domingo, 25 de janeiro de 2009

A Inspiração dos Profetas - 25/01/2009 a 31/01/2009

A INSPIRAÇÃO DOS PROFETAS

Biblia Sagrada

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3:16).


Prévia da semana: A revelação e a inspiração dos profetas de Deus é um processo dinâmico. Em vez de dominar a humanidade do profeta, Deus o envolve com Seu Espírito.


Domingo, 25 de janeiro

Introdução
A viagem da tinta

1. Descreva a atividade divina na produção dos livros da Bíblia. 2Tm 3:16; 2Pe 1:20, 21

Em 2 Timóteo 3:16, Paulo diz que a Bíblia é “inspirada por Deus”. Paulo está dizendo que a Bíblia teve origem em uma atividade do Espírito Santo. Por visões e sonhos, o Espírito Santo revelou a verdade aos profetas (revelação); e, então, assegurou-Se, mediante Sua direção no processo de escrita (inspiração), de que o profeta escrevesse em harmonia com o que Deus revelou. Ainda assim, a Bíblia também é um livro humano. Ao escrever, os autores registram suas próprias experiências (Ne 1:1-11; Dn 10:1-9; Gl 1:12-20); os costumes e tradições do tempo dos autores são vistos na escrita e alguns dos salmos e provérbios refletem a literatura e ­cultura das nações adjacentes. Em resumo, embora tenha sido inspirada pelo Senhor, a Bíblia também reflete a humanidade de seus autores.

Durante um congresso sobre comunicação missionária em Mainland, fomos entrevistar pessoas no shopping e distribuir alguns folhetos. Perguntei a uma pessoa o que ela achava de Jesus e da Bíblia. “Jesus é só um profeta, e a Bíblia é só um livro comum como os romances. Creio que foi escrita por pessoas que só desejavam vender livros.”

“Se os homens tão-somente estudassem a Palavra de Deus com fervorosa oração para que pudessem compreender seus ensinos, não seriam deixados em trevas, a receber falsas doutrinas” (Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, v. 4, p. 347).

Deus concedeu diferentes dons a todo cristão – talentos e inteligência a serem usados em Sua vinha. Leia 1 Coríntios 12:7, 8, 10 e 11. Tendo recebido o dom de profecia, Ellen G. White, através de seus escritos, continua a promover coragem e fé, e a propagar o amor de Deus ao mundo. Seus livros, primeiro escritos com tinta a fluir de uma pena, têm sido impressos em muitas línguas e têm tirado muitas pessoas das trevas.

O apóstolo Paulo, João Batista e outros profetas despertaram o povo de Deus durante os tempos bíblicos. Quem está fazendo isso agora? Nações que sofrem estão suplicando a paz de anos passados. As pessoas estão comparando religiões para descobrir qual lhes convém mais. Alguns colocam sua dependência na Bíblia, enquanto outros estão olhando para a maneira errada como alguns cristãos se comportam, o que os leva a descrer da verdade de Deus. É impressionante que, às vezes, alguns adventistas ainda duvidem dos escritos de Ellen White e de outros profetas apontados por Deus. Às vezes, essa dúvida leva os descrentes a idéias erradas sobre as Escrituras.

“A vitalidade das Escrituras se deve à vida soprada nelas pelo próprio Deus. A continuidade de seu encanto e de sua adequação para satisfazer cada necessidade humana testifica de sua divina autoria.”*

Aprenda como passar pelas tempestades destes últimos dias ao estudar a lição desta semana sobre a inspiração dos profetas, e seja capaz de dizer, como resultado: “Sei em quem tenho crido” (2Tm 1:12).

* The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 7, p. 344.
Stephanie Loriezo Bacolod, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial