quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Integridade do Dom Profético - 25/02/2009 a 28/02/2009

Quarta, 25 de fevereiro

Evidência
Antigo, mas ainda válido


4. O que os textos seguintes dizem sobre a experiência do crescimento espiritual dos profetas bíblicos? Dn 8:27; 9:2; Gl 2:11-16; 1Pe 1:10

Nos tempos bíblicos, a posse do dom profético não significava que alguém tinha conhecimento imediato, pleno e completo de questões espirituais e outras. Os profetas recebiam maior luz com o desdobramento da história e de sua compreensão. Eles também tinham que estudar as Escrituras, como ilustra o caso de Daniel (Dn 9:2).

O mesmo se dava com Ellen White: “Por sessenta anos tenho estado em comunicação com mensageiros celestiais, aprendendo constantemente algo a respeito das coisas divinas e da maneira pela qual Deus está constantemente operando, a fim de conduzir as pessoas do erro de seus caminhos para a luz de Deus” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 71).

Às vezes, nos esquecemos de como Deus usou os profetas no passado. Assim, a lealdade e a integridade são, com frequência, as características menos procuradas em nossa sociedade hoje, abrindo caminho para que prevaleçam a traição e a desonestidade.

Quando o mundo está na verdade faminto de palavras de esperança, o dom de profecia atua como uma chave para destrancar portas que pareciam para sempre fechadas.

O dom de profecia não só nos ajuda a nos concentrarmos no futuro, mas nos faz lembrar sempre de como Deus guiou Seu povo no passado, e de que Ele tem um plano para nós aqui e agora (Jr 29:11).

Um importante requisito da liderança eficaz é ganhar a confiança de outras pessoas, pois sem confiança ninguém consentirá em seguir a outrem. A confiança é a convicção de que os líderes praticam o que falam. É a crença em algo que hoje em dia parece fora de moda – a integridade, que só vem do alto. A solução não é rejeitar todas as profecias, mas pôr à prova todas as profecias (1Ts 5:19-22).

Os profetas precisam aceitar humildemente que vêem só por espelho, obscuramente, e que conhecem apenas em parte (1Co 13:12). Os profetas maduros insistem com todas as pessoas a quem profetizam que julguem, ponham à prova e comparem com a Bíblia tudo o que lhes é dito. Não se ofendem pelo fato de as pessoas serem cuidadosas.

As pessoas se tornam atrevidas quando não há integridade. Essa verdade está escrita na história da humanidade. O fato de haver pouca integridade pode ser parcialmente atribuído a uma mentalidade escapista que tem encorajado muitos cristãos sinceros a ser passivos e pessimistas com respeito a seu papel na Terra.

O profeta Micaías teria perguntado às pessoas de seu tempo: “Será que nosso passado realmente nos deixa embaraçados? Não. Nosso passado é antigo, mas ainda válido.”

Mullah James | Gwangju, Coréia do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial