domingo, 28 de dezembro de 2008

Meios de Comunicação do Céu - 28/12/2008 a 03/01/2009

Comunidade Arabe Aberta ensina aos jovens quais são os meios de comunicação dos Céus
Meios de Comunicação do Céu

Domingo 

VERSO PARA MEMORIZAR:Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo” (Hebreus 1:1, 2).

LEITURAS DA SEMANA:Gn 18:1-15; 32:30; Êx 4:10-17; Sl 19:1-6; Jo 1:14; 3:16; Cl 2:9

Deus Se revelou à humanidade por dois meios básicos: revelação geral e revelação especial. A revelação geral é revelação de Deus a todos pela natureza e pela consciência (veja Sl 19:1; Rm 1:20). As revelações de Deus por meio dos profetas, registradas nas Escrituras, e mui especialmente Sua revelação em Jesus Cristo, é revelação especial. Por esse meio, Deus apareceu aos patriarcas e profetas do Antigo Testamento a fim de Se fazer conhecido. Ele revelou Seu poder e propósito na história de Israel. Então, mais tarde, enviou Seu Filho que, revestido da humanidade, revelou o Pai de maneira incomparável e poderosa.
Nesta semana, vamos estudar esses dois tipos de revelação.

Prévia da semana: Que é revelação geral e especial? O que a natureza pode nos ensinar sobre Deus? O que não pode ensinar? Em que aspectos a revelação de Deus em Jesus Cristo é diferente de outras revelações?

No princípio

No Jardim do Éden, Deus falava com Adão e Eva face a face. Nossos primeiros pais “ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia” (Gn 3:8). Porém, depois daquele dia fatídico em que eles desobedeceram desafiadoramente ao seu Senhor, não mais lhes foi permitido desfrutar de Sua presença (Gn 3:23, 24), e a comunhão face a face com Ele terminou.

1. Que tipo de comunicação entre Deus e o homem era usada frequentemente nos primeiros tempos? Gn 18:1-15; 32:30; Êx 33:11; Jz 6:22; Jz 13:2, 3

Frequentemente, o Antigo Testamento identifica o Anjo de Deus ou o Anjo do Senhor com o próprio Deus. Jacó se referiu da mesma forma a Deus e ao Anjo (Gn 48:15, 16); o Anjo do Senhor apareceu a Moisés na sarça ardente, mas era Deus que falava com ele; Anjo que apareceu a Gideão é identificado como Deus (Jz 6:11-14); e o mesmo se deu com o Anjo do Senhor que apareceu a Manoá e sua esposa (Jz 13:11-22). Sempre que Deus Se manifestou corporalmente, foi em forma humana.

Em João 1:18, o apóstolo diz: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou”. O ser divino, então, que aparecia ao povo no Antigo Testamento deve ter sido Jesus, não o Pai. Ellen G. White diz que “depois da transgressão de Adão, o Senhor não mais falou diretamente com o homem; a humanidade foi entregue nas mãos de Cristo, e toda comunicação ao mundo foi efetuada por Seu intermédio. Foi Cristo que proferiu a lei no Monte Sinai” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 237, 238).

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial