segunda-feira, 16 de março de 2009

Bênçãos do Dom Profético - 16/03/2009 a 21/03/2009

Segunda, 16 de março

Evidência
As escolas dos profetas


3. Como os jovens de Israel eram educados nos tempos do Antigo Testamento? Que princípios importantes podemos tirar desses textos quanto ao aspecto espiritual de toda educação apropriada? Gn 18:19; Dt 6:4-7, 20-25

Além do conhecimento religioso, as crianças hebreias recebiam instruções nas habilidades de que precisariam para ser membros bem-sucedidos de sua comunidade.

No começo de 1872, Ellen White recebeu uma visão sobre os princípios apropriados da educação. Em 3 de junho, a primeira escola adventista oficial abriu as portas – o colégio de Battle Creek. Hoje, mais de seis mil escolas, colégios e universidades adventistas servem a mais de um milhão de estudantes em todo o mundo.

“O Senhor mesmo dirigia a educação dos israelitas. Seus cuidados não se limitavam aos interesses religiosos deles; o que quer que afetava seu bem-estar mental ou físico era também objeto da divina providência, e incluía-se na esfera da lei divina” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 592).

A partir desse comentário inspirado de Ellen G. White, podemos ver que os profetas e o povo de Israel receberam a mais equilibrada educação já desejada pela mente humana. Não devemos fugir do fato de que o próprio Deus dirigia o processo de aprendizagem deles através dos pais, da natureza, e da Palavra de Deus.

Esse mesmo tipo de educação deve beneficiar todas as gerações, desde o passado, no presente e até o futuro. Como os ministros em Israel, que eram modelos, nossos atuais ministros devem servir de exemplo que exalte a presença e o poder de Deus, a fim de que também sejamos um exemplo para outras pessoas.

Há uma grande diferença entre as escolas dos profetas e as escolas seculares de nosso tempo. As instituições educacionais seculares são geralmente dominadas pelas máximas e costumes do mundo. Diferentemente das instituições em que os profetas recebiam a luz de uma educação piedosa, as escolas mundanas de nossa época são muitas vezes terreno para conversas superficiais, onde o mero sentimentalismo toma o lugar da instrução básica e moral.

Precisamos saber se os profetas modernos têm seguido os passos dos pioneiros. Como os grandes reformadores do passado foram educados e treinados? Deus muitas vezes usa os membros menos afortunados e desprezados da sociedade para trazer liberação e paz para Seu povo. Essas foram as raízes de Lutero, que “proveio das classes pobres. Seus primeiros anos se passaram no humilde lar de um camponês alemão. ... Dificuldades, privações e severa disciplina foram a escola na qual a Sabedoria infinita preparou Lutero para a importante missão de sua vida” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 120).

Seline Khavetsa | Nairóbi, Quênia

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