terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Meios de Comunicação do Céu - 30/12/2008 a 03/01/2009

Terça

Pelos profetas


3. Mais tarde, que meio de comunicação Deus escolheu? 2Sm 23:2; Jr 1:5; Os 4:1; Am 7:14, 15; Jo 1:1-3

Depois da queda, quando Deus não mais falou diretamente com os seres humanos, Ele Se comunicou com eles por intermédio de homens e mulheres que a Bíblia chama de videntes ou profetas (1Sm 9:9).

A palavra profeta (em hebraico nabi ') significa “chamado (por Deus)” ou “alguém que tem uma vocação (de Deus)”. Profeta é uma pessoa que proclama mensagens divinas. Essas podem se relacionar com o passado, o presente ou o futuro e podem consistir em exortação, instrução, consolação ou predição.

A palavra portuguesa profeta vem dos profetas gregos, uma combinação da preposição profissional, para ou em nome de com o verbo phemi, falar. Assim, a idéia é de “falar em nome de... ”.

4. Analisando Êxodo 4:10-17, qual seria o papel básico de um profeta?

Aqui, Moisés apresentava objeções à ordem divina de ir para o Egito e confrontar Faraó, afirmando ser “pesado de boca e pesado de língua” (v. 10). Mesmo depois que Deus lembrou a Moisés que Ele fez a boca do homem e o capacitaria a falar diante de Faraó, Moisés ainda resistiu. Então, Deus disse a Moisés que enviaria Arão para que fosse com ele. “Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (v. 16). Assim como Moisés devia ser o porta-voz de Deus, Arão seria o porta-voz de Moisés. Assim, um profeta fala em nome de alguém. O profeta pode falar com a humanidade em nome de Deus, ou vice-versa. A primeira tarefa de um profeta bíblico não é predizer o futuro mas declarar a vontade divina.

Ao longo da história de Israel, a principal tarefa dos profetas era guiar o povo de Deus.

Particularmente durante o tempo da monarquia, quando os reis freqüentemente faziam “o que era mau perante o Senhor” (2Rs 13:2), a instituição profética era a guardiã da teocracia.

Os profetas apoiavam a lei de Deus e a ensinavam ao povo.

Note a humildade de Moisés e o senso de sua própria fraqueza. Por que essa é uma boa atitude para qualquer pessoa, e não só a um profeta? Se adquirirmos o senso de nossa auto-suficiência, que perigos enfrentamos?

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial