terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Dom Profético - 06/01/2009 a 10/01/2009

Terça

Profeta em Israel

Antes de morrer, Moisés disse aos israelitas: “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás” (Dt 18:15). O contexto indica que essa profecia teve aplicação imediata para a liderança profética de Israel nos anos seguintes à morte de Moisés (Dt 18; 34:9, 10; Os 12:10). Os profetas, desde Josué até Malaquias, foram um cumprimento parcial da profecia de Moisés.

Só Cristo, porém, podia preencher completamente as condições da predição de Moisés (veja Jo 1:21; 6:14; 7:40). Ele veio como o segundo Moisés, não para livrar Seu povo do poder de governos terrestres, mas livrá-lo do poder do pecado.

São famosos os escritos dos profetas do Antigo Testamento, desde Isaías até Malaquias. Além disso, houve muitos outros profetas na história de Israel. Samuel viveu durante o período dos juízes (1Sm 3:20). Gade e Natã continuaram seu trabalho (2Sm 12:1; 24:13). Depois da divisão do reino, em 931 a.C., achamos os profetas Aías (1Rs 11:29), Elias (1Rs 18:1) e Eliseu (2Rs 2:9-14) ministrando para o povo de Deus.

Os profetas eram provenientes de todas as profissões e camadas sociais: Jeremias e Ezequiel eram sacerdotes; Isaías e Sofonias eram de sangue real; Daniel era primeiro-ministro de Babilônia; Samuel era juiz; Eliseu era fazendeiro, e Amós era pastor. Qualquer que fosse sua posição, todos eles eram mensageiros de Deus por meio de quem o Senhor tentava impedir Israel de cair em pecado. Alguns profetas escreveram livros (1Cr 29:29; 2Cr 9:29), outros, não (1Rs 17:1; 2Rs 2:15); alguns foram conselheiros de reis (1Sm 22:5), outros pregaram para o povo (Ez 3:17). Depois de quatro séculos de silêncio profético, João Batista apareceu como o último dos profetas do período da antiga aliança (Mt 3:1).

Em todas as Escrituras Sagradas, vemos o Senhor falando com Seu povo pelos Seus servos, os profetas. A Bíblia inteira, em si, é o trabalho desses profetas, transmitindo as mensagens que Deus lhes dera. Não importa quão diferentes fossem sua proveniência, educação ou temperamento; não importa que houvesse algumas falhas em seus personagens (com a radical exceção de Jesus, evidentemente), esses seres humanos, de carne e sangue como nós, foram usados pelo Senhor para proclamar Suas mensagens, as quais ainda estão sendo proclamadas hoje em quase cada país do mundo e continuarão até o fim dos tempos.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial