sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dons Espirituais e Profecia - 16/01/2009 a 17/01/2009

Sexta

Estudo adicional


Leia Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 35-46: “O Pentecostes”.

"Os dons especiais do Espírito não são os únicos talentos representados na parábola. Esta inclui todos os dons e dotes, originais ou adquiridos, naturais ou espirituais. Todos devem ser empregados no serviço de Cristo. Tornando-nos discípulos Seus, rendemo-nos a Ele com tudo que somos e temos. Devolve-nos Ele, então, essas dádivas purificadas e enobrecidas para que as utilizemos para Sua glória em abençoar nossos semelhantes” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 328).

“O homem que torna a operação de milagres a prova de sua fé verificará que Satanás pode, por meio de uma variedade de enganos, efetuar prodígios que parecerão genuínos milagres” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 52).

“Algumas dessas pessoas têm formas de ­culto a que chamam dons, e dizem que o Senhor os pôs na igreja. Têm um palavreado sem sentido a que chamam língua desconhecida, desconhecida não só ao homem, mas ao Senhor e a todo o Céu. Tais dons são manufaturados por homens e mulheres ajudados pelo grande enganador. O fanatismo, a exaltação, o falso falar línguas e os cultos ruidosos, têm sido considerados dons postos na igreja por Deus. Alguns têm sido iludidos a esse respeito” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, p. 412).

Perguntas para consideração

1. Examine ­cuidadosamente com sua classe as respostas à lição de domingo. Que tipo de dons são manifestados em sua igreja local? Como vocês podem aproveitar melhor o que vocês têm? Mais importante, como esses dons estão sendo usados?

2. Os cristãos pentecostais creem que o falar em línguas é uma evidência de que a pessoa está cheia do Espírito Santo. De acordo com as Escrituras, qual é a verdadeira evidência de uma vida cheia do Espírito? Veja Gl 5:22, 23.

3. Comente o que Ellen White diz na primeira citação acima. O que significa que os dons devem ser “dádivas purificadas e enobrecidas”? O que ela está dizendo? Os dons podem ser usados para propósitos errados? Explique.

Respostas sugestivas:

Pergunta 1: De acordo com Efésios 4:11, os dons foram dados para o aperfeiçoamento do desempenho no serviço dos cristãos.
Pergunta 2: Durarão até que os cristãos cheguem à maturidade espiritual.
Pergunta 3: Muitos que alegam ter os dons do Espírito vão confiar neles para exaltação própria, e não para o serviço de Deus.
Pergunta 4: O inimigo pro­cura fazer predições e exe­cutá-las para ganhar crédito.
Pergunta 5: Porque é a maneira de Deus transmitir Suas orientações para Seu povo e Suas advertências ao mundo.
Pergunta 6: Eram idiomas falados por muitos povos daquele tempo.
Pergunta 7: Não sabemos ao certo. Podiam ser línguas nacionais, mas sem tradutores, ou línguas extáticas, como falsificação do dom ocorrido no dia de Pentecostes.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial