A Mensagem dos Profetas - 04/03/2009 a 07/03/2009
Quarta, 04 de março
O estado dos mortos
5. O que os textos bíblicos seguintes nos dizem sobre a condição da humanidade na morte? Sl 146:4; Ec 9:5, 6; Jo 11:11-14; At 2:34
A inspiração ensina que só Deus é imortal (1Tm 6:16) e que, sem Deus, os seres humanos estão sujeitos à morte. Jesus ensinou que a morte é um sono que termina em uma de duas ressurreições - uma ressurreição da vida e outra ressurreição da condenação (Jo 5:28, 29). William Templo, arcebispo de Cantuária, reconheceu isso quando escreveu: "0 homem não é imortal nem por natureza nem por direito; mas é capaz de receber a imortalidade, e a imortalidade lhe é oferecida pela ressurreição e a vida eterna, se ele a receber de Deus e nos termos de Deus" (Nature, Man, and God, p. 472).
6. Como devemos entender textos como Mateus 25:46 e Apocalipse 14:9-117? Eles ensinam o tormento eterno no inferno?
A noção da imortalidade humana existe em todas as religiões primitivas, animistas e politeístas. Também era um conceito importante na filosofia grega, que concebia o hades (o mundo dos mortos) como um mundo fantasmagórico, obscuro e subterrâneo em que a alma vivia uma existência sombria. Os gregos consideravam que o ser humano era composto de corpo e alma. Na morte, corpo e alma são separados, libertando-se a alma da prisão do corpo para uma existência independente.
Em Mateus 25 e Apocalipse 14, as palavras traduzidas por "eterno" e "séculos dos séculos" não significavam necessariamente sem fim. As palavras gregas aion e aionios expressam duração enquanto a natureza do objeto permite. Por exemplo, em Judas 1:7 nos é dito que as cidades de Sodoma e Gomorra estão sofrendo o fogo do castigo eterno (aionios). Mas 2 Pedro 2:6 diz que elas foram reduzidas a cinzas. Quando o objeto das palavras "eterno" ou "para sempre" é a vida dos remidos que recebem imortalidade, a palavra significa um tempo sem fim. Quando se refere ao castigo dos ímpios, que não recebem a imortalidade, a palavra tem o significado um período limitado de tempo.
Desde os pregadores populares até os filmes populares, o mundo está inundado de espiritualismo (a idéia de que os mortos vivem agora em outra existência). Como nossa compreensão do estado dos mortos nos dá proteção poderosa contra esse engano terrível?
Marcadores: 04 de março, A Mensagem dos Profetas, lição escola sabatina, Quarta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial