quarta-feira, 4 de março de 2009

A Mensagem dos Profetas - 04/03/2009 a 07/03/2009

Quarta, 04 de março

O estado dos mortos


A Mensagem dos Profetas5. O que os textos bíblicos seguintes nos dizem sobre a condição da humani­dade na morte? Sl 146:4; Ec 9:5, 6; Jo 11:11-14; At 2:34

A inspiração ensina que só Deus é imortal (1Tm 6:16) e que, sem Deus, os se­res humanos estão sujeitos à morte. Jesus ensinou que a morte é um sono que termina em uma de duas ressurreições - uma ressurreição da vida e outra ressur­reição da condenação (Jo 5:28, 29). William Templo, arcebispo de Cantuária, re­conheceu isso quando escreveu: "0 homem não é imortal nem por natureza nem por direito; mas é capaz de receber a imortalidade, e a imortalidade lhe é oferecida pela ressurreição e a vida eterna, se ele a receber de Deus e nos termos de Deus" (Nature, Man, and God, p. 472).

6. Como devemos entender textos como Mateus 25:46 e Apocalipse 14:9-117? Eles ensinam o tormento eterno no inferno?

A noção da imortalidade humana existe em todas as religiões primitivas, animistas e politeístas. Também era um conceito importante na filosofia grega, que concebia o hades (o mundo dos mortos) como um mundo fantasmagórico, obs­curo e subterrâneo em que a alma vivia uma existência sombria. Os gregos consideravam que o ser humano era composto de corpo e alma. Na morte, corpo e alma são separados, libertando-se a alma da prisão do corpo para uma existên­cia independente.

Em Mateus 25 e Apocalipse 14, as palavras traduzidas por "eterno" e "séculos dos séculos" não significavam necessariamente sem fim. As palavras gregas aion e aionios expressam duração enquanto a natureza do objeto permite. Por exem­plo, em Judas 1:7 nos é dito que as cidades de Sodoma e Gomorra estão sofrendo o fogo do castigo eterno (aionios). Mas 2 Pedro 2:6 diz que elas foram reduzidas a cinzas. Quando o objeto das palavras "eterno" ou "para sempre" é a vida dos remidos que recebem imortalidade, a palavra significa um tempo sem fim. Quando se refere ao castigo dos ímpios, que não recebem a imortalidade, a palavra tem o significado um período limitado de tempo.

Desde os pregadores populares até os filmes populares, o mundo está inundado de espiritua­lismo (a idéia de que os mortos vivem agora em outra existência). Como nossa compreensão do estado dos mortos nos dá proteção poderosa contra esse engano terrível?

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial