticas e disciplinas espirituais são importantes para nossa formação e transformação espiritual. Mas talvez mais importante seja nosso hábito de treinar nossa mente para pensar de maneira correta, e o melhor tipo de pensamento é o que é dirigido para Deus. Como Jesus explicou: “felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lc 11:28). Isso significa muito mais do que balançar os ombros e dizer: “Não se preocupe, seja feliz”. Precisamos orar como Davi: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti,Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19:14). Acredito que essa seja uma oração que Deus sempre fica feliz em responder.
*Darren Morton, Seven secrets for feeling fantastic: a proven plan for vibrant living (Signs Publishing Company: Warburton, Austrália, 2006), p. 1.
Mãos à Bíblia
1. Por que a Bíblia declara ser importante controlar não só nossas ações e palavras, mas também os pensamentos? Mc 7:21-23; Lc 6:45
2. Que alternativa é proposta por Paulo para lidar com o comportamento imoral? Rm 8:5-8
Nathan Brown | Melbourne, Austrália
Marcadores: 30 de janeiro, Bons Pensamentos, Domingo, lição escola sabatina
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial