quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Integridade do Dom Profético - 26/02/2009 a 28/02/2009

Quinta, 26 de fevereiro

Aplicação
Crendo no dom profético

5. Qual foi o conselho de Natã a Davi, e por que estava errado? 2Sm 7:1-7. Por que Davi não deveria construir o templo? 1Cr 22:8

Nem tudo o que um profeta diz ou faz é feito sob inspiração. Ao dar sua aprovação ao plano de Davi, Natã falou como amigo do rei, e não em seu ofício de profeta. Porém, Deus disse a Natã que o que ele dissera a Davi estava errado e que ele deveria dizer isso a Davi.

Ellen White não era infalível, e nunca alegou possuir infalibilidade. Muitas vezes, ela mudava de idéia e estava constantemente aberta para receber mais luz. Quando a casa publicadora do Sul dos Estados Unidos estava mal financeiramente, ela apoiou sua transformação em um depósito da Review and Herald, apenas. “Vão em frente”, ela disse[...] (Manuscript Releases, v. 17, p. 270). Mas, dentro de 24 horas, Ellen G. White recebeu uma visão que a fez mudar de idéia.

Embora o pecado tenha posto fim à comunicação face a face entre Deus e nós, Ele não desistiu de ter proximidade com os seres humanos. Em vez disso, criou outras maneiras para Se comunicar conosco. Enviou Suas mensagens de amor, encorajamento e advertência através dos profetas, entre os quais está Ellen White.

Como podemos crer na integridade do dom profético? A Bíblia nos dá diretrizes específicas pelas quais podemos distinguir e provar a integridade de um profeta.

1. Concordância com a Bíblia. “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20). Isso significa que a mensagem de um profeta verdadeiro deve estar de acordo com a Bíblia.

2. Cumprimento das predições. A exatidão das predições de um profeta precisa ser demonstrada.

3. A encarnação de Cristo. “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus” (1Jo 4:2, 3). Um profeta verdadeiro precisa crer no nascimento virginal de Cristo, em Sua verdadeira humanidade, vida sem pecado, sacrifício expiatório, ressurreição, ascensão, ministério intercessor e segundo advento. Afinal de contas, “o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia” (Ap 19:10).

4. Os “frutos” do profeta. Um profeta verdadeiro produz bons frutos (ver Mt 7:20). Isso não significa que os profetas precisem ser absolutamente perfeitos, mas que devem estar desenvolvendo os frutos do Espírito em sua caminhada com Cristo.

Os escritos de Ellen White não são substitutos para a Bíblia. A própria Ellen White cria e ensinava que a Bíblia é a suprema norma para a Igreja. Ela escreveu: “As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação da... vontade [de Deus]. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 9). Ela via sua obra como sendo a de guiar as pessoas de volta à Bíblia, ajudando-as a compreender os princípios bíblicos e aplicá-los à vida.

Mary Megan Amo-Boateng | Bangcoc, Tailândia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial