quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Autoridade dos Profetas - 19/02/2009 a 21/02/2009

Quinta, 19 de fevereiro

Aplicação
Autenticando um profeta


Autoridade dos profetas5. Além dos profetas canônicos, como Isaías e Amós, achamos nas Escrituras vários profetas cujos livros não fizeram parte do cânon. O que dizem os textos seguintes sobre esses profetas e seus escritos? 1Cr 29:29; 2Cr 9:29; 12:15

6. Que autoridade tinham os profetas extracanônicos? 2Sm 12:1-4; 1Rs 11:29-39; 14:2-18; Lc 7:28

Nos tempos de Davi, as Escrituras eram os livros de Moisés, mas nem por um momento Davi questionou a autoridade de Natã. Ele sabia que Natã era profeta, e que sua palavra era autorizada, embora Natã não tivesse nenhum livro que fosse parte da Bíblia.

A autoridade de Ellen White pode ser comparada à autoridade dos profetas extracanônicos. As mensagens inspiradas que ela recebeu para a igreja não são um acréscimo ao cânon. Seus escritos não são outra Bíblia, nem levam o tipo de autoridade encontrada na Bíblia. No fim, a Bíblia, e a Bíblia só, é nossa autoridade máxima.

O plano de Deus para alcançar a mente de homens e mulheres através das mensagens de Seus profetas tem sido contrafeito por Satanás na forma de falsos profetas. Então, como podemos avaliar a autenticidade de tais profetas?

Teste nº 1: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20). A lei e o testemunho são claras referências às instruções divinamente inspiradas dadas pelos profetas. Se qualquer ensino ou ato desvia do padrão revelado da verdade, deve ser reconhecido como vindo do reino das trevas.1

Teste nº 2: “Pelos seus frutos vocês os reconhecerão” (Mt 7:20, NVI). Aqui, Jesus apresenta outro teste a ser aplicado aos profetas. O pretenso profeta apresenta o fruto do Espírito? Que influência o ensino do profeta tem sobre outros?2

Teste nº 3: “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus” (1Jo 4:2). Esse teste é mais amplo do que simplesmente afirmar crer que Jesus Cristo viveu. É o reconhecimento de que a Palavra Se fez carne e habitou entre nós.3

Teste nº 4: “O profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem” (Jr 28:9). A predição de eventos não é a principal obra do profeta; mas em muitos casos o profeta afirmou que tinha recebido conhecimento do futuro por inspiração divina. Parte do teste de um profeta é observar se suas predições se cumprem ou não.

A Bíblia diz que, no fim dos tempos, surgirão muitos falsos profetas. Esse fim está se aproximando rapidamente, e muitos estão reivindicando o dom de profecia. Como cristãos, precisamos seguir os padrões da Bíblia e permitir que as palavras de Deus nos dirijam.

1. T. Housel Jemison, A Prophet Among You, p. 100, 101.
2. Ibid., p. 104, 105.
3. Ibid., p. 110.


Vincent Peterkin e Keneice Lawson | Mandeville, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial