sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Abigail - 29/10/2010 a 30/10/2010

Sexta, 29 de outubro

Opinião
Mulher sensata

Abigail representa todas as pessoas que não deixam que as circunstâncias difíceis as derrubem. Abigail era uma mulher sensata. Primeiro, ela ouviu o que os servos tinham a lhe dizer sobre Nabal e os homens de Davi. Ela respondeu com ação imediata, pois sabia que não havia tempo a perder. Algo tinha de ser feito, ou pessoas inocentes morreriam.

Ela foi organizada e minuciosa na escolha dos suprimentos que levou a Davi. E fez tudo em tempo recorde. Deu instruções a seus servos sobre o que precisava ser feito e como fazê-lo. Eles seguiram as instruções dela cuidadosamente. Como resultado, ela conseguiu alcançar Davi antes que ele chegasse a Nabal. Davi pôde ver que mulher inteligente e sábia ela era. Deu ouvidos ao que ela disse e se arrependeu de seus atos.

Quando Abigail voltou para casa após o encontro com Davi, decidiu esperar até a manhã seguinte para contar a Nabal o que havia acontecido. Essa foi uma jogada inteligente de sua parte. Nabal tinha estado festejando e bebendo, e ela sabia que ele não estava em seu são juízo. Talvez ele não tivesse compreendido a seriedade do ato que praticara se ela tivesse lhe contado naquela noite o que havia feito. Talvez Nabal tivesse se manifestado daquela maneira por estar embriagado, ou com raiva. Portanto, ela esperou até a manhã seguinte, quando ele estava sóbrio. Ela desejava ter certeza de que ele estivesse plenamente ciente do impacto de sua tolice – de que ele poderia ter perdido tudo, inclusive a vida.

Abigail também compreendia que Deus retribuiria a todos os inimigos de Davi, inclusive Nabal, e foi sábia em pedir a Davi que se lembrasse dela (1Sm 25:31). Após a morte de Nabal, Davi realmente se lembrou de Abigail e a tomou como esposa.

Podemos ver, na história de Abigail, como Deus cuida de Seu povo. No fim, o Senhor vingou Davi da atitude e comportamento ingratos de Nabal. Também libertou Abigail dos laços de um marido mesquinho e tolo.

Mãos à obra

1. Inicie um diário de oração intercessória. Anote tanto as pessoas pelas quais você está orando, quanto as respostas às suas orações. Como o orar por outras pessoas ajuda você espiritualmente? Por que precisamos interceder por outros, se eles têm a liberdade de fazer suas próprias escolhas?

2. Crie um cartaz com o nome Abigail como seu enfoque. Decore-o com itens que representem as características que Abigail exibiu em sua vida. Crie um segundo cartaz usando seu nome e as características que você exibe.

3. Quão facilmente as pessoas podem ser mal compreendidas? Por que reagimos tão rápida e negativamente quando achamos que alguém nos tratou mal? Como cristãos, qual deve ser nossa reação para com aqueles que nos maltratam?

Kayla D. Beard | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial