quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Meios de Comunicação do Céu - 31/12/2008 a 03/01/2009

Quarta

Pela Palavra

Uma das reivindicações básicas do cristianismo é que se trata de uma religião revelada, e seu registro é achado nas Escrituras. Durante os primeiros milênios de existência da humanidade, Deus Se revelou a indivíduos através de sonhos, visões ou epifanias (aparecimentos). Desde o tempo de Moisés (décimo quinto sé culo a.C.) e daí em diante, muitas dessas revelações foram escritas. Como resultado, temos hoje 66 livros na Bíblia, contendo todo o conhecimento necessário para a salvação.

5. Qual era o papel da Bíblia nos tempos antigos? O que estes textos nos dizem sobre a Bíblia?
a. Mt 1:22; 2:15, 17; 4:14 b. Jo 20:30, 31 c. 2Tm 3:16
Várias características importantes da Bíblia devem chamar nossa atenção.

1. Sua unidade:
à primeira vista, a Bíblia parece ser apenas uma coleção de literatura antiga. Porém, considerando que foi escrita por aproximadamente quarenta autores ao longo de um período de quase 1.600 anos, sua unidade é surpreendente. O plano de salvação é progressivamente revelado desde o Gênesis até o Apocalipse. Existe unidade em seu tema:

O Messias é prometido ao longo do Antigo Testamento e, em todos os livros do Novo Testamento, declarado ter vindo na pessoa de Jesus Cristo. E existe completa harmonia de ensino: As doutrinas do Antigo e do Novo Testamento são as mesmas.

2. A história que conta: O Antigo Testamento apresenta a história mais antiga de qualquer povo do mundo.

William F. Albright, o maior arqueólogo do sé culo 20, escreveu: “A tradição nacional hebreia supera todas as outras na descrição clara das origens tribais e familiares. No Egito e na Babilônia, na Assíria e na Fenícia, na Grécia e em Roma, em vão pro curamos qualquer coisa comparável. Não existe nada semelhante na tradição dos povos germânicos. Nem a Índia nem a China podem apresentar qualquer coisa semelhante” (The Biblical Period From Abraham to Ezra, p. 27.)

3. Sua sobrevivência: Comparada a outros escritos antigos, a Bíblia tem mais evidências manuscritas que qualquer outra peça de literatura clássica – apesar das primeiras tentativas dos imperadores romanos de destruí-la. Por exemplo, existem mais de 5 mil manuscritos gregos conhecidos do Novo Testamento. A Ilíada de Homero é a segunda em número, com apenas 643 manuscritos sobreviventes.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial