segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Dom Profético - 05/01/2009 a 10/01/2009

Segunda

O Profeta do Êxodo


A primeira pessoa da nação de Israel a ser chamada de profeta foi Moisés. Com respeito à sua morte, temos a declaração: “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face” (Dt 34:10). Abraão foi o pai da nação de Israel, mas Moisés foi o primeiro profeta na história de Israel – um exemplo para todos os profetas que o seguiram.

2. O que os textos seguintes nos dizem sobre a personalidade e o caráter de Moisés? Êx 4:10; 32:11-13, 32; Nm 12:3; 20:10-12; Hb 11:24-26. Como algumas dessas características nos ajudam a entender como ele se ajusta no papel de profeta?

Por causa de sua educação no Egito, sua forte fé em Deus e sua experiência pessoal com o Todo-poderoso no arbusto em chamas (Êx 3), Moisés estava bem preparado para liderar o povo de Israel. Na Bíblia, sabemos que, motivado pelos repetidos fracassos de Israel em ter fé em Deus, Moisés estava intercedendo constantemente com Deus pela nação (Êx 32:11-13; Nm 14:13-19; 16:46-50), e, ao mesmo tempo, aconselhando os israelitas a serem fiéis.

Em seguida ao episódio do bezerro de ouro no Monte Sinai (Êx 32), Moisés passou quarenta dias com Deus na montanha. Quando ele voltou de lá, seu rosto resplandecia (Êx 34:28-35). O rosto brilhante de Moisés era um reflexo da glória divina (2Co 3:7). Considerando o fato de que Moisés teve o privilégio inigualável de ver a glória do Criador, não é de admirar que seu rosto brilhasse depois dessa experiência, mas essa não foi a única razão. A rebelião do bezerro de ouro não foi dirigida contra Deus, apenas, mas também contra Moisés. A evidência de sua comunhão com Deus ajudou a restaurá-lo a seu legítimo posto de liderança. Quando o povo compreendeu onde ele estivera, foi restabelecido seu papel de líder e mediador, que havia sido questionado.

Qualquer pessoa cheia do Espírito de Deus de alguma forma refletirá Seu caráter glorioso. Os que vivem perto dEle terão efeito revelador sobre a vida de outros, embora eles mesmos não tenham conhecimento disso.

Você conhece alguém que parece ter um íntimo relacionamento com Deus? Como essa proximidade se revela na vida dessa pessoa? Que traços de caráter ela manifesta? Como você pode aprender a andar mais próximo ao Senhor? Que coisas em sua vida o estão impedindo de voltar a esse relacionamento?

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial