quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Trabalho dos Profetas - 12/02/2009 a 14/02/2009

Quinta, 12 de fevereiro
Aplicação
O teste da profecia


O trabalho dos profetas7. Quais são algumas das profecias da Bíblia que se cumpriram? Is 44:28; Jr 25:11; Dn 9:24-27

Cerca de 150 anos antes do tempo de Ciro, Isaías profetizou que um rei chamado Ciro faria retornar de Babilônia os judeus e permitiria a reconstrução do templo de Jerusalém. O cumprimento dessa profecia se encontra em Esdras 1:1-4. Jeremias predisse a duração do cativeiro babilônico; e Daniel predisse o tempo do aparecimento do Messias, quase seiscentos anos antes de Jesus nascer. E com relação à Ellen White, também podemos encontrar muitas de suas predições cumpridas. Por exemplo, em 12 de janeiro de 1861, três meses antes da erupção da Guerra Civil americana, a Sra. White recebeu uma visão. Ao sair dela, relatou o que vira e disse aos ouvintes: “Nesta casa, há homens que perderão seus filhos nessa guerra.” Pelo menos cinco famílias que estavam presentes naquele dia perderam os filhos na Guerra Civil. Em 1885, Ellen White predisse que o protestantismo estenderia os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra, ao espiritismo. Quando ela escreveu essas palavras, os protestantes e católicos viviam em guerra uns com os outros. Hoje a situação é bem diferente.

Como com qualquer outro profeta de Deus, devemos pôr a prova seus escritos de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Consistência com a Palavra de Deus. Nenhuma mensagem profética pode satisfazer os padrões de Deus se não for consistente com Sua Palara. “As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 7).

2. A quantidade de verdade na mensagem. Leia 1 João 4:1. A diferença entre os profetas falsos e os verdadeiros é reconhecida pela quantidade de verdade no conteúdo de suas mensagens.

3. Uma visão tridimensional do tempo. A verdadeira profecia deve abarcar o tempo em três dimensões: o passado, o presente e o futuro. Ellen White escreveu: “À medida que o Espírito de Deus me ia revelando à mente as grandes verdades de Sua Palavra, e as cenas do passado e do futuro, era-me ordenado tornar conhecido a outros o que assim fora revelado” (Ibid.).

Rose Anyango |
Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial