terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Integridade do Dom Profético - 24/02/2009 a 28/02/2009

Terça, 24 de fevereiro

Testemunho
Dom inestimável


3. O que os profetas frequentemente mencionavam como fonte de suas mensagens? Jr 1:4; Ez 7:1; Os 1:1. Por que isso era tão importante para o que eles tinham a dizer?

Os profetas assinalavam repetidamente que suas mensagens vinham de Deus. A expressão “Veio a Palavra do Senhor a...” significa que (a) suas mensagens levam a autoridade divina e que (b) eles as receberam por comunicação direta do Senhor.

Ellen White enfatizava fortemente a inspiração das Escrituras. Ao mesmo tempo, ela também afirmou a inspiração divina em seus escritos: “Nestas cartas que escrevo, nos testemunhos que dou, estou apresentando aquilo que o Senhor me tem apresentado...” (p. 29).

“O dom de profecia foi usado a fim de preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo. ‘Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo’ (Hebreus 2:17). Para executar o plano da salvação, era essencial que Deus Se tornasse humano, participasse plenamente da natureza humana, vivesse entre os seres humanos, fosse tentado em todos os pontos como eles, e em carne humana obtivesse completa vitória sobre o pecado. A fim de colocar o pensamento e o viver do homem novamente em harmonia com o de Deus, tinha de ser dada revelação através de uma vida. Escolher seres humanos para trabalhar por outros e transmitir-lhes mensagens especiais de Deus é, obviamente, o método geral mais eficiente que poderia ter sido escolhido. Assim, através dos profetas o Criador realizou o preparo necessário antes de Jesus vir à Terra.

“Os profetas se colocavam diante do povo como representantes do Senhor. A própria presença desses profetas mostrava ao povo que Deus estava suficientemente interessado por ele e próximo dele o suficiente para escolher homens dentre eles a fim de representá-Lo. Essas eram pessoas ‘sujeitas às mesmas paixões’ que seu próximo; não visitantes de outro mundo, mas homens entre os homens. Embora o plano estivesse sujeito a perigos por causa da fraqueza da humanidade nas pessoas escolhidas, apresentava, contudo, possibilidades inerentes de sucesso não presentes em nenhum outro método.”1

“Os profetas mantinham os seres humanos constantemente cientes das instruções de Deus para eles. Nunca deviam entreter a idéia de que não tinham acesso ao conselho divino.”2

O dom profético ainda é usado hoje a fim de preparar um povo para a segunda vinda de Jesus Cristo. Se olharmos para os profetas anteriores ao primeiro advento de Cristo, vemos que eles diziam o que Deus lhes ordenava que dissessem. Nunca faziam discursos retocados, floreados. Eram retos e honestos. Usavam seu dom à medida que eram movidos pelo Espírito. Quando Natã foi à presença de Davi, disse-lhe o que Deus lhe ordenara dizer. Não acrescentou nem tirou nada. Davi também ouviu a mensagem de Deus em som alto e claro, porque ouviu Deus através de Seu mensageiro (2Sm 12:1-16).

1. A Prophet Among You, p. 24.
2. Ibid., p. 25.


Feziwe Ntwana | Busan, Coréia do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial