quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Testando os Profetas - 05/02/2009 a 07/02/2009

Quinta, 5 de fevereiro

Aplicação
Como testar os escritos


testando os profetas7. Como podem ser identificados os profetas verdadeiros? Mt 7:20

8. O que estes textos nos dizem sobre as falhas de caráter de alguns daqueles que tinham o dom profético? Gn 12:12, 13; Jn 1:1-3; At 15:36-39; Gl 2:11-14

Jesus disse que uma boa árvore produz frutos bons. Os críticos de Ellen G. White deveriam responder à pergunta: Qual é a influência de seus escritos sobre os que os lêem?

Em seu hino “God moves in a mysterious way” (Deus atua de maneira misteriosa), William Cowper declara: “A descrença cega irá por certo errar, / E em vão irá Sua obra examinar; / Deus é Seu próprio intérprete, / E Ele tudo claro irá deixar.”

Deus é contra a ignorância. A verdade é contra a ignorância. Os cristãos precisam ser contra a ignorância, especialmente no que diz respeito à fé e à salvação. Com freqüência, é a ignorância que faz pressuposições injustificadas sobre a Bíblia e a fé cristã. Um claro exemplo é o livro de Richard Dawkins, Deus, um Delírio,que já vendeu milhões de cópias. Conquanto Dawkins escreva bem e denuncie corretamente a superstição religiosa, seu preconceito obscurece os fatos. Os ataques à Bíblia são tão antigos quanto a própria Bíblia. O que é frustrante é a maneira como essas afirmações são frequentemente aceitas sem ser criticadas ou provadas.

É exigido dos cristãos que conheçam a base de sua fé e sejam capazes de desafiar as críticas a ela. Paulo diz: “Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas” (1Ts 5:20, 21, NVI).

As críticas à fé cristã não são erradas. Pode ser que tenhamos idéias que sejam errôneas e necessitem de correção. A verdade não teme investigação. Quanto mais profundamente estudamos a verdade da Bíblia e a pomos à prova, mais ela brilha.

Note o conselho de Ellen White: “O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então, andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo. Devemos dia após dia estudar a Bíblia, diligentemente, ponderando todo pensamento e comparando passagem com passagem. Com o auxílio divino devemos formar nossas opiniões por nós mesmos, visto termos de responder por nós mesmos perante Deus” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 598).

Saiba o que você crê: o conselho de Paulo a Timóteo para que estudasse a Palavra de Deus a fim de não ter do que se envergonhar (2Tm 2:15) tem relevância semelhante para o que os adventistas creem sobre Ellen White. O teste é ler seus livros. Uma compreensão superficial desmoronará em uma ocasião de tensão. Ao ler os escritos dela, faça a si mesmo as seguintes perguntas: (1) Ellen White está sujeita às Escrituras? (2) Ele apóia a divindade de Jesus? (3) Ela afirma Jesus como nosso Salvador? (4) Ela exalta a lei de Deus?

Não há outra alternativa, senão o estudo pessoal de seus escritos a fim de testá-los à luz da Bíblia.

Amy Browne | Kent, Reino Unido

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial