segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Meios de Comunicação do Céu - 29/12/2008 a 03/01/2009

Segunda

Pela natureza


2. O que a natureza pode revelar sobre Deus? Sl 19:1-6; 33:6-9; Rm 1:19-23

A Bíblia diz que o mundo que Deus criou era perfeito em todos os sentidos (Gn 1:31). Mas as Escrituras também revelam que o pecado alterou o mundo natural (Gn 3:17, 18). Antes da queda, só havia na Terra plantas bonitas e úteis. Deus “jamais... criou um espinho, um cardo, uma erva daninha. Essas são obras de Satanás, resultado de degeneração” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 186). Não obstante, ainda existe grande beleza na mudança de cor das folhas no outono, em um vívido pôr-do-sol e no desabrochar de um botão de rosa em uma manhã ensolarada.

Os escritores da Bíblia se referem frequentemente aos fenômenos da natureza como revelações da majestade e grandeza de Deus (Sl 8). Pense no Universo. (Sl 104). Em uma noite clara se podem ver a olho nu milhares de estrelas. Porém, nossa galáxia, a Via Láctea, tem cerca de duzentos bilhões de estrelas – e que esta é só uma galáxia entre centenas de bilhões de galáxias que agora podemos ver. Quem sabe quantas mais haverá além de nossos telescópios!

As distâncias do Universo estarrecem a mente: além do Sol, a estrela mais próxima à Terra, Alfa Centauri, está à distância de 4,28 anos-luz (um ano luz é a distância que a luz viaja em um ano – 9,4 trilhões de quilômetros). Uma astronave viajando a 160 mil quilômetros por hora levaria cerca de 29 mil anos para chegar lá. Em contraste, nossa Via Láctea tem o diâmetro de 100 mil anos-luz! A maior galáxia conhecida até agora é Mcarian, com o diâmetro de 1,3 milhões de anos-luz.

Fatos igualmente inspiradores viriam à luz se usássemos um microscópio eletrônico para estudar as dezenas de milhares de genes que cada indivíduo possui. Nossa mente finita é simplesmente incapaz de compreender todas as maravilhas do mundo criado.

Mas só a natureza não é suficiente para revelar a plenitude do caráter de Deus (Rm 1:25). Muitas das questões fundamentais sobre Deus não podem ser respondidas pelo estudo da natureza. Achamos difícil ver o amor de Deus refletido na maneira de os gatos e as baleias assassinas brincarem com suas presas antes de matá-las. E embora possamos ver o poder e a majestade de Deus na criação, a natureza não diz sempre que Deus é “compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade” (Êx 34:6).

Que aspectos da natureza lhe falam verdadeiramente sobre o amor e o poder de Deus? Ao mesmo tempo, que coisas você acha perturbadoras, e por quê? O que suas respostas lhe dizem sobre as limitações da natureza em esclarecer a plenitude do amor e do caráter de Deus?

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial