sexta-feira, 13 de março de 2009

Interpretando os Escritos Proféticos - 13/03/2009 a 14/03/2009

Sexta, 13 de março

Opinião
Intérpretes infalíveis?

Interpretando os escritos ProféticosLucas registra a conversão do eunuco etíope (At 8:26-38). Na volta para casa, após sua peregrinação para adorar em Jerusalém, o etíope estava lendo Isaías 53, mas não compreendia a quem o profeta estava se referindo.

Lucas dá o seguinte cenário quanto ao encontro de Filipe com o eunuco, pois o Espírito havia movido o discípulo: “Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o homem lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: ‘O senhor entende o que está lendo?’ ‘Como posso entender se ninguém me explica?’ respondeu o homem. Então, convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem” (At 8:30, 31). Então, Filipe começou a interpretar, ou explicar, o significado do que o eunuco estava lendo – que estava lendo sobre Jesus e a salvação que Ele oferece (verso 35).

Ao concluir seu livro, Lucas diz a Teófilo que Jesus também explicou a verdade a Seus apóstolos para que eles pudessem entender as Escrituras (Lc 24:45).

O Apocalipse é o que Deus diz, enquanto que a interpretação é o significado que damos ao que Ele diz. Temos uma forma de confundir os dois, identificando o que supomos que a Bíblia ensina com o que nós ensinamos.

Não há maneira de entender o sentido de qualquer peça literária, a não ser averiguando seu significado. Isso é válido para as mais simples frases, quer sejam da Bíblia ou de algum outro material impresso. Se Jesus nos diz que “o pão que Deus dá é aquele que desce do Céu e dá vida ao mundo” (Jo 6:33), não tomamos isso literalmente. “É importante que percebamos que interpretamos, e que não somos intérpretes infalíveis”.* Por isso mesmo, é importante conhecer bem a Bíblia, a fim de interpretarmos de acordo com o pano de fundo das Escrituras.

*Leroy Garrett, “The Inspiration of the Scriptures”, Restoration Review 17, nº 8 (Outubro de 1975), p. 150.

Dicas

1. Pesquise a vida e obra de um dos profetas bíblicos. Qual era o contexto social e político desse profeta? Quão confiáveis foram suas profecias? Quais são as semelhanças entre a vida e a época desse profeta e as de Ellen White?
2. Prepare uma pequena peça sobre a primeira visão de Ellen White (ver Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 58-61) embasada no contexto daquela época. Considere onde o evento ocorreria, o contexto histórico e político, e a localização temporal dentro dos eventos mundiais. Apresente a peça no culto jovem.
3. Use uma bússola ao se movimentar durante um dia. O que torna a bússola um orientador confiável? Considere os aspectos pelos quais um profeta é uma bússola espiritual.
4. Resolva um quebra-cabeças, Sudoku, palavra cruzada, etc. Como você aborda algo que à primeira vista não tem sentido? Que função os profetas desempenham em ajudar a desvendar os enigmas do Apocalipse, por exemplo?
5. Faça uma pequena pesquisa sobre a crença das pessoas em Ellen White. Que fatores influenciaram a atitude das pessoas em relação a ela?

Roy M. Hutasoit | Bandung, Indonésia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial