domingo, 6 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Sl 34:18).

Prévia da semana: A depressão pode ter várias causas, entre elas neuroquímicas, mas Deus nos dá motivo para ter esperança.

Leitura adicional: Sl 42, 31:10; 39:2-7; 32:1-5; 1Jo 1:9; Mq 7:1-7; Ap 21:2-4. Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 482-496.

Domingo, 6 de fevereiro

Introdução
Depressão


“Creio que existe esperança para esse caso” – esta era a frase que eu e o resto de meus colegas de classe do curso de Psicologia usávamos toda vez que fazíamos estudos de casos para nossas principais matérias na faculdade. Sempre acreditávamos no poder do aconselhamento e da terapia. Entendíamos que certos métodos revigorariam outra vez a pessoa para que ela vivesse como alguém “comum” deveria viver. Contudo, como cristãos, também somos ensinados que esses métodos às vezes não são tão eficientes como o conforto, o encorajamento e a cura que obtemos de nosso Senhor, o maior de todos os Consoladores.

Todos nós já estivemos “no fundo do poço”, em algum ponto de nossa vida. O bom é que, não importa quão ruim seja a situação, sempre podemos saber que não temos de passar por ela sozinhos, pois o Senhor mesmo estará conosco. Ele dará todo o conforto e encorajamento de que precisamos para voltar ao caminho certo. Só temos que nos lembrar quem Deus é e o que Ele pode fazer por nós. Nossos sentimentos de solidão e desânimo não permanecerão para sempre, mas Deus sim. Tudo o mais neste mundo pode dar errado. As pessoas podem se voltar contra nós; os amigos podem nos desapontar e nossos queridos podem nos abandonar. Deus sempre permanece fiel. Ele é o Único que nunca muda, o Único que permanece constante.

A terapia provê os métodos que os psicólogos precisam para ajudar os outros, mas a melhor ajuda que as pessoas podem obter é a que vem do próprio Deus. Deus é o Único que pode nos dar plenamente o conforto e a cura de que precisamos. Ele pode até fazer isso antes que peçamos... O Senhor é nossa melhor esperança nestes tempos de angústia. Esta é a mensagem de nossa lição esta semana.

Mãos à Bíblia

1. Que sentimentos Davi expressou no Salmo 42? Que esperança é oferecida?

Davi sofria sérias alterações de humor. Em muitas ocasiões, foi perseguido injustamente. Além disso, violou os mandamentos de Deus e sofreu profundo senso de culpa (Sl 51:4), o que frequentemente está associado à depressão. Porém, Deus nos oferece perspectivas para superar o abatimento causado pelas injustiças ou pelos sentimentos de culpa.

Pense nos seguintes fatos: (1) Você foi criado à imagem de Deus (Gn 1:26, 27). Jesus Cristo, em Seu sacrifício, salvou você da morte eterna e lhe concedeu privilégios (1Pe 2:9). (2) O mundo está falido e cheio de mal, mas os cristãos podem entender sem desespero a existência do mal, pois conhecem sua origem e destino. (3) Um futuro maravilhoso está reservado para os filhos de Deus! (Sl 37:39).

Darryll Jon M. Biscaro | Parañaque City, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial