domingo, 1 de fevereiro de 2009

Testando os Profetas - 01/02/2009 a 07/02/2009

TESTANDO OS PROFETAS

testando os profetas
“Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom” (1Ts 5:20, 21).

Prévia da semana: Deus Se revela frequentemente aos profetas por meio de sonhos e visões. Mas nem todos os sonhos e visões vêm de Deus. Precisamos provar os profetas e sua mensagem e, então, aceitar o que é de Deus.

Leitura adicional: Ellen G. White, Primeiros Escritos

Domingo, 1o de fevereiro

Introdução
O Deus que fala


1. Como Deus Se comunicava com as pessoas que chamava para o ofício profético? Gn 15:1; Nm 12:6-8; Dn 7:1

Nas Escrituras, aprendemos que Deus usou principalmente sonhos e visões para Se comunicar com Seus mensageiros. Durante seu ministério de setenta anos (1844-1915), Ellen White recebeu cerca de duas mil visões e sonhos proféticos.

Em seu poema “O cão de caça celestial”, Francis Thompson escreveu sobre o irreprimível e inextinguível amor que nos segue durante toda a nossa vida. Os pecadores tentam se esconder de Deus e buscar realização à parte dEle. Mas Deus vai em seu encalço. Então, chega o momento do encontro, em que Deus alcança um pecador que Lhe faz uma pergunta. Note, abaixo, a resposta de Deus.

Pára junto a mim esse som de passos?
É minha escuridão, afinal de contas,
A sombra de Sua mão, estendida para me afagar?
“Ó mais tolo, cego e fraco dos homens,
Eu sou Aquele a Quem procuras!
Afastavas o amor de ti, ao te afastares de Mim.”*

Nos escritos dos profetas da Bíblia, ouvimos a voz de Deus falando. Enquanto Deus falava às nações, reis, governantes e à sociedade, Ele também fala a nós individualmente. É quando ouvimos a voz de Deus falando a nós pessoalmente que as Escrituras se tornam vivas. Então, nossa fé se expande e se aprofunda.

Os adventistas do sétimo dia são o povo da profecia. Foi a compreensão do tempo profético que trouxe nossa igreja à existência. É a palavra da profecia que dirige nossa vida no presente e no futuro. Cremos que Jesus está com a última palavra – não é a morte, nem a sepultura, nem os poderes demoníacos, nem os poderes terrestres.

A promessa da vinda de Jesus é o alvo para o qual está dirigida a nossa vida. A palavra profética a esse respeito é positiva e otimista. A profecia prediz um mundo melhor, planejado por Deus; um mundo para o qual todos somos convidados (Ap 22:17).

Para os adventistas do sétimo dia, os escritos de Ellen White são importantes. Conquanto seu objetivo não seja substituir a Bíblia, eles são semelhantes à Bíblia no sentido de que falam de vida a todas as pessoas. A leitura de O Desejado de Todas as Nações, que é possivelmente o melhor livro que Ellen White escreveu, aproxima a pessoa de Jesus. É um livro que, após muitas leituras, ainda conserva a novidade e torna Jesus cada vez mais precioso. Quando lemos seus escritos à luz da Bíblia, podemos prová-los por nós mesmos.

Nosso estudo desta semana é uma oportunidade para examinarmos, uma vez mais, o fundamento e a confiabilidade da palavra profética, tanto na Bíblia quanto em Ellen White.

*The Poems of Francis Thompson (Londres: Hollis & Carter Ltd., 1947), p. 106.

Rosemary Boyle Watford, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial