quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Dom Profético - 07/01/2009 a 10/01/2009

Quarta

Profetisas em Israel

3. As Escrituras mencionam várias profetisas. Quem eram elas, e o que dizem os textos seguintes sobre o papel que elas tiveram na história de Israel? Êx 15:20, 21; Jz 4:4-10; 2Rs 22:11-20
Miriã, irmã de Moisés, é chamada profetisa. Ela é descrita como a líder das mulheres no Cântico de Moisés (compare Êx 15:1, 21).

Moisés era o líder designado do povo de Israel, mas seu relacionamento teria sido principalmente com os homens, considerados cabeças de suas famílias. A tarefa de Miriã era, talvez, com as mulheres israelitas. Ela devia ser vários anos mais velha que Moisés (Êx 2:1-8) e, de acordo com Josefo, ela se casou com Hur, que, juntamente com Aarão, levantou os braços de Moisés na batalha contra os amalequitas (Antiguidades III, p. 98).

Que ela era uma pessoa importante em Israel se depreende do fato de que todo o Israel teve que esperar sete dias até que Deus tirou sua lepra depois do incidente infeliz com seu irmão Moisés e esposa (Nm 12:1-15).

Débora (Jz 5) deve ter sido uma pessoa extraordinária. Em uma sociedade dominada pelos homens, ela se tornou líder política e espiritual, algo que poucas mulheres alcançavam naqueles dias. Profundamente consagrada, ela atribuiu a Deus todo o louvor pela vitória sobre os cananitas (vs. 3-5, 13), não requerendo nenhuma glória sobre si mesma nem sobre Baraque.

Como “mãe em Israel” (v. 7), ela zelou pelo povo com cuidado maternal, aconselhando e ajudando a obter justiça.

4. Como sabemos que Débora era altamente respeitada em Israel? Jz 4:1-8

Outra profetisa em Israel foi Hulda (2Rs 22:14-20; 2Cr 34:20-28). Quando o rei Josias lhe perguntou sobre a vontade de Deus, ela profetizou juízo e desastre em Jerusalém e seu povo, mas não nos dias de Josias; seus olhos não veriam o mal porque ele se havia humilhado diante do Senhor. É interessante que Hulda tenha sido consultada, embora tanto Jeremias como Sofonias estivessem vivos ao mesmo tempo

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial